As arandelas vão dar um toque diferente na iluminação. Para iluminar a sua casa contar com as arandelas é garantia de conforto e estilo na decoração. Afinal, quem não gostaria de ter um paisagismo exuberante ou uma confortável área de lazer, recebendo uma luminosidade leve e sútil?
Embora sejam menores, as sacadas e terraços também contam como áreas externas e precisam de uma boa iluminação. A iluminação externa tem grande importância em um projeto residencial.
Em ambientes como esses, as arandelas têm a função de fornecer segurança noturna, valorizar o paisagismo, iluminar as áreas de circulação e oferecer maior conforto para o uso das áreas de lazer à noite.
Mas as arandelas também podem ser utilizadas em ambientes internos da sua casa, como cozinhas, quartos e salas de jantar.
Índice
O que é uma arandela?
Trata-se de um tipo de luminária fixada na parede e utilizada para fornecer uma iluminação com conforto e sofisticação.
Diferenças entre as arandelas
A arandela interna é o tipo de luminária que foca muito no visual , trazendo um requinte ainda maior para o imóvel. E como, o ambiente interno normalmente apresenta uma decoração mais sofisticada e moderna do que o ambiente externo, os modelos de arandelas, sem dúvida, contam com um design mais trabalhado.
Arandelas externas
A arandela é um tipo de luminária muito utilizada para áreas externas como jardins, piscinas e outros locais externos.
Arandelas internas
E as arandelas internas possuem materiais mais delicados. Ou seja, elas podem ser usadas sem qualquer preocupação quanto à exposição ao sol ou às chuvas.
Leia também:
Umidificador de ar: conheça mais sobre as suas vantagens
Simulador de energia solar: faça o cálculo e veja a economia
Confira 5 dicas de costura para iniciantes
Como usar arandela na decoração?
Primeiramente deve ser analisada a finalidade da iluminação no ambiente. Por exemplo, em locais que exigem mais atenção como cozinha, lavanderia, escritório, esses tipos de luminárias apresentam um aspecto mais decorativo.
Por outro lado, em outros cômodos como sala de estar, quartos, a arandela, certamente, vai trazer para você uma iluminação mais adequada e sútil.
Mas é importante lembrar que a arandela deve ser apenas um complemento em seu projeto de iluminação. Um peça decorativa e, ao mesmo tempo, funcional para que seu imóvel fique ainda decorado de modo agradável.
Veja como você pode usar arandelas na sua decoração?
Qual profissional pode fazer meu projeto de iluminação?
Para que a arandela seja colocada da maneira correta, é recomendável contratar um profissional da área. É ele que vai fazer o projeto correto e a instalação da maneira que deve ser feita. Isso quer dizer uma iluminação eficiente para você.
O profissional deve levar em consideração as necessidades e gostos dos moradores, sempre indicando qual tipo de iluminação vai atender melhor.
Pense no posicionamento da iluminação externa
Escolha quais pontos da área externa necessitam da presença de luz. Invista em pontos que precisam ser iluminados. Corredores, entradas, garagens, degraus, decks, jardins e piscinas são algumas áreas que merecem uma atenção maior.
Corredores devem ser iluminados para garantir segurança. Os pontos de iluminação transformam decks e jardins, trazendo estilo para os ambientes.
Tecnologia LED
Boa qualidade é sinônimo de lâmpada LED. Economia de conta de luz, vida útil mais duradoura do que as incandescentes e fluorescentes e ser a peça que faz a diferença em sua decoração são atributos que devem ser levados em conta na hora do investimento.
A capacidade luminosa é impactante. São até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas. Então, temos uma lâmpada de LED de 10W fornecendo uma luminosidade semelhante à uma incandescente de 100W?
Use a criatividade e explore efeitos de cor
Além de trazer economia energética, a tecnologia LED permite que se altere a cor de seu ambiente. Apenas tome cuidado quanto a aplicações atrás de objetos. É válido utilizar uma fonte menos intensa, evitando, assim, um desconforto visual.
Pode-se adotar um tom neutro para propiciar uma sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. É o tom adequado para escritórios e áreas de casa como cozinha e lavanderia.
Lembre-se de adequar as condições de iluminação às sensações que deseja transparecer em cada ambiente e confira a luz aplicada se combina com seus itens de decoração.
Modelos de arandelas
Modernas, rústicas, coloniais e até com estilo industrial, o mercado traz uma grande variedade de tipos de arandelas. A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação, com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação.
Arandela Cristal
Com acabamento cromado, a arandela confere mais sofisticação aos ambientes.
Arandela Duo
A arandela está disponível nas cores branca e preta é ideal para seu imóvel.
Arandela Spot Foco
A arandela é discreta e sofisticada. É ideal para locais que precisam de pontos focais de luz.
Conclusão: arandelas, um toque de sofisticação para iluminar a sua casa
Iluminar um ambiente é algo que deve ser primordial em sua casa. A decoração fica ainda mais moderna, sofisticada e estilosa. E com a colocação de arandelas você pode ter tudo isso. Esse tipo de luminária é indicado tanto para ambientes externos quanto para internos.
Imagina mergulhar em uma piscina à noite? A atividade fica ainda mais bonita, já que a luz emitida pela lâmpada incide em um reflexo no deck, registrando um cenário ainda mais deslumbrante.
Agora que tal uma cozinha com uma iluminação que permite dar um maior visibilidade, tanto para limpar quanto para cozinhar. É tudo que uma dona de casa deseja, não é mesmo?
E não se esqueça que para iluminar a sua casa com as arandelas, a tecnologia LED traz uma eficiência e uma decoração ainda muito melhor. Ilumine seus ambientes externos com os modelos da Elgin. Sem dúvida, é o que você precisa na sua casa.
Gostou? Confira outros textos no blog!