Iluminação 30/03/2022 | 3 min. de leitura

Como escolher luminária para quarto infantil

São muitas as opções lúdicas que vêm ganhando espaço na decoração de quartos para crianças

Dentre os pequenos detalhes que trazem toda a diferença para o sono e bem-estar do seu pequeno, acertar na escolha de uma luminária para quarto infantil é, certamente, um deles. As opções são muitas e podem deixar o ambiente do seu filho mais intimista ou mais iluminado — ideal para crianças que tenham medo do escuro, por exemplo.

Além de clarear os espaços, a luminária para quarto infantil é uma alternativa de decoração que está em alta, deixando o cantinho dos pequenos mais aconchegante e até mais divertido. Veja, neste artigo, como escolher uma opção para o quarto do seu filho.

Planejando a iluminação do quarto infantil

Quando um bebê está a caminho, é preciso pensar em todas as possibilidades para que o quarto dele seja um lugar bonito, confortável e seguro. E isso passa, diretamente, pela iluminação. Dentre as ideias que fazem sentido para quartos infantis, podemos destacar:

  • Iluminação indireta: investimentos em fitas de led e spots de luz, como forma de achar um meio-termo entre a penumbra e o excesso de iluminação;
  • Iluminação por abajures: as lâmpadas LED são as melhores opções ao se escolher um abajur, ideal para manter a meia-luz no quarto do seu pequeno;
  • Luz clara no trocador: é ideal o uso de uma luz mais clara, mas não direta no rosto da criança, de modo a te ajudar na hora da troca de fraldas e higienização do bebê;
  • Luminárias decorativas: estão em alta, em formatos diversos e lúdicos, como animais, nuvens e frutas.

Iluminação mais adequada

Por mais que as luminárias possuam a mesma função — a de clarear um cômodo —,a escolha por uma luminária para quarto infantil passa por alguns critérios, como modelos e lâmpadas que são melhores opções para dormitórios de bebês e crianças.

Com relação às lâmpadas, para os quartos de crianças muito pequenas, as melhores alternativas são as de iluminação amarelada ou de LED com uma intensidade mais baixa. Essa iluminação mais agradável é essencial para garantir conforto aos menores, já que uma luz mais intensa pode deixá-los mais agitados, atrapalhando a qualidade do sono.

Quando as crianças crescem um pouco e já se encontram em idade escolar, uma boa opção para a iluminação é com luzes brancas, que ajudam na concentração na hora dos estudos e das realizações de atividades escolares.

Além da questão da iluminação, é preciso escolher bem também a luminária para quarto infantil que melhor se adéque ao seu pequeno.

Leia também

Quais as luminárias mais recomendadas para quartos infantis?

Com relação à luminária para quarto infantil, podemos destacar as luminárias de mesa, recomendadas justamente para crianças que já estão em fase escolar, uma vez que elas fornecem uma luz direta na mesa, agindo para que elas não fiquem com a vista cansada e se concentrem melhor na leitura e na concentração.

Existem ainda as luminárias personalizadas, em formato de diversos objetos lúdicos, garantindo uma decoração mais fofa e simpática, como em formatos de:

  • Nuvem;
  • Gatinhos e cachorros;
  • Anjos;
  • Unicórnios;
  • Dinossauros;
  • Cogumelos;
  • Frutas;
  • Instrumentos musicais.

Também podemos mencionar os lustres. Já se foi o tempo em que este item era associado somente a salas de jantar, pois têm funcionado muito bem como uma opção de luminária para quarto infantil.

Os lustres garantem uma iluminação intimista e confortável aos olhos, além de poderem fornecer uma pegada lúdica, já que existem cada vez mais opções coloridas e temáticas.

Em busca da luminária para quarto infantil ideal para o seu pequeno?

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.