Energia Solar 01/03/2022 | 5 min. de leitura

Saiba Tudo Sobre Energias Renováveis

Saiba Tudo Sobre Energias Renováveis

As fontes de energias renováveis são recursos naturais consideradas inesgotáveis. Essas fontes trazem diversos benefícios ao meio ambiente, se comparadas as energias não renováveis.

Sabendo das dúvidas frequentes sobre o assunto, preparamos um artigo sobre o que são fontes de energias renováveis, quais são os tipos e quais os cenários dessas energias no Brasil.

O que são as energias renováveis?

Energias renováveis são energias vindas de recursos naturais, consideradas inesgotáveis, podendo se renovar constantemente a medida que são utilizada.

Essas fontes de energia são classificadas como limpas, já que não emitem gases do efeito estufa, que as fontes fósseis emitem.

O que são as energias não renováveis?

Energias não renováveis advém de recursos que não se recuperam, ou seja, energias que vão acabando à medida que são utilizadas, como os combustíveis fósseis que podem estar na forma líquida (petróleo), sólida (carvão) ou gasosa (gás natural).

Outro exemplo de energia não renovável é o urânio, para ser formado, é necessário milhões de anos. Então, se acabarem as reservas desse elemento químico radioativo, as futuras gerações não poderão mais utilizar esse recurso.

Quais os tipos de energias renováveis?

Alguns dos tipos mais conhecidos de fontes de energias renováveis são: a energia hídrica (água dos rios), energia solar (luz do sol), energia eólica (força dos ventos), energia ondomotriz (energia das ondas) e a energia geotérmica (calor do interior da Terra). Confira detalhes das três mais utilizadas:

Energia solar

A energia solar é gerada através da irradiação solar que incide painéis fotovoltaicos, que captam energia e transformam a luz do sol em eletricidade de corrente contínua. 

O Inversor é responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada, que é a forma de eletricidade consumida em sua residência ou estabelecimento.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é gerada através da força da água, que geralmente vem dos rios. As usinas em sua maioria possuem turbinas que rodam pela pressão da água em um rio que foi anteriormente represado. As turbinas quando giram acabam por acionar os geradores que estão na represa. 

A turbina transforma a energia cinética em mecânica. E por fim, o eixo da turbina está junto ao gerador elétrico, que ao girar converte a energia mecânica em elétrica.

Mesmo sendo uma fonte de energia renovável, em períodos de grande escassez de chuvas, por exemplo, essa fonte pode ser bastante afetada na geração de energia.

Energia eólica

É a energia proveniente da força dos ventos. Os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, transformando assim a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica.

Para aproveitar essa energia, é necessário a instalação de parques eólicos, em terra ou alto mar, com diversos aerogeradores.

Leia também:

Quais as fontes de energias renováveis mais usadas no Brasil?

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia renovável mais explorada no brasil é a hídrica, com 57,7%, em seguida com 11,2% vem a eólica e energia solar fotovoltaica com 2,4%.

Vale salientar que embora a energia hídrica é a mais usada no país, ela vem perdendo espaço nos últimos anos por outras alternativas de energias renováveis, tendo a energia solar como destaque.

Fonte: ANEEL/ABSOLAR – Fev/2022

Qual o futuro das energias renováveis?

De acordo com as projeções do BP Energy Outlook, as fontes renováveis irão corresponder a 85% do consumo de energia até o final de 2040, já o consumo de fontes não renováveis como petróleo e carvão serão reduzidos no futuro próximo.

Em relação ao Brasil, espera-se que a energia solar substitua aos poucos a energia advinda das hidrelétricas, o que ajudaria a economizar 41 TWh (terawatt-hora).

Veja alguns projetos de incentivos de energia renovável no Brasil:

  • Lei 14.300: a lei que versa sobre o Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil, trazendo mais segurança para o setor e resguardando juridicamente o consumidor com o direito de produzir sua própria energia;
  • IPTU verde: o programa concede isenção parcial de IPTU para pessoas que optaram por energia solar fotovoltaica em sua residência ou comércio. Diversos municípios no país já implementaram programas de incentivo à adoção de práticas sustentáveis através do IPTU verde.
  • ISENÇÃO DE IPI e ICMS PARA PAINEL SOLAR: os painéis solares fotovoltaicos possuem isenção de IPI e ICMS.

Vantagens da energia solar em relação a energia não renovável

A energia não renovável usa meios naturais limitados, que se esgotarão em médio ou longo prazo, como combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) e energia nuclear, que é gerada através da fissão nuclear do urânio-235, material altamente radioativo.

Já a energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia. Isso significa que o impacto ambiental reduzido é uma das principais vantagens da energia solar, se considerarmos o cenário atual de desequilíbrio do planeta. 

Confira as principais vantagens da energia solar fotovoltaica:

  • Energia solar é mais econômica
  • A energia solar é limpa e renovável
  • A manutenção dos painéis solares é baixa
  • Energia solar chega em locais remotos
  • Gera economia de até 95% na conta de energia

Elgin conta com uma equipe de instaladores altamente capacitados, credenciados por todo o Brasil, além de ser referência em pré-venda e suporte técnico.

Solicite aqui seu orçamento ou projeto personalizado com um de
nossos integradores credenciados.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.