Como escolher uma máquina de costura profissional?

Guilherme Neves - 06/04/2021

A Elgin volta às suas origens e traz novidades no segmento da costura

Guilherme Neves - 06/04/2021

Aprenda como limpar o filtro do ar-condicionado

Guilherme Neves - 06/04/2021
imagem do ar-condicionado

A utilização do ar-condicionado faz parte do dia a dia de escritórios, clínicas, hospitais e lares. Diante de seu uso frequente podem surgir dúvidas quanto à manutenção do aparelho. Por exemplo, você sabe como limpar o filtro do ar-condicionado?  

Ter um ar-condicionado é um investimento essencial, isso é claro. Mas não basta simplesmente colocá-lo em funcionamento, é preciso tomar cuidados tanto na instalação e, principalmente, quando ele já está funcionando.

A manutenção deve ser realizada mediante ao consumo do ar-condicionado. Ou seja, quanto mais utilizado, maior a necessidade de fazer uma manutenção. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é recomendável a limpeza dos filtros.

Por que limpar o filtro do ar-condicionado?

Saúde em primeiro lugar. Para manter eficiente a capacidade de funcionamento do ar-condicionado, faça a limpeza do filtro. Um filtro sujo impede o fluxo constante de ar limpo. 

Neste caso, os sistemas de aquecimento e resfriamento começarão a sobreaquecer e desligarão automaticamente. Se isso acontecer muitas vezes, o ar-condicionado pode estragar completamente.

É imprescindível que o aparelho esteja funcionando corretamente. Não somente para  extrair tudo o que há de melhor nele, como também, trazer uma melhor qualidade de saúde aos trabalhadores. E os ambientes como indústrias, shoppings, hospitais, lojas e laboratórios precisam ter um trabalho eficiente de refrigeração por algumas horas do dia.

Locais como estes não podem ficar sem o funcionamento correto do ar-condicionado, não é mesmo? Por este motivo, as manutenções são necessárias e têm que ser realizadas periodicamente, para que o aparelho sempre funcione de forma segura e eficaz.

imagem de um ar-condicionado.
Como limpar o filtro do ar-condicionado?

Passo a passo de como limpar o filtro do ar-condicionado

É importante garantir a durabilidade do aparelho por mais tempo e ainda proporcionar um funcionamento saudável para todos de sua família. Mas como fazer a limpeza de ar-condicionado de forma rápida e eficiente?

Recomenda-se fazer a limpeza uma vez a cada duas semanas. Você deve seguir os seguintes passos: 

Remova os filtros de ar segurando a aba de retenção de poeira e puxando-a levemente para frente. E para remover a poeira que aderiu aos filtros, use um aspirador de pó ou lave-os com água e deixe secar à sombra. Pronto, agora reinstale o filtro. Mas se os filtros estiverem danificