Informática 11/08/2021 | 4 min. de leitura

Confira aqui tudo sobre pilhas e baterias recarregáveis!

Confira aqui tudo sobre pilhas e baterias recarregáveis!

Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre pilhas e baterias recarregáveis, tanto a pilha quanto a bateria são dispositivos em que uma reação de oxirredução transforma energia química em energia elétrica.

A diferença é que a pilha é constituída por um eletrólito (solução condutora de íons também denominada de ponte salina) e dois eletrodos, enquanto a bateria é formada por diversas pilhas ligadas em série ou em paralelo.

Pensando nos principais questionamentos de quem pretende adquirir esses dispositivos. No artigo de hoje, iremos responder as dúvidas básicas sobre o assunto.

Como funciona as pilhas e baterias recarregáveis?

As pilhas e baterias podem ser classificadas em dois tipos: primárias e secundárias. As primárias são aquelas que não podem ser recarregadas, já que a reação de transferência de elétrons se encerra, fazendo a pilha parar de funcionar, tendo em vista que suas reações não são reversíveis. Quanto as secundárias, essas são recarregáveis e podem ser usadas inúmeras vezes.

Como funcionam as pilhas recarregáveis?

Indicadas para dispositivos de alto consumo de energia, como os aparelhos que funcionam com alcalinas, porém usados com muita frequência, as pilhas são ideais para consumidores que precisam utilizar muitas pilhas em um curto espaço de tempo.

Fotógrafos profissionais, gamers ou profissionais que usam pilhas em seu mouse e teclado sem fio são os públicos que utilizam com mais frequência. Babás eletrônicas, microfones e brinquedos são outros exemplos que recorrem aos seus serviços.

Qual o tempo de carga de uma pilha recarregável?

O tempo de carga está diretamente relacionado com a velocidade de carga do carregador. A velocidade é medida em mA (mili-ampére). É possível estimar quanto tempo leva para o carregador recarregar uma pilha, baseando-se na seguinte forma: ao dividir a capacidade da pilha recarregável pelo mA do recarregador de pilhas e adicionando 20% como margem de segurança.

Por exemplo, um carregador de pilhas de 500 mA tem capacidade de recarregar uma pilha de 2.000 mAh em aproximadamente 5 horas.

Considere que esta fórmula se aplica apenas a uma pilha totalmente descarregada. Sabe-se que uma pilha com carga necessita de menos tempo no recarregador de pilhas para chegar à carga completa.

Para obter a melhor performance é necessário seguir algumas orientações, como: evitar contato com o calor e tomar cuidado para que elas não caiam no chão.

O carregadore da Elgin, por exemplo, tem suporte para carregar duas ou quatro pilhas AAA ou AA, e também recarrega baterias de 9 V. Confira o modelo:

Quais são os tipos de pilhas recarregáveis?

Pilhas recarregáveis de NiCd (Nickel Cadmium)

Conhecida como Níquel Cádmio, é um dos primeiros tipos de pilhas recarregáveis. Embora não tenham valor alto, elas têm menor tempo de vida útil e menor capacidade de carga. Elas também apresentam o chamado efeito memória, quando a pilha vai reduzindo sua capacidade de carga a medida que se utiliza.

Para não ter problemas com o seu desempenho não faça recargas quando a pilha estiver parcialmente descarregada. Espere até que a pilha fique ligeiramente fraca ao ponto de você não conseguir mais utilizá-la em seu aparelho.

As pilhas NiCd estão cada vez mais fora do mercado. Menor tempo de vida útil e por ser muito poluente – conta com elemento químico cádmio que é altamente tóxico  em sua composição, são atributos que a tornam como um produto praticamente descartável.

Pilhas recarregáveis de NiMH (Níquel-Metal Hydride)

Maior vida útil, suportar mais recargas e ser menos poluente do que alguns tipos de pilhas – não conta com materiais pesados como o cádmio em sua composição – são diferenciais que a tornam a Níquel Metal Hidreto ou pilhas NiMH como um dos modelos mais requisitados.

Menos nocivo, é um modelo de pilha recarregável que pode substituir as antigas pilhas de níquel-cádmio: chamada de níquel-hidreto metálico (Ni-MH), que possui uma maior vida útil e uma densidade de energia superior a sua antecessora

Mas ela também não está isenta de impacto ambiental. Toda a cadeia de sua produção – manejo das matérias primas e processos industriais realizados até que a pilha esteja pronta para ser utilizada – emprega um grande consumo de energia e produz uma quantidade de resíduos diversos que devem ser contabilizados quando pensamos no custo-benefício.

Qual a melhor pilha e bateria recarregáveis?

A Elgin oferece opções de pilha e bateria recarregáveis com ótima duração e custo benefício, elas são Ideais para aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

São ótimas para brinquedos, controle remotos, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. As pilhas Elgin foram aprovadas em todos os quesitos e têm ótima relação custo/benefício, você economiza e ainda conta com pilhas de alta qualidade.

Vale lembrar que entre 11 marcas de pilhas do mercado avaliadas em testes do INMETRO, as pilhas Elgin apresentaram um resultado excelente na relação custo por hora útil, além de não agridem o meio ambiente porque têm 0% de metais pesados em sua composição. Veja os produtos disponíveis:

Tem mais alguma dúvida sobre pilhas e carregadores recarregáveis? Deixe seu comentário abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.