Energia Solar 04/05/2022 | 3 min. de leitura

Qual a diferença entre aquecimento e energia solar?

Ambas as tecnologias utilizam a energia da luz solar e é importante conhecer as diferenças entre elas.

Todos os dias a luz solar se faz presente em nossas vidas. Além de ser uma fonte de iluminação natural e trazer resultados positivos à nossa saúde, ela ainda é uma grande aliada na geração de energia e aquecimento e sua utilização para esses fins tem se tornado cada vez mais comum.

Por isso, ainda são comuns as dúvidas sobre a diferença entre aquecimento solar e energia solar. Apesar de ambos serem gerados a partir da energia da irradiação do sol, é importante entender que os processos são diferentes e como eles ocorrem.

Quais as tecnologias de utilização da luz solar?

A energia da luz e do calor do Sol podem ser aproveitadas de duas maneiras principais, e essas são essenciais para entendermos a diferença entre aquecimento solar e energia solar.

A tecnologia fotovoltaica é responsável pela transformação de energia solar em energia elétrica. Geralmente, é realizada a partir de placas solares formadas de um ou mais módulos fotovoltaicos fabricados com materiais que estimulam a formação de correntes elétricas a partir da captação da luz do sol.

A tecnologia fototérmica tem por finalidade transferir para a água ou outros tipos de fluidos o calor obtido através da iluminação do sol. Aqui, as placas absorvem o calor e o transferem para os reservatórios dos fluidos que devem ser aquecidos.

Como funciona a energia fotovoltaica?

Para entender a diferença entre aquecimento solar e energia solar, é preciso compreender primeiro que a energia solar fotovoltaica é, na verdade, a energia  resultante da captação de irradiação solar e transformação em energia elétrica. Ela ocorre quando placas solares absorvem a luz recebida diretamente do sol.

Para instalar adequadamente um sistema fotovoltaico é importante estar atento a alguns critérios, como:

  • Orientação da construção;
  • Posição de latitude;
  • Altura da instalação;
  • Tipo de módulo fotovoltaico ideal para a finalidade desejada.

Um sistema fotovoltaico geralmente é composto por módulos solares, inversores, string box, cabos e conectores, suportes e estruturas de fixação.

Leia também:

Como funciona o aquecimento solar?

As principais diferenças entre aquecimento solar e energia solar está na forma que as placas são fabricadas, posicionadas e em como o sistema é instalado no imóvel a ser abastecido.

O sistema de aquecimento solar é formado pelas placas que absorvem a luz solar e transformam a mesma em energia térmica, consequentemente, armazenando-a. Junto a esse conjunto, que é chamado de coletor solar, está um reservatório chamado boiler.

O fluido aquecido, geralmente a água, é transferido através de encanamento para um reservatório térmico, e dali distribuído para os pontos em que se deseja o fluido aquecido. É muito comum a utilização desse sistema para o aquecimento residencial de água de torneiras e chuveiros.

Energia solar e aquecimento solar podem atuar juntos?

A despeito da diferença entre aquecimento solar e energia solar, elas não dependem uma da outra. Ainda assim, um mesmo ambiente pode ser abastecido com os dois sistemas ao mesmo tempo.

Para isso, é importante haver estudos categóricos feitos por profissionais para definir não apenas a viabilidade dos sistemas, como a forma com que serão instalados no ambiente. Isso porque uma diferença entre aquecimento solar e energia solar essencial é que uma instalação é elétrica e outra é hidráulica.

Ou seja, são necessários estudos no ambiente, em ambos os casos, para receberem, respectivamente ou de forma conjunta, os sistemas, já que há diferença entre aquecimento solar e energia solar e ela deve ser considerada.

Dessa maneira, é importante uma avaliação cuidadosa das condições do imóvel, desde sua estrutura física e disponibilidade de adaptações, até mesmo sua localização e capacidade de recepção diária de luz solar, para determinar a viabilidade da instalação de um ou dois sistemas.

Por isso, entender a diferença entre aquecimento solar e energia solar é necessário para que haja um melhor aproveitamento das mesmas. Não obstante, buscar equipamentos de qualidade e profissionais devidamente qualificados para instalação e manutenção dos sistemas.

Integrador Solar, visite o E-commerce Solar Elgin e faça seu cadastro para adquirir equipamentos de energia solar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.