Como resolver o problema do ar-condicionado pingando?

Guilherme Neves - 15/04/2021

Novo inversor solar da Elgin é eficiente e tem longa vida útil

Guilherme Neves - 15/04/2021

Aprenda como fazer café na cafeteira elétrica

Guilherme Neves - 15/04/2021
imagem de um ar-condicionado
imagem de um inversor solar.
imagem de uma cafeteira elétrica.

É difícil encontrar alguém que não tome café, não é mesmo? Afinal, tomar uma xícara de café pela manhã é o melhor jeito de começar o dia. Para ter conforto e comodidade na sua casa ou no trabalho, nada melhor do que ter uma cafeteira elétrica. Mas como fazer café na cafeteira?

Sem dúvida, em função da correria do dia a dia, a cafeteira elétrica é a solução para um preparo de café mais rápido com qualidade e sabor. Até mesmo para aquelas pessoas que acreditam que o café de verdade é aquele preparado na boca do fogão com um coador.

São ágeis no preparo da bebida. Enquanto você está ocupado com alguma coisa, seja fazendo outras atividades ou se preparando para ir ao trabalho, a cafeteira está produzindo um café fresquinho para você. 

O café, além de ser um aliado para a sua saúde, desde que tomado com moderação, é o acompanhamento ideal para um café da manhã ou da tarde, seja com um pão com manteiga, um pão de queijo, bolo ou bolacha.

imagem de um café com pães.
Tenha mais praticidade ao fazer um café na cafeteira

Benefícios do café

Caso seja consumido com moderação, o café pode ser um ótimo aliado na sua saúde. Conheça alguns benefícios do café, que não são apenas sabor e energia

Café melhora o desempenho cognitivo

Isso se deve à cafeína presente na bebida, que é um dos estimulantes mais consumidos no mundo. Ela acelera o metabolismo, aumentando a oxidação de ácidos graxos. E as substâncias presentes no café fazem com que o organismo fique ativo, combatendo o sono e cansaço.

Café no combate de problemas cardíacos

Uma pesquisa realizada com 140 mil pessoas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que quatro doses diárias de café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca (uma condição em que o coração não consegue bombear o sangue adequadamente para o corpo).

Segundo alguns estudos científicos, o consumo moderado do café pode diminuir a glicemia no sangue de pessoas com diabetes. Em uma pesquisa, com cerca de 200 mil pessoas nos EUA, Europa e Ásia, comprovou-se uma redução de 35% no risco do surgimento de diabetes de quem consumia pelo menos duas xícaras da bebida por dia.

Cuidados com o café

Há alguns cuidados que você deve ter com o café, tanto quanto ao consumo quanto a qualidade de seu grão na hora de utilizá-lo.

O consumo de café em excesso, principalmente de estômago vazio, pode ser prejudicial. Assim como a qualidade do seu grão pode prejudicar a sua experiência. 

Antes de mais nada, é preciso ter alguns cuidados com o café para prepará-lo da maneira correta. Para garantir que seu café não fique amargo é fundamental sempre colocar água filtrada ou mineral e nunca misturar o café velho com o novo

Neste caso, utilize os grãos de café que foram torrados há menos tempo e com data de fabricação dentro da validade.

Leia também: Como resolver o problema do ar-condicionado pingando?
Segredos de iluminação para sua sala de estar
Qual é a melhor máquina de sorvete expresso?

Formas de fazer o café

Como você gosta de tomar seu café? Com açúcar, com adoçante, com leite, puro, cremoso? Prefere café coado ou expresso? Todo mundo tem uma preferência na hora de saborear essa bebida, mas você sabia que existem diferentes maneiras de fazer café? 

Existem diversas maneiras de fazer café. Confira alguns métodos:

Café preparado no filtro de papel

Trata-se de um método que surgiu na Alemanha em 1908, criado por uma dona de casa chamada Melitta Bentz. 

Para eliminar os resíduos de café que ficavam no fundo da xícara e deixar a bebida menos amarga, Melitta fez furos em um caneco de latão e em uma tampa, depois recortou um pedaço de papel mata-borrão (um tipo de papel que absorve tinta fresca) e colocou-no no caneco de latão, tampando-o. Assim, surgia o filtro de papel, que é ainda usado. 

Com esse método, o café não fica muito encorpado, mas fica mais suave, menos amargo e mais translúcido.

Café no coador de papel

Já o filtro de papel é um processo parecido com o do coador de pano. Mas a diferença é que o material do filtro é descartável. E para acertar na utilização do filtro, o ideal é usar um pó de café médio ou fino. 

