Ar-condicionado 30/03/2021 | 6 min. de leitura

Qual é o ar-condicionado econômico de 2021?

Qual é o ar-condicionado econômico de 2021?

Redução na conta de energia e ter um ar-condicionado econômico com alta tecnologia é o que você precisa ter, seja na sua casa ou empresa. É uma peça que, sem dúvida, pode lhe trazer praticidade e comodidade.

Além disso, o aparelho pode ser extremamente funcional tanto nos dias verão, quanto nos dias de inverno. Afinal, alguns modelos contam com a função quente/frio. 

São vários fatores que podem fazer com que seu ar-condicionado seja um dos mais econômicos. Consumo, manutenção, auxílio de um profissional e, é claro, a escolha de um modelo com tecnologia inverter.

O ar-condicionado gasta muita energia? 

A temperatura do ar-condicionado acionada de forma abrupta acaba por gerar um consumo energético maior do que quando ele está atuando na temperatura dentro do ideal.

E outra questão importante se refere ao Selo Procel. É uma forma de orientar o consumidor na hora da compra em relação ao consumo de energia.

Quer ter um ar-condicionado econômico? Confira o vídeo e veja a tecnologia desse modelo

Como funciona o ar-condicionado?

O ar-condicionado refrigera e substitui o ar quente do ambiente. Pode-se dizer que seu funcionamento é semelhante a de outros aparelhos de refrigeração. Por exemplo, refrigeradores, outrora conhecidos como geladeiras. Os mecanismos do ciclo são similares. 

Combinam funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar. Usa a evaporação de um fluido refrigerante –  um produto químico capaz de absorver o calor e resfriar o ambiente de forma constante. Ele é o responsável pelas trocas térmicas no ar-condicionado.

Escolhendo o ar-condicionado Elgin mais econômico

O conforto e a qualidade de vida que o condicionador de ar pode lhe proporcionar devem pesar muito mais na conta no momento de adquiri-lo.

Existem diversos tipos de ar-condicionado. Cada um tem suas próprias características e funções. Você pode optar por um modelo de uso individual, modelos para empresas ou sala de escritórios. Por isso é importante conhecer todas as opções para que seja tomada a decisão certa.

Mas o que precisa ser feito? Saber exatamente qual o modelo correto para seu cômodo, qual o modelo ideal que vai lhe atender por completo e qual ar-condicionado que você pode utilizar para ter um consumo menor de energia.

Leia também:

O que é Automação Comercial?
Como escolher o melhor ferro de passar roupa?
Dicas de como economizar energia elétrica

Ar-condicionado econômico e Selo Procel A

Ressalta-se que todos os aparelhos eletrônicos contam com o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que identifica o aproveitamento dos aparelhos em relação ao consumo de energia.

Afinal, como funciona a métrica criada pelo Inmetro? Pode ser A ou B, quando o selo se refere ao ar-condicionado. Os equipamentos etiquetados com o selo Procel Classe A são os mais eficientes em relação aos aparelhos da letra B.

O selo possibilita que o consumidor compreenda de forma rápida e efetiva qual a eficiência energética de cada ar-condicionado.  Ou seja, seleciona o ar-condicionado mais econômico para você.

Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia Inverter

Para aproveitar todo potencial do ar-condicionado, faça uso de aparelhos modernos que dispõem de diversas tecnologias, design ousados e modos práticos de operação. Por exemplo, ao ter o privilégio de contar na sua casa com um modelo inverter que oferece uma economia considerável de energia.

Como o modelo inverter não desliga o compressor, ele pode ficar ligado direto no sistema. O sistema inverter faz com que o motor do ar-condicionado funcione de forma constante.

O aparelho trabalha no mesmo ritmo sem precisar que seja desligado. Além disso, o gasto energético é menor quando comparado ao convencional.

Seu processo funciona da seguinte forma: ao invés de ligar e desligar como acontece nos modelos convencionais, o aparelho fica ligado direto em ciclos mais baixos, o que evita, assim, o liga e desliga que, devido aos picos de energia. Isso, sem dúvida, acarreta no aumento de consumo.

