Energia Solar 19/01/2021 | 5 min. de leitura

Confira os motivos para investir em energia solar

Confira os motivos para investir em energia solar

O investimento em energia solar no Brasil é mais do que uma tendência. É a fonte de energia limpa, sustentável e inesgotável que deve estar presente em escolas, residências e empresas. 

E a geração de energia elétrica por meio da energia solar não emite gases poluentes – dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – que trazem malefícios para o meio ambiente.

Proveniente do sol, a energia não necessita de grandes áreas para ser implementada. Assim como acontece com as usinas hidrelétricas, que precisam de extensos terrenos, trazendo impacto no desmatamento.

Por que investir em energia solar? 

A energia solar pode trazer diversas vantagens para você. Desde redução na conta de energia até valorização do imóvel. O investimento em energia solar traz também benefícios para o meio ambiente. 

Fator econômico, proteção ao meio ambiente são diferenciais que fazem valer a pena o investimento em energia solar.

Saiba mais sobre eles e conheça outros fatores na hora de renovar a energia da sua casa. 

Energia solar: o investimento que faz valer a pena

Economia

As vantagens oferecidas com a instalação de um sistema de energia solar devem ser analisadas. Entre várias delas, a redução na conta de energia que pode chegar a até 95% é a principal.

Valorização

Como este tipo de instalação está cada vez mais presente, os imóveis que contam com esta tecnologia se tornam ainda mais valorizados.

Sustentabilidade

A energia solar não emite poluentes durante o processo de geração.

E sua casa ou empresa se torna muito mais sustentável ao ponto de reduzir as fontes de energia que apresentam substâncias nocivas ao meio ambiente.

Potencial

O potencial que tem o Brasil de irradiação solar é excelente, principalmente quando comparado a muitos outros países.

Por exemplo, a Alemanha apresenta uma irradiação solar média de aproximadamente 3 kWh/m²/dia. Já no Brasil, esta irradiação é duas vezes maior, chegando a 6 kWh/m²/dia.

Durabilidade

As placas fotovoltaicas são fabricadas com o maior nível de segurança e apresentam uma longa vida útil de geração das células.

Pode superar até mesmo 25 anos de produção de energia. É exatamente este tempo de garantia de produção da Elgin.

A placa é exposta a intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve, revelando ser um produto robusto e resistente.

Imagem de painéis solares fotovoltaicos
Placas fotovoltaicas, essenciais para captação de energia solar

Retorno do investimento em energia solar

O tempo de retorno do investimento em energia solar é conhecido como payback. É o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, comece a dar lucro.

Para efetuar o cálculo, é preciso levar em consideração o custo total do investimento e dividi-lo pela economia gerada todo mês. Siga a seguinte fórmula:

Payback (meses) = valor do investimento / energia gerada x valor da tarifa

Saiba que os valores do investimento e da tarifa são dados em reais, enquanto a unidade para a energia gerada é kWh/mês (quilowatts-hora por mês).

Além disso, a média nacional de payback no Brasil gira em torno de 5 a 8 anos, podendo ser menos ou mais, tomando como análise de cada caso.

Leia também:

Produtos da Elgin refrigeram Vacina CoronaVac no Instituto Butantan
Entenda como fazer costura invisível
Aprenda como dimensionar o ar-condicionado

Como investir em energia solar?

Analisar o mercado, pesquisar sobre as empresas que comercializam este tipo de produto, e tomar certos cuidados são outras questões fundamentais que devem ser avaliadas.

As grandes distribuidoras de equipamentos conseguem praticar preços menores, mas geralmente não vendem ao consumidor final (pessoa física), vendendo somente a empresas instaladoras, chamados de integradores.

A Elgin conta com produtos para que você tenha energia solar. Conheça alguns modelos para que você possa fazer o melhor investimento em energia solar. É a garantia de uma maior eficiência energética.

Cenário de energia solar

Em julho de 2020, o governo brasileiro anunciou uma medida que isenta o imposto de importação sobre alguns equipamentos voltados à geração de energia solar. 

De acordo com a medida do governo, os equipamentos de energia solar terão os impostos de importação zerados até o final de 2021.

Isso torna a aquisição em energia solar ainda mais vantajosa. Sem dúvida, é uma oportunidade de crescimento para o setor.  

Primeiramente projetos de grande porte devem ser os mais beneficiados com a isenção. O setor também auxilia os sistemas de energia solar menores, que são instalados em residências ou prédios comerciais.

Apesar do ano anterior ser marcado por um cenário econômico difícil, o setor fotovoltaico manteve um crescimento no país bastante relevante.

imagem de placas fotovoltaica no telhado de uma casa
Seja em casa ou empresa, a energia solar está cada vez mais presente.

Cerca de 70%, ou seja, um total de 7,5 GW (valor que se refere a quase metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu). Um resultado extremamente positivo para o setor, que já prevê uma recuperação acelerada a partir deste ano.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o ano de 2020, mesmo em um cenário de recessão econômica, apresentou dados que só mostram a importância do investimento em energia solar.

Conclusão: energia solar é a fonte de energia que protege o meio ambiente 

Existem áreas com forte radiação como, por exemplo, regiões como o Nordeste. Além disso, o baixo custo de manutenção dos equipamentos também é visto como uma vantagem.

No entanto, investir em energia solar não é algo simples. Ainda mais que as tecnologias utilizadas para a captação de energia solar são muito caras.

Principalmente, as placas fotovoltaicas de alta complexidade e o armazenamento das placas não são tão eficientes como deveriam ser.

Mas o custo-benefício vale a pena, além de trazer diversas vantagens. Invista em energia solar, calcule a sua economia e acesse nosso site para conhecer mais sobre o Kit Solar da Elgin.

imagem de um kit de energia solar.
Kit solar para renovar a energia da sua casa

Acima de tudo, saiba que para ter um sistema fotovoltaico padrão, conectado na rede elétrica da sua residência, você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial.

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%.

O kit é composto por painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores.

Agora que você já sabe porque deve investir em energia solar, busque pela melhor marca e reduza a sua conta de energia.

Quer saber quanto você pode economizar com painéis fotovoltaicos? Confira abaixo:

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.