Energia Solar 07/06/2022 | 3 min. de leitura

Energia solar para irrigação

Geração de energia solar por meio de placas fotovoltaicas é capaz de otimizar a produtividade e os lucros de uma plantação

A energia solar é uma excelente opção para abastecer os sistemas de irrigação de maneira eficiente e sustentável, otimizando a produtividade e os lucros da plantação. Esta é uma alternativa energética que merece destaque no Brasil, um País com grande capacidade agrícola e clima bastante favorável para o aproveitamento dos raios solares.

O uso da energia solar para irrigação possibilita a redução dos custos com sistemas de irrigação, trazendo inúmeros benefícios aos produtores — especialmente nos locais onde o custo de energia elétrica é mais elevado. A utilização deste tipo de tecnologia, reduz consideravelmente os custos com energia elétrica, possibilitando que o produtor invista em mão de obra e tecnologias para aperfeiçoar a irrigação e aplicação de produtos.

O que é irrigação solar?

Trata-se de um sistema de irrigação que dispensa o uso de combustíveis para distribuir água na plantação. Para isso, são utilizadas placas fotovoltaicas que possuem capacidade de captar a luz solar e transformá-la em energia para ser utilizada em diversos processos necessários para a plantação. É uma solução inteligente e que aproveita o sol da região em que a propriedade rural está instalada, otimizando o uso dos recursos.

Cada modelo de placa solar fotovoltaica possui uma determinada potência de geração. Para garantir que o sistema de energia solar para irrigação seja capaz de suprir a necessidade da plantação, é necessário calcular a quantidade de placas que serão necessárias para atender o consumo do projeto de irrigação.

Tipos de sistema de energia solar para irrigação

Existem dois principais tipos de energia solar para irrigação: on-grid e off-grid. O primeiro tipo é conectado à rede pública de distribuição de energia e, quando uma unidade produtora gera mais energia do que consome, ela é enviada para a rede pública e transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até 5 anos. Por outro lado, caso o sistema não gere energia suficiente, a rede pública poderá complementar com o restante, mediante pagamento.

O sistema off-grid é isolado e, como tal, não possui conexão com a rede pública de energia. Este tipo precisa de um banco de baterias para armazenar o excesso de energia gerada pelas placas fotovoltaicas, possibilitando seu uso posterior. Este tipo é mais recomendado para áreas isoladas, onde a rede pública de energia não chega.

Leia também:

Vantagens da energia solar para irrigação

O uso da energia solar para irrigação é muito mais econômico do que a utilização de geradores. Além disso, este tipo de sistema de geração tem garantia de funcionamento por décadas, enquanto os geradores precisam ser reabastecidos constantemente.

Outras importantes vantagens da energia solar para irrigação são:

  • Aproveitamento do potencial energético do sol;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Economia com energia elétrica ou uso de geradores;
  • Energia sustentável, uma vez que sua geração não polui, não faz barulho e não consome recursos naturais esgotáveis;
  • Geração de energia eficiente e capaz de suprir as necessidades energéticas de um sistema de irrigação;
  • Sistema de autogeração barato e que permite reduzir a conta de luz.

Vale lembrar que todas essas vantagens da geração solar não precisam ficar limitadas ao uso da energia apenas no sistema de irrigação: é possível projetar seu sistema de geração de energia solar para alimentar todas as demais atividades do campo e imóveis que utilizam energia elétrica. Dessa forma, aumenta-se ainda mais a economia.

Entre em contato com a Elgin para saber mais informações relevantes sobre a energia solar para irrigação.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.