Energia Solar 31/05/2022 | 3 min. de leitura

Qual a melhor posição para o painel solar?

O posicionamento ideal dos painéis fotovoltaicos garante o melhor aproveitamento dos benefícios de um sistema de geração de energia solar

Os painéis solares cumprem uma função essencial dentro de um sistema fotovoltaico, sendo responsáveis por converter a luz do sol em energia elétrica. Para que seja possível aproveitar ao máximo toda a eficiência desse dispositivo, é fundamental que a instalação do sistema fotovoltaico leve em consideração a melhor posição para o painel solar.

Muitos critérios devem ser analisados antes de instalar um sistema de geração de energia solar, sendo a posição para o painel solar um dos mais importantes entre eles. Isso porque o posicionamento adequado do dispositivo permite um melhor aproveitamento da energia irradiada pelo sol, influenciando diretamente na produtividade do sistema. Entenda melhor a seguir!

A melhor posição para o painel solar: como identificar?

No Brasil, assim como em todos os países localizados no hemisfério sul do planeta, o caminho percorrido pelo sol ao longo do dia vai de leste a oeste, com uma leve inclinação para o norte. Os painéis solares geralmente são instalados nos telhados dos imóveis e, para garantir que o seu rendimento seja o melhor possível, o ideal é que ele esteja localizado em uma face voltada para o norte e que não seja afetada por sombreamento.

Com a popularização da energia solar e as diversas vantagens oferecidas por este sistema de geração de energia, muitas casas já estão sendo construídas pensando na melhor posição do painel solar para caso o proprietário decida pela instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica. Porém, mesmo nos casos em que não há uma face do telhado apontando para o norte, ainda é possível gerar muita energia!

Leia também:

Como saber a inclinação da placa solar?

Além da posição do painel solar, o ângulo de inclinação das placas também influencia diretamente na captação e geração de energia. O mais comum é que a instalação do dispositivo seja feita com base na latitude do local em que o sistema ficará localizado: em geral, o ângulo é igual ao da latitude da região. Desse modo, é possível alcançar um rendimento energético estável ao longo de todo o ano.

Vale lembrar, entretanto, que existem outros fatores que influenciam diretamente na captação de energia solar. Um dos principais é a estação do ano, já que os raios solares apresentam maior horizontalidade no inverno, mas também é necessário levar em consideração aspectos como:

  • Características da área de instalação;
  • Fatores climáticos;
  • Possibilidade de as placas serem afetadas por sombras de árvores ou prédios em algum momento do dia.

Descubra como posicionar corretamente um painel solar

Contar com o conhecimento de uma empresa e profissionais especializados em dimensionamento de energia solar, é a maneira mais eficiente de identificar a melhor posição para o painel solar do seu sistema. A etapa de planejamento da instalação inclui a realização de um estudo analítico a respeito das especificidades do local em que o sistema fotovoltaico será implementado, identificando os equipamentos necessários e todas as suas especificações.

O dimensionamento não é uma tarefa simples, uma vez que envolve variáveis que vão desde o consumo diário do imóvel até as características dos aparelhos que vão compor o sistema e sua correta instalação. A melhor posição para o painel solar gerar energia com eficiência máxima também deverá ser apontada por este estudo.

Por que entender o melhor posicionamento das placas solares?

O bom posicionamento dos módulos solares é fundamental para garantir a maior eficiência do sistema de geração de energia, permitindo que ele trabalhe com o máximo de seu potencial. Dessa forma, é possível reduzir a quantidade de painéis necessários sem deixar de aproveitar os diversos benefícios da energia solar — que incluem principalmente economia na conta de luz e contribuição para a preservação ambiental.

Ficou alguma dúvida sobre qual a melhor posição para o seu painel solar?

Entre em contato com o nosso suporte!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.