Mercado 08/12/2016 | 1 min. de leitura

A importância da inteligência emocional no trabalho

Você sabe o que significa inteligência emocional? Como você enfrenta os desafios do dia a dia no trabalho? Em um primeiro momento você pode não entender a relação entre essas duas perguntas, mas nós vamos te contar! Inteligência emocional é saber compreender as próprias emoções e gerenciá-las de forma razoável, bem como as emoções dos que estão à sua volta. Em um ambiente profissional, ter uma boa inteligência emocional é determinante para alcançar o sucesso em sua carreira.

Em todas as milhões de decisões que temos que tomar durante um dia, precisamos de calma, firmeza e resiliência e não podemos, de forma alguma, deixar que o estresse e o impulso tomem conta de nós. É muito importante saber gerenciar nossas tarefas contando com imprevistos e erros, mas mantendo as características citadas anteriormente.

Sendo assim, o controle sobre o fluxo das emoções que nos atingem todos os dias é essencial para ter um bom relacionamento interpessoal com todos a sua volta, que é muito importante no mundo profissional.

Parece difícil, não? Mas fique tranquilo, nós temos algumas pequenas dicas!

Conheça suas emoções:

Preste atenção em suas emoções e comportamentos, tenha consciência da existência deles e tente analisá-los.

Controle suas emoções:

A partir do momento que você conhece e presta atenção em suas emoções, você está um passo mais próximo de controla-las. Assim é possível dominar suas respostas e decisões às situações que chegam até você. Isso incide positivamente sobre sua autoconfiança.

Seja empático:

A empatia é uma qualidade necessária não somente para se alcançar uma boa inteligência emocional, mas também em qualquer situação da vida cotidiana, afinal vivemos em grupos, em sociedade. A partir do momento que você consegue se colocar no lugar do outro, você poderá entender melhor as atitudes dele e, dessa forma, gerenciar melhor as suas respostas.

Aprimorar sua inteligência emocional significa sentir-se mais seguro e confortável para a resolução dos problemas, que sempre existirão. Tratar a todos com respeito e saber o que dizer na hora certa é um sinal de inteligência emocional. E qualquer pessoa pode desenvolvê-la, basta querer.

 

 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.