Existem filtros de várias marcas, que são colocados em um suporte de filtro de café que pode ser encaixado diretamente no bule.

Café na prensa francesa 

A principal característica da prensa francesa é preservar a oleosidade do café na hora de processá-lo ao ponto de bebida. Esse processamento permite um sabor mais arrojado.

Cafeteira italiana

Para quem prefere um café forte, mas sem ser expresso, a cafeteira italiana pode ser uma opção. O processo de fazer café na cafeteira é por meio da pressão do vapor produzido pela água fervente. Essa cafeteira pode ser encontrada em diversos tamanhos e vem com dois compartimentos.

Como fazer café na cafeteira elétrica?

A cafeteira elétrica, como já vimos, anteriormente, pode ser muito útil e prática. Mas, antes de tudo, é necessário saber como preparar o café nessa máquina. Confira passo a passo como utilizá-la:

Comece colocando um filtro de papel na cafeteira. Algumas máquinas vêm com um coador próprio (feito de pano ou nylon) que precisa ser sempre lavado após o uso. Caso sua cafeteria seja assim, certifique-se de que o filtro esteja limpo.

Coloque o pó de café dentro do filtro, conferindo sempre as medidas. A medida ideal é uma colher de sopa de café para cada 100 ml de água.

Verifique as recomendações do manual da cafeteira (algumas recomendam proporções específicas). Com o tempo, dá até para você personalizar a sua própria proporção (dependendo se você gosta de café mais forte ou fraco).

Água filtrada no compartimento indicado

É muito importante que você coloque a água no compartimento indicado. Pode ter o risco de você derramar a água diretamente no filtro com o pó de café, o que, sem dúvida, é um dos maiores erros.

Depois de colocar a água no local certo, ligue a cafeteira na tomada, aperte o botão e deixe-a realizar o trabalho. 

Agora espere até que toda a água passe pelo filtro. Quando não estiver mais pingando, tire o filtro e jogue a borra fora. Dessa forma você evita que respingos mais amargos possam cair no café. Depois, é só servir. 

E também não se esqueça de conferir as instruções da máquina para não cometer nenhum erro. Saiba que dependendo da cafeteira, pode ser que você precise fazer uma programação (acionando alguns botões) para iniciar o preparo. 

Como limpar corretamente a cafeteira?

Após utilizar a cafeteira elétrica para preparar o café, faça uma limpeza (mesmo que superficial) para tirar restos de pó e outras sujeiras que eventualmente possam surgir. 

Caso o seu filtro seja de pano, lave-o na água corrente e guarde-o em seguida. Para limpar a máquina, utilize um pano umedecido. Já para sua jarra de vidro, você pode lavá-la com esponja e detergente.

Conclusão: Cafeteira elétrica facilita o preparo do seu café com sabor

Tomar uma xícara de café toda manhã é uma boa forma de despertar e, ao mesmo tempo, garantir energia para encarar a rotina. 

Quer ter essa energia para enfrentar o dia dia? O café fresquinho preparado na sua cafeteira elétrica é ideal para que você esteja animado, seja no trabalho ou até mesmo na realização de outras atividades.

Mas para fazer café na cafeteira há alguns cuidados. Vale ficar atento, sobretudo, em algumas questões: nunca coloque açúcar na água do preparo, despeje a água no reservatório indicado com cuidado e na medida desejada e coloque o filtro de papel correto na sua cafeteira e confira as instruções que estão na própria caixa. 

Café, Grãos De Café, Copa, Xícara De Café, Cafeína
O café pode trazer muitas vantagens para você e fica muito mais fácil fazer na cafeteira

Na hora de adquirir uma cafeteira elétrica, busque por marcas com modelos mais resistentes e que atendam a sua necessidade. A Elgin traz como novidade em seu portfólio de produtos uma cafeteira elétrica, prática e funcional que garante um café com sabor e qualidade.

Como fazer café na cafeteira elétrica?
Faça um café mais rápido e com muito sabor com essa cafeteira elétrica. Confira o manual e aprenda como fazer café

O modelo é para que você prepare ainda mais rápido seu café. É muito prática. Sua jarra é removível e lavável. Confira outras características da cafeteira:

O modelo de vidro faz até 15 xícaras, tem potência 675W, conta com base com aquecimento antiaderente e indicador de nível de água (capacidade de 600 ml).

Agora, você já pode se arrumar com mais tranquilidade para ir ao trabalho ou realizar suas atividades diárias sem ter a preocupação de preparar o seu cafezinho, seja pela manhã ou à tarde.

Gostou? Confira outros textos no blog!