Eletroportáteis 28/10/2021 | 4 min. de leitura

Como escolher o melhor liquidificador em 2022?

Confira as dicas que preparamos para você escolher o modelo de liquidificador ideal para o seu dia a dia

Um dos utensílios mais comuns nas cozinhas dos brasileiros, sem dúvidas, é o liquidificador. Responsável por misturar, triturar e aumentar a densidade de diversos alimentos, o objeto é essencial na elaboração de diversas receitas, por ser um item indispensável na cozinha, encontrar o melhor liquidificador para a sua rotina é indispensável.

Se você está planejando comprar um liquidificador no próximo ano, ou trocar o seu modelo atual por um mais moderno, é importante considerar alguns fatores que podem influenciar na sua escolha. Separamos algumas dicas para te auxiliar a escolher o liquidificador mais adequado. Confira:

Como escolher o melhor liquidificador? 

O liquidificador prefeito é aquele que atende ao seu objetivo, seja ele fazer uma simples vitamina ou uma receita elaborada, entretanto, se atentar a alguns fatores é importante para evitar futuros arrependimentos.

Capacidade da jarra

Caso você tenha hábito de fazer receitas em grande quantidade, considere uma jarra maior que vá atender ao rendimento desejado. Ter uma família numerosa é um outro fator importante para definir o modelo ideal de liquidificador.

Em geral, uma jarra acima de 1.600 litros é ideal para a maioria das receitas. Se pretende fazer grandes quantidades, há jarras de 2.000 litros que atendem bem essa demanda.

Potência

Se atentar a esse fato é importante, já que a potência do liquidificador está relacionada à capacidade de processar os alimentos. Se pretende utilizá-lo para alimentos mais densos e fibrosos ou que precisam ser triturados, é indicado modelos que tenham potência a partir de 600w.

Vale lembrar quanto maior a potência, maior será o consumo de energia que o utensílio vai mostrar.

Velocidade e funções

Atente-se também às opções de velocidades do aparelho, e outras funções como pulsação ou trituramento de gelo. Essas funções devem ser pensadas de acordo com seus objetos para a utilização do liquidificador.

Material da jarra

Para escolha do material da jarra, é importante levar em conta suas preferências e hábitos de utilização.

Acrílico: é o material mais utilizado para jarras e o mais vendido. Embora tenha facilidade em acumular odores e manchas, resiste bem a impactos. Além disso costuma ter bom custo-benefício.

Vidro: esse material não retém odores, não interfere no sabor da comida e são resistentes a choques térmicos. Porém são pouco resistentes a impactos, podendo rachar com certa facilidade.

Inox: essa opção tem diversas vantagens, é resistente e não absorve odor e nem muda a coloração com o tempo, além disso pode bater e misturar alimentos como os modelos falados anteriormente.

Selo ruído

O Selo Ruído do Inmetro é uma etiqueta adesiva que orienta os consumidores em relação ao barulho dos eletrodomésticos no Brasil. O ruído é classificado em escala que varia de 1 a 5, em que 1 indica o produto mais silencioso e 5 o menos silencioso.

Atente-se ao fato do liquidificador emitir ruído de no máximo 85 decibéis (Db) ou próximo disso.

Facilidade de Limpar

Um liquidificador que é fácil de limpar otimiza seu tempo na cozinha, vale a pena investir em um item que tem lâminas removíveis ou que as partes desmontem com facilidade. Isso permitirá uma limpeza rápida e não deixará odores estranhos em seu produto.

Garantia e pós-venda

Antes de escolher o modelo de liquidificador, faça uma breve pesquisa sobre a garantia do produto e o pós-venda oferecido pela marca. Qual o tempo de garantia oferecido pelo fabricante, facilidade na troca, rapidez no atendimento, são fatores importantes de se avaliar.

Tipos de Liquidificadores

Embora o liquidificador comum seja o mais utilizado, nem sempre ele é o mais adequado para sua rotina ou para a rotina de sua família. Confira os diferentes tipos de liquidificadores e veja o que mais se adequa para você.

  • Liquidificador de Bancada: o modelo mais comum, usado para misturar ingredientes e triturar alimentos, normalmente tem capacidade acima de 1600 litros, ideais para família.
  • Liquidificador individual: o modelo, como o nome já diz, é indicado para preparação de porções individuais de sucos, vitaminas, molhos, por exemplo. Geralmente a jarra vem como tampa para ser consumido durante a viagem. Sua capacidade geralmente é de no máximo 1 litro.
  • Mixer: O mixer tem função de triturar alimentos, sem necessariamente transformá-lo em substâncias líquidas.
  • Multiprocessador: Essa opção é mais versátil que o mixer, e geralmente o multiprocessador tem função 3 em 1. O produto vem com acessórios que permitem triturar, bater e ralar diversos alimentos.

Qual o melhor liquidificador para comprar?

Para essa pergunta, a resposta é: depende! Verifique qual é a sua necessidade em comprar um liquidificador. Deseja fazer receitas para toda família? Fazer rápidas vitaminas em pequenas porções? Misturar alimentos facilmente? Veja alguns modelos da Elgin para facilitar essas funções:

Liquidificador Turbo Mix

Conjunto de copo e lâminas totalmente desmontável, que permitem a limpeza das peças de maneira fácil e prática.

  • 2 Velocidades + Pulsar
  • Copo Família
  • Efeito Reverso

Conjunto Mixer Turbo Chef

Função 3 em 1: mixer, triturador, batedor de ovos ou massas leves.

  • Mixer com capacidade de 0,3 Litros
  • Potência de 200W

Mixer de Mão

Design Compacto e Ergonômico para a sua Cozinha. Leve, Fácil de Limpar, realiza diversos preparos com 200W de Potência.

  • Fácil de Limpar
  • Corpo desmontável

Já decidiu o melhor liquidificador para você? Comente abaixo o que levou em conta na hora de escolher esse produto.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.