Vantagens do ar-condicionado Inverter: conheça os benefícios

Caio Alves - 26/05/2020

O que é terminal de autoatendimento: tipos e como instalar

Caio Alves - 26/05/2020

Energia Limpa: o que é, tipos e como produzir?

Caio Alves - 26/05/2020
serpentina de cobre
terminal-de-autoatendimento-blog
energia limpa

Com todos os problemas ambientais que a natureza enfrenta, a energia limpa é uma das soluções mais viáveis e acessíveis para enfrentar o desequilíbrio ambiental.

Para muitos, ela é tida como uma tecnologia cara e que não está disponível para qualquer um. O que não é verdade. Existem muitos tipos de energia limpa, alguns mais caros e complexos, outros mais baratos e acessíveis.

Atualmente, grande parte do mundo utiliza energia não renováveis e poluentes, como combustível fóssil, a energia nuclear, carvão mineral e gás natural.

O combustível fóssil, também conhecido como petróleo, é a fonte de energia mais utilizada no mundo e também a mais poluidora. Segundo, a Global Carbon Project, em  2018 mais de 37 bilhões de toneladas de carbono foram lançadas na atmosfera.

Com as altas taxas de emissão de gases, o mundo e os seres humanos cada vez mais enfrentam sérios problemas em relação a poluição.

Nesse cenário, a energia limpa se mostra como o caminho certo para seguir no futuro. Prova disso é que apenas em 2011, Estados Unidos, China e Alemanha, investiram mais US$ 124 bilhões em energia limpa.

O que é energia limpa?

Toda fonte de energia que é considerada renovável, é energia limpa. Além disso, esse tipo de energia não emite nenhum tipo de poluentes

A principal característica da energia limpa é que ela não gera nenhum impacto no meio ambiente. Mesmo que emita um pouco de poluente, ainda pode ser considerada limpa, pois é muito mais sustentável que as energias não renováveis.

energia-limpa

Qual a importância da energia limpa?

Com as energias não renováveis dominando o mundo, o meio ambiente está cada vez mais em risco.

Segundo a SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), no Brasil a geração elétrica foi responsável pela emissão de 423,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, isso apenas em 2016.

Um dos principais benefícios da energia limpa, é que além de não prejudicar o meio ambiente, elas são fontes infinitas de geração de energia, ou seja, nunca irá se esgotar.

Como já se sabe, esse tipo de energia traz muitos benefícios para o meio ambiente, o que consequentemente, melhora a qualidade de vida dos seres humanos.

As energias não renováveis, como o petróleo, oferecem muitos riscos para a saúde humana, como problemas cardíacos, respiratórios e dermatológicos. Todo ano milhões de pessoas morrem por conta dos problemas causados pela poluição.

A energia limpa é a alternativa que surgiu para acabar com todos esses problemas, tanto para o meio ambiente quanto para nossa vida.

Quais são os tipos de energia limpa?

O que muitos não sabem é que existem diversos tipos de energia limpa, e algumas delas já muito utilizados no Brasil. Confira:

Energia Eólica

A energia eólica é aquela que utiliza a força do vento para gerar energia elétrica. Provavelmente você já tenha visto geradores de energia eólica, eles estão presentes em muito lugares do Brasil.

Possuem uma aparência parecida ao um ventilador, são extremamente altos. Geralmente são utilizados em locais com muitos ventos e que a rede elétrica tem dificuldade para chegar.

energia-eolica

Energia Hidráulica

Esse tipo de energia é proveniente da força da queda da água. É a fonte de energia mais utilizada no Brasil.

As hidrelétricas costumam ter um custo muito elevado, além de que para serem construídas precisam desmatar boa parte da mata em que estão as quedas d’água.

energia-hidraulica

Energia de Biomassa

A energia de biomassa tem como fonte materiais orgânicos, como a cana-de-açúcar, óleos vegetais, restos de alimentos, madeira, plantas e muito mais.

Para que seja gerado a energia, esses materiais são queimados, gerando então o biogás, formado após a combustão dos insumos orgânicos. Um dos problemas desse tipo de energia é necessidade de desmatamento.

Energia Solar

Essa é considerada uma das fontes de energia mais benéficas e modernas que existem. Como o próprio nome diz, a energia solar é gerada a partir da luz do sol.

Para gerar a energia elétrica, a luz do sol é captada pelos painéis solares fotovoltaicos e então convertida através do sistema.

Os principais benefícios da energia solar, é que ela é acessível para muitas pessoas, podendo ser instaladas em casas, fazendas e empresas. Bem como econômica, com ela é possível economizar até 95% os custos com energia elétrica.

energia-solar

Características da energia limpa

Ao analisarmos cada tipo de energia limpa, podemos perceber que todas possuem uma característica em comum: a natureza como geradora de energia.

Esse é o potencial da energia limpa, o uso de fontes naturais e sustentáveis para a geração de energia elétrica.

Essa característica é o seu ponto forte, e é por isso cada vez mais o mundo está caminhando para utilizar energia limpa. Atualmente, cerca de 24% da energia utilizada no mundo é proveniente de energia limpa.

O que é um projeto de energia limpa?

Quando pensamos em utilizar um gerador de energia limpa, não podemos simplesmente instalar sem antes ter um bom planejamento.

Ter um projeto de energia limpa é essencial para que seja possível ter um sistema bem executado e que funcione normalmente.

Para isso, geralmente é necessário a execução por uma equipe especializada.

No caso de energia solar, por exemplo, é preciso que um projeto seja feito de acordo com as dimensões do espaço, as características do ambiente e a necessidade de energia.

Em algumas empresas, como a Elgin, você encontra uma equipe 100% preparada para auxiliar a desenvolver um projeto para você.

Dessa forma, o funcionamento da energia limpa pode ser garantida.

Como produzir a própria energia?

Produzir a própria energia pode parecer algo um pouco complicado, principalmente se pensarmos em colocar um aerogerador em uma casa ou empresa.

Mas saiba que alguns tipos de energia limpa permitem um uso simples e de fácil instalação, como é o caso da energia solar.

É muito simples, basta adquirir um Kit de Energia Solar, na Elgin você encontra diversos kits de acordo com sua necessidade.

Para ter um painel fotovoltaico em sua residência, primeiro é necessário decidir se você terá um sistema on grid ou off grid. Para o sistema on grid é necessário uma estrutura composta por:

  • Bloco gerador: painéis fotovoltaicos, cabos e estrutura de suporte;
  • Bloco de condicionamento de potência: inversores de tensão.

No sistema de off grid, essa é a estrutura:

  • Bloco gerador: painéis fotovoltaicos, cabos e estrutura de suporte;
  • Bloco de condicionamento de potência: conversores, inversores de tensão, retificadores, seguidor de ponto de potência máxima, diodos de bloqueio e de passagem e controladores de carga;
  • Bloco de armazenamento: composto por baterias.

Para dar o pontapé inicial e começar a produzir a própria energia elétrica, essa é a estrutura necessária.

Essa estrutura você pode encontrar nos Kits da Elgin.

Para realizar a instalação, o processo é mais complexo.

É preciso muito cuidado na hora de instalar sistemas mais complexos, pois geralmente eles possuem um alto grau de dificuldade de instalação, além disso oferece um grande risco à vida.

Para instalar um painel solar fotovoltaico, é importante que se tenha o suporte de uma empresa ou profissional especializado, chamado integrador, para que não ocorra durante a instalação e tudo saia como o esperado.

Após tudo instalado, os painéis solares irão captar a luz do sol e converter em energia elétrica, que poderá ser consumida por toda a residência ou empresa.

como produzir energia limpa

Conclusão: energia limpa é o futuro

A energia limpa pode ser entendida como qualquer forma de energia gerada por meios sustentáveis, também são consideradas renováveis.

Como vimos, mais de 124 bilhões de dólares foram investidos em energia limpa, em 2011. Esse valor foi investido por apenas três países, consideradas algumas das maiores potências do mundo.

Com isso, fica claro, que a energia limpa é o futuro.

Entre os tipos de energia limpa, as mais famosas são a Energia Eólica, a Energia Hidráulica e a Energia Solar.

Sendo que a energia solar, é a mais vantajosa, para quem pretende produzir sua própria energia, seja em casa ou na própria empresa. Oferecendo muitos benefícios, como a economia de até 95% na conta de luz e ser dono da própria geração de energia.

Investir em energia limpa é uma tendência que está cada vez mais crescendo! Clique aqui e faça o dimensionamento do seu projeto com a Elgin.

Gostou do texto? Acesse nosso blog para conferir mais conteúdos como este!