Eletroportáteis 25/03/2021 | 6 min. de leitura

Como escolher o melhor ferro de passar roupa?

Como escolher o melhor ferro de passar roupa?

Sabe aquelas pilhas de roupas que podem ficar acumuladas? Embora possa ser uma tarefa cansativa, passar roupa facilita e muito seu dia a dia para que você consiga organizar melhor suas tarefas e sua casa. Mas, afinal, qual é o melhor ferro de passar?  

Dentro da linha de eletroportáteis, o ferro de passar não é tão reconhecido como deveria por parte de seus usuários. E ele realmente faz muita falta nas atividades diárias. 

Ou seja, mesmo que você não goste de passar roupas, você vai precisar do aparelho  durante a semana, principalmente, para usar em peças específicas.

Além disso, não é nada agradável ir ao trabalho ou a um encontro, seja com amigos ou família, com roupas amassadas, não é mesmo?

Entenda neste manual qual o modelo de ferro de passar mais eficiente que atenda a sua necessidade, conhecendo suas vantagens e, essencialmente, toda a praticidade que o aparelho possa lhe dar.  

imagem de ferro de passar
Ferro de passar que pode ser o melhor para sua atividade diária

Como escolher o modelo certo?

Há duas categorias básicas e outra opção que você também pode preferir: ferro a seco,  ferro a vapor e ferro portátil. Conheça cada modelo e suas funções para que a escolha seja a melhor possível. Um aparelho eficiente que otimize suas atividades diárias.

Tipos de ferro de passar 

Ferro a seco

O ferro a seco é aquele modelo tradicional, eficiente para desamassar as roupas, mas que pode exigir um pouco mais de esforço na hora de passar roupa, comparado aos ferros a vapor. Costuma ter um preço mais baixo e pode ter maior durabilidade, por sua estrutura mais simples.

Ferro a vapor

Por outro lado, o ferro a vapor possui um reservatório para água, que é liberada na forma de vapor por pequenos orifícios presentes na base do aparelho. 

Modelos desse tipo costumam ter um valor mais caro no mercado e normalmente oferecem mais funcionalidades. E em geral, os ferros a vapor também podem ser utilizados para passar a seco.

No entanto, o maior problema desse tipo de ferro é que, dependendo da qualidade do produto, podem apresentar vazamentos no reservatório de água e exigem, assim, uma manutenção periódica, a fim eliminar os resíduos que se acumulam nos canais por onde a água passa e nos orifícios por onde sai.

Existem ainda ferros que emitem vapor na posição vertical. E essa função ajuda a desenrugar roupas finas no cabide e cortinas. Porém, não se deve esperar o mesmo desempenho que uma passadeira a vapor.

Ferro de passar a seco da Elgin

Também possui design arrojado, base com salva botões em toda a borda que não danifica os botões das camisas, além de botão de regulagem de temperatura, lâmpada piloto e proteção contra superaquecimento.

Ferro de passar para viagem

Trata-se do ferro portátil. Caracterizado principalmente pelo tamanho e peso reduzidos, já que são ideais para serem levados na bagagem sem causar maiores transtornos.

Tipos de base

Um dos principais itens do ferro de passar é a base. Mas o que é a base? Para não deixar dúvidas, a base é a parte do ferro que desliza sobre as roupas.

Os principais tipos são: antiaderente, cerâmica e durilium. Conheça a diferença de cada um deles:

A maior vantagem da base antiaderente é que ela evita que o ferro grude mesmo em tecidos delicados. Além disso, basta passar um pano úmido para limpar.  

Já a base cerâmica pode oferecer um visual mais bem apresentado e destacado, até mesmo em tecidos mais pesados, como linho e jeans. E ele passa bem, sem danificar, qualquer tipo de tecido. 

Possivelmente é o material mais escolhido atualmente para a base do ferro de passar. Normalmente, a cerâmica reveste uma base de aço inoxidável. Com isso, o ferro de passar combina ótima dispersão de calor e proteção aos tecidos. Apesar disso, por ser um material sensível, pode ter vida útil reduzida.

Por fim,  a base durilium que é considerada uma das melhores para ferro a vapor. A base conta com duas coberturas. Assim fica fácil deslizar em qualquer tipo de tecido, inclusive os sintéticos. 

Em alguns modelos mais simples, encontramos ainda a base de alumínio polido. Esse material até desliza razoavelmente bem sobre os tecidos. Mas é preciso ter cuidado com estampas e detalhes que possam derreter e aderir à base do ferro, já que o processo de remoção nesses casos é bem difícil. 

Apesar de aquecer mais rapidamente, não tem uma boa distribuição do calor. Se optar por um modelo com base em alumínio, procure com revestimento antiaderente.

Leia também:

Como posso atrair mais clientes?
Qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado?
Dicas de decoração com lâmpadas

Qual é o melhor ferro de passar a seco?

Para saber qual é a melhor marca, sem dúvida, você deve considerar fatores como preço, custo-benefício, avaliações de usuários e, essencialmente, o valor da marca no mercado, que é um dos fatores mais importantes.    

Marca

No mercado há diferentes modelos com uma grande variedade de preços. A escolha vai depender do que você realmente precisa. Assim como acontece com todos os eletroportáteis disponíveis no setor varejista, seja via marketplace ou loja física.  

Mas qual é a melhor marca?

A Elgin, presente no dia a dia dos brasileiros, cada vez mais investe em novos produtos e o ferro de passar é uma novidade que integra sua linha de produtos.

Veja o vídeo e conheça a história da empresa

Vantagens do ferro de passar a seco

Por ser um ferro de passar a seco, ele é mais econômico do que o ferro a vapor. O ferro a seco geralmente é um modelo mais simples e oferece uma maior praticidade, já que não precisa ser desligado para repor água

Vantagens do ferro de passar da Elgin

O modelo de ferro da Elgin traz diversas vantagens para você. O Ferro a Seco Iron Force, além de possuir um ano de garantia vem com as seguintes características: super leve, tem base com acabamento antiaderente e ajuste de temperatura.

https://www.youtube.com/watch?v=tAi2GJ86ggM
Assista o vídeo e saiba mais sobre esse ferro de passar

Conclusão: ferro de passar a seco Elgin facilita seu dia a dia

O ferro de passar é visto como uma maneira prática e eficiente que realiza a união de calor e vapor para alisar tecidos. Mas muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a melhor opção para o dia a dia: a seco ou a vapor. 

Sua escolha vai depender de alguns critérios, como preço, praticidade e facilidade ao deslizar pelos tecidos. O ferro a seco é o modelo mais tradicional, que funciona por meio de uma chapa aquecida, enquanto o vapor tem um reservatório de água, que é vaporizada.

Antes de tudo, saiba que é muito importante ter atenção na hora da escolha do seu ferro de passar. Muitos modelos nos dias de hoje já possuem recursos inteligentes que com certeza irão tornar o seu trabalho mais fácil, com mais segurança e cuidado para suas roupas.

Agora que você já sabe qual o modelo que pode lhe atender melhor. Faça a escolha certa, busque pelo mais econômico, eficiente, prático e, sobretudo, pela marca que seja mais confiável possível. Afinal, seu ferro de passar precisa ser realmente bom para não lhe criar transtornos ao ponto de atrasar suas atividades diárias.   

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.