Informática 27/04/2022 | 7 min. de leitura

Como montar um home office? Confira dicas imperdíveis!

Como montar um home office? Confira dicas imperdíveis!

Sala de escritório em casa, ambiente corporativo domiciliar, reuniões e conversas via WhatsApp, tudo isso engloba o home office. Mas como montar um home office adequado para a sua rotina?

O home office já era praticado por profissionais independentes como arquitetos, jornalistas, designers, programadores e blogueiros. No cenário atual provocado pela pandemia, ele se torna cada vez mais uma opção dentro do mercado de trabalho.   

Agora vamos saber mais sobre sua vantagens, dicas de como montar seu espaço de trabalho e muito mais sobre essa alternativa de emprego, seja para otimizar as atividades ou fazer com que a sua empresa continue a todo vapor.

O que é home office? 

O termo home office traduzido significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria residência para realizar suas tarefas como se estivesse alocado em um ambiente corporativo.

O home office surge justamente como alternativa para que os funcionários tenham uma maior autonomia em suas atividades.

Vantagens do home office

As vantagens são significativas para aqueles profissionais que buscam essa alternativa de trabalho. Veja algumas:

Flexibilidade no home office

Sem dúvida um dos diferenciais é ter uma forma mais flexível do que uma jornada em uma empresa. O fato de não ter trajeto é um dos fatores que corroboram com essa premissa.

Mas para que o home office funcione de uma maneira eficaz é essencial que a equipe se mantenha unida, integrada e comunicativa durante o dia.

Economia para empresa no home office

Outro ponto se refere à redução de custos. No caso, do lado empresarial você não vai precisar gastar dinheiro com transporte público, por exemplo.

Leia também:

Como deve ser um ambiente de home office?

Estabeleça um local de trabalho que lhe proporcione uma rotina organizada para que você não fique mudando de lugar à toda hora.

Não é nada produtivo, trabalhar um dia no sofá e outro na mesa de jantar. Escolha um lugar fixo para exercer as tarefas, que traga conforto, privacidade e livre de ruídos.

Se você em sua produção diária precisa lidar com muitos papéis e documentos importantes, coloque em sua “sala de escritório” um gaveteiro de mesa ou caixas organizadoras para deixar o seu trabalho mais organizado. 

Crie um ambiente que seja espaçoso e tranquilo. Caso não tenha o espaço ideal, instale seu “escritório” em um local que consiga lhe atender. 

Importante também que seja um ambiente, que mesmo sem ter tanto espaço, ao menos você possa esticar as pernas. Criar um ambiente descontraído também é uma forma de melhorar essa situação de trabalho.     

Ter uma internet eficiente em sua casa

A internet da sua casa precisa lhe atender de maneira eficaz. Ou seja, é necessário ter uma conexão sem oscilações durante o dia para que você consiga fazer o seu trabalho sem maiores problemas.

Iluminação também é importante no home office

Ter uma eficiente iluminação integra os principais pontos do cômodo escolhido para o home office, esse ambiente é essencial na hora de focar em uma atividade e tornar sua rotina produtiva.

A luz branca é a mais indicada para ambientes de trabalho e a mais potente, sendo ideal para colocar em um home office. As amarelas podem lhe trazer relaxamento, o que pode acabar prejudicando o sua performance. Opte por três modelos de luminárias: teto, que são pendentes, de parede ou às que se assemelham a um abajur, que provavelmente ficarão na sua mesa.

Além disso, é importante evitar o uso de lâmpadas refletoras, pois elas podem ofuscar a tela do computador.

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação:

Smart Color

A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.

Filamento LED A60

Ótima para decoração de ambientes, a lâmpada de filamento apresenta diversas vantagens. Mais econômicas e com durabilidade até 4x maior do que as lâmpadas fluorescentes, 12x maior que as lâmpadas halógenas e 33x maior que as lâmpadas incandescentes.

Lâmpada Tubular LED

A lâmpada tubular sem necessidade de reator que traz uma economia de até 50% de energia. Bivolt com capacidade de até  25.000h, ele oferece opção de luz branca morna e branca fria e opção de branca neutra, de 4000K.

Itens de informática são indispensáveis

Para montar um home office é necessário organizar o ambiente de trabalho de maneira simples e eficiente com alguns itens como cadeira confortável, um notebook, um mouse e uma mesa para apoiar os aparelhos eletrônicos.

A infraestrutura elétrica também é muito importante para saber como montar um home office. Isso significa ter um bom filtro de linha, uma régua ou uma extensão, uma vez que tudo isso será necessário para segurar a energia dos seus equipamentos.

É importante também ter outros objetivos de informática para transferência de dados, áudio e vídeo, como cabos USB e HDMI. Se tiver mouse e teclado sem fio, considere comprar pilhas recarregáveis para evitar gastos com esse item.

A Elgin conta com diversos produtos de informática no seu portfólio para facilitar as suas tarefas diárias no home office. Veja alguns:

Pilhas recarregáveis

A pilha é ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Fonte Universal para Notebook

Compatibilidade com as principais marcas de notebook do mercado, incluindo modelos Lenovo.

  • Vem com 9 conectores móveis e conector 1 fixo
  • Saída USB
  • Proteção contra curto-circuito
  • Bivolt

Gepon Híbrido ONU

Conversor de Sinal de Fibra Ótica em Sinal Elétrico para uma Rede de Dados IP via Cabeamento LAN, para instalações residenciais de Internet e TV a Cabo.

Diferentes marcas de OLT (Central) são compatíveis com GEPON ONU Elgin: Fiberhome, Huawei, ZTE, Nokia, Cianet, Intelbras, CHIMA, V-sol, Cdata, OLT Construídos com padrão OMCI.

Dicas para montar home office

Confira algumas dicas para tornar a sua rotina de home office mais produtiva:

Procure manter a rotina no home office

Não é porque você está trabalhando de casa que a sua postura pode ser desleixada. Até a sua maneira de vestir é importante para você se sentir conectado com a rotina. Não precisa se vestir como se você fosse para um entrevista de emprego, mas também nem tão relaxado.

Cuidados com a sua saúde no home office

Reserve momentos na agenda para levantar da mesa, caminhar pela casa, se alimentar bem e beber água. Faça os mesmos intervalos que costumeiramente ocorre em uma empresa.

Se mantenha saudável mentalmente. Sua saúde é muito importante, mas sua mente precisa estar também saudável. Então, procure fazer exercícios físicos, nada muito exagerado, algo simples como alongamentos já está de bom tamanho.

Cozinhar também é uma forma de relaxar durante esse momento. Além de exercer sua criatividade, cria-se um momento de descontração e descobrimento de novas receitas que você nem tinha tempo de pensar quando estava trabalhando normalmente.

Limpar sua casa é outra maneira de espairecer das tarefas do dia e tem papel importante na organização do home office, além, é claro, de contribuir para sua saúde mental. Uma casa organizada e higienizada faz bem para você e sua família, ainda mais durante esse período que estamos passando.

No home office é necessário ter comunicação e organização

Essa modalidade de trabalho fora do escritório de uma empresa conta com o auxílio da tecnologia para sua realização.

Para que haja êxito nesse tipo de trabalho é fundamental ter uma boa internet e alinhar a sua comunicação com a empresa.

Para fazer atividades em home office é necessário ter um ambiente tranquilo, uma área fixa de trabalho e uma infraestrutura adequada com uma cadeira confortável, além de aparelhos como notebook, mouse, roteador e filtro de linha.  

Assim, todo o ambiente corporativo terá uma maior produtividade de seus funcionários e, ao mesmo tempo, um resultado que, certamente, será ainda mais significativo do que em outros momentos.  

Gostou? Confira outros textos como esse no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.