Iluminação 19/11/2021 | 4 min. de leitura

Principais tipos de lâmpada

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as lâmpadas mais utilizadas e saiba qual o tipo mais indicado para a sua residência

A primeira lâmpada foi inventada há mais de 140 anos, e desde então, esse objeto que se tornou tão essencial para iluminar os ambientes, foi se aperfeiçoando. Atualmente, há no mercado variados tipos de lâmpada para cada exigência.

Não só para os mais apaixonados por decoração, saber quais são os principais tipos de lâmpada te ajudará a tomar a decisão mais adequada na hora de escolher uma lâmpada para o ambiente.

Lâmpadas de halogênio

As lâmpadas de halogênio utilizam bromo ou iodo para acender, por isso ganhou esse nome. Esse tipo de lâmpada ainda é encontrado no Brasil mesmo sendo incandescente, já que está fora da potência que vai de 41 até 60W, não apresenta riscos de incêndios.

Atualmente, essa lâmpada é mais utilizada com finalidade decorativa, mais especificamente em alguns objetos, para decorar partes de um ambiente. Vale salientar que esse modelo apresenta um baixo custo, porém maior consumo de energia e vida útil curta.

Lâmpadas fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são fáceis de encontrar nos mais variados espaços, são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, já que não fornecem calor, promovendo baixo consumo de energia e maior vida útil, além de vida de até 24 mil horas, dependendo do modelo.

Lâmpadas Fluorescentes Compactas: indicadas para iluminação geral de ambientes residenciais e comerciais, também é uma opção para iluminação decorativa por seu tamanho compacto.

Lâmpadas fluorescentes tubulares e circulares: as tubulares são indicadas para iluminação geral e decorativa. Já as lâmpadas circulares fornecem luz de maneira uniforme e tem o design decorativo, indicadas para iluminação geral.

Lâmpadas de filamento

Esse modelo de lâmpada foi feito, entre outros motivos, para aprimorar a decoração dos ambientes. São similares às lâmpadas incandescentes, só que os seus filamentos ficam à mostra, o que dá um ar moderno ao objeto.

As lâmpadas de filamento fornecem iluminação moderna e rústica, com característica retrô, o que traz mais personalidade ao ambiente em que são instaladas.

Lâmpadas de Led

Uma das opções mais econômicas e duráveis, a lâmpada LED pode durar até 100 mil horas e consome cerca de 80% menos energia do que os modelos clássicos. As LEDs convertem energia elétrica em energia luminosa, por meio de pequenos chips, sendo considerado uma iluminação ecologicamente correto por conta do baixo consumo energético.

São ótimas opções para uso doméstico devido ao seu custo-benefício. Elas podem ser encontradas em formato de arandelas, spots, iluminação de fachadas, entre outros modelos.

Veja também:

Lâmpadas favorecem sua decoração

Iluminar um ambiente de forma adequada é essencial para uma boa visibilidade. Além de deixar a decoração ainda mais estilosa, os diferentes tipos de lâmpada tornam seu dia a dia ainda mais produtivo. Afinal, trabalhar sem luminosidade não é nada agradável, não é mesmo? 

E também é preciso segurança para você. Por exemplo, ao caminhar em corredores e para quem deseja mergulhar em uma piscina à noite. Além disso, uma cozinha com uma iluminação que permite dar visibilidade, tanto para limpar quanto para cozinhar, se faz mais do que necessário.

Uma iluminação transforma um imóvel simples em um espaço valorizado e destacado. Busque por lâmpadas que sejam LED. Elas trazem vantagens para você, tais como: economia de energia e uma maior vida útil. Certamente, são pontos importantes que devem ser analisados na hora da compra.

Assim como o fato de ela ser companheira do meio ambiente. Enquanto as lâmpadas incandescentes e fluorescentes precisam de um descarte especial, uma vez que contam com metais pesados como chumbo e mercúrio, a LED não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause malefícios ao meio ambiente.

A Elgin conta com modelos que podem ser a solução para a sua casa. Para ter não somente uma decoração com lâmpadas que seja moderna e sofisticada, como também, um dia a dia ainda mais produtivo. Ilumine o seu imóvel com muito mais eficiência.    

Filamento LED A60

Ótima para decoração de ambientes, a lâmpada de filamento apresenta diversas vantagens. Mais econômicas e com durabilidade até 4x maior do que as lâmpadas fluorescentes, 12x maior que as lâmpadas halógenas e 33x maior que as lâmpadas incandescentes.

Lâmpada BULBO LED

Modelo A55 – A60 – A65, a lâmpada BULBO é ideal para iluminação geral e decorativa em substituição às lâmpadas incandescentes e proporciona grande economia de energia.

Lâmpada Tubular LED

A lâmpada tubular sem necessidade de reator que traz uma economia de até 50% de energia. Bivolt com capacidade de até  25.000h, ele oferece opção de luz branca morna e branca fria e opção de branca neutra, de 4000K.

Eco Halógena

Mais econômicas e com durabilidade até 4x maior do que as lâmpadas fluorescentes, 12x maior que as lâmpadas halógenas e 33x maior que as lâmpadas incandescentes. 

Você Já conhecia esses tipos de lâmpada? Já possui algum modelo em sua residência? Comente abaixo!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.