Eletroportáteis 12/04/2022 | 4 min. de leitura

Como fazer café na cafeteira elétrica: Confira o passo a passo

Como fazer café na cafeteira elétrica: Confira o passo a passo

É difícil encontrar alguém que não tome café, não é mesmo? Afinal, tomar uma xícara de café pela manhã é o melhor jeito de começar o dia. Para ter conforto e comodidade na sua casa ou no trabalho, nada melhor do que ter uma cafeteira elétrica. Mas como fazer café na cafeteira?

Sem dúvida, em função da correria do dia a dia, a cafeteira elétrica é a solução para um preparo de café mais rápido com qualidade e sabor. Até mesmo para aquelas pessoas que acreditam que o café de verdade é aquele preparado na boca do fogão com um coador.

São ágeis no preparo da bebida. Enquanto você está ocupado com alguma coisa, seja fazendo outras atividades ou se preparando para ir ao trabalho, a cafeteira está produzindo um café fresquinho para você. 

O café, além de ser um aliado para a sua saúde, desde que tomado com moderação, é o acompanhamento ideal para um café da manhã ou da tarde, seja com um pão com manteiga, um pão de queijo, bolo ou bolacha.

Pensando na dúvida que muitas pessoas têm sobre como preparar corretamente o café na cafeteira elétrica, preparamos o passo a passo dessa tarefa.

Como fazer café na cafeteira elétrica?

A cafeteira elétrica pode ser muito útil e prática. Mas, antes de tudo, é necessário saber como preparar o café nessa máquina. Confira passo a passo como utilizá-la:

  • Comece colocando um filtro de papel na cafeteira. Algumas máquinas vêm com um coador próprio (feito de pano ou nylon) que precisa ser sempre lavado após o uso. Caso sua cafeteria seja assim, certifique-se de que o filtro esteja limpo.
  • Coloque o pó de café dentro do filtro, conferindo sempre as medidas. A medida ideal é uma colher de sopa de café para cada 100 ml de água.
  • Verifique as recomendações do manual da cafeteira (algumas recomendam proporções específicas). Com o tempo, dá até para você personalizar a sua própria proporção (dependendo se você gosta de café mais forte ou fraco).

Água filtrada no compartimento indicado

É muito importante que você coloque a água no compartimento indicado. Pode ter o risco de você derramar a água diretamente no filtro com o pó de café, o que, sem dúvida, é um dos maiores erros.

Depois de colocar a água no local certo, ligue a cafeteira na tomada, aperte o botão e deixe-a realizar o trabalho. 

Agora espere até que toda a água passe pelo filtro. Quando não estiver mais pingando, tire o filtro e jogue a borra fora. Dessa forma você evita que respingos mais amargos possam cair no café. Depois, é só servir. 

E também não se esqueça de conferir as instruções da máquina para não cometer nenhum erro. Saiba que dependendo da cafeteira, pode ser que você precise fazer uma programação (acionando alguns botões) para iniciar o preparo. 

Leia também:

Como limpar corretamente a cafeteira?

Após utilizar a cafeteira elétrica para preparar o café, faça uma limpeza (mesmo que superficial) para tirar restos de pó e outras sujeiras que eventualmente possam surgir. 

Caso o seu filtro seja de pano, lave-o na água corrente e guarde-o em seguida. Para limpar a máquina, utilize um pano umedecido. Já para sua jarra de vidro, você pode lavá-la com esponja e detergente.

Cafeteira elétrica facilita o preparo do seu café com sabor

Tomar uma xícara de café toda manhã é uma boa forma de despertar e, ao mesmo tempo, garantir energia para encarar a rotina. 

Quer ter essa energia para enfrentar o dia dia? O café fresquinho preparado na sua cafeteira elétrica é ideal para que você esteja animado, seja no trabalho ou até mesmo na realização de outras atividades.

Mas para fazer café na cafeteira há alguns cuidados. Vale ficar atento, sobretudo, em algumas questões: nunca coloque açúcar na água do preparo, despeje a água no reservatório indicado com cuidado e na medida desejada e coloque o filtro de papel correto na sua cafeteira e confira as instruções que estão na própria caixa. 

Na hora de adquirir uma cafeteira elétrica, busque por marcas com modelos mais resistentes e que atendam a sua necessidade. A Elgin traz em seu portfólio de produtos dois modelos de cafeteira elétrica, práticas e funcionais que garantem um café com sabor e qualidade.

Como fazer café na cafeteira elétrica?

Cafeteira Elétrica – 15 Xícaras

O cafeteira elétrica de vidro faz até 15 xícaras, tem potência 675W, conta com base com aquecimento antiaderente, jarra removível e indicador de nível de água (capacidade de 600 ml).

Cafeteira Elétrica Trenta Caffè

Capacidade de até 30 xícaras de café. Esse modelo proporciona um café quente por mais tempo e sem alteração do sabor.

Possui filtro permanente e lavável trazendo economia no dia a dia, além do indicador de nível de água que proporciona praticidade no preparo da quantidade desejada de xícaras de café.

Agora, você já pode se arrumar com mais tranquilidade para ir ao trabalho ou realizar suas atividades diárias sem ter a preocupação de preparar o seu cafezinho, seja pela manhã ou à tarde.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.