Diferencial do modelo inverter

A tecnologia desse tipo de modelo faz com que o compressor do ar-condicionado fique ligado de maneira constante. Ou seja, sem oscilação de temperatura.

Em relação aos modelos convencionais, ele chega a ser mais econômico em até 40%. Conforto térmico e menos ruído são outros diferenciais apresentados pelo inverter.

Afinal, qual é o ar-condicionado econômico de 2021?


Como o mercado conta com diversos tipos de ar-condicionado, vale conhecer qual o melhor aparelho para sua necessidade. 

Presente em todo o Brasil, os aparelhos da Elgin são ideais para refrigerar ou aquecer os ambientes. Podem ser tudo o que você deseja ter, para que a produtividade do seu dia seja ainda melhor. São eficientes, práticos e não oferecem malefícios ao meio ambiente. 

Veja quais modelos podem ser a solução para você:

Piso Teto Inverter Elgin (PIF)

Com capacidade de 36.000 na versão frio, o modelo vem com um design sofisticado e elegante. É a solução de climatização sustentável que atende ambientes com as mais variadas capacidades.

Nosso time de engenheiros especialistas criaram o Piso Teto Inverter, um produto projetado e produzido em território brasileiro visando incentivar a produção e o mercado nacional.

Trabalha com Gás Ecológico R-410A e conta com a tecnologia inverter, que traz uma economia de até 40% de energia.

Cassete Inverter

O Cassete Inverter possui um design elegante e é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, oferece capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio e trabalha com Gás Ecológico R-410A.

O modelo conta com um baixo nível de ruído devido a tecnologia inverter, sendo muito mais econômico por fazer menos força para funcionar e consumindo menos energia elétrica.

imagem de um ar-condicionado

Eco Inverter

Com classificação A no Inmetro, o Eco Inverter tem capacidade de 9.000 a 30.000btu/h na versão só frio e quente/frio. É capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, trabalha com Gás Ecológico R-410A.

O aparelho também conta com sistema inverter que traz uma economia de até 40% de energia. Além disso, conta com a opção Wi-Fi (opcional).

Manutenção para um ar-condicionado econômico

Para ter um ar-condicionado econômico é importante fazer a manutenção. A manutenção deve ser realizada mediante ao consumo do ar-condicionado. 

Quanto mais utilizado, maior a necessidade de fazer uma manutenção. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é recomendável a limpeza semanal dos filtros.

A limpeza embora possa ser algo simples, é um procedimento mais do que importante. 

Os filtros devem ser lavados a cada 2 semanas ou 15 dias e trocados uma vez por ano. Um técnico especializado deve ser acionado para o serviço. 

Conclusão: a tecnologia na sua casa com um ar-condicionado mais econômico   

Como seu consumo é iminente no verão, fique atento também quanto à temperatura acionada no controle remoto. Um simples manuseio pode prejudicar o funcionamento do aparelho, de modo que possa criar uma sobrecarga maior de energia, o que pode aumentar consideravelmente sua conta de luz.

Mas para ter economia de energia, não é somente a temperatura do aparelho que pode contar como fator relevante. Há outros fatores que podem lhe trazer gastos energéticos, tais como: a maneira que o ar-condicionado será instalado no ambiente, como ele está sendo usado (se fica o dia inteiro ligado) e a quantidade correta de aparelhos presentes em um ambiente empresarial.

imagem de um ar-condicionado.
Ar-condicionado econômico traz conforto e praticidade

O mercado conta com diversos modelos que consomem menos energia do que os convencionais. O ar-condicionado inverter é uma ótima opção. É a economia de energia garantida.

A Elgin disponibiliza modelos que oferecem praticidade, tecnologia e comodidade.

Agora que você já sabe qual é o ar-condicionado econômico deste ano, acesse nosso site e confira qual modelo atende a sua necessidade.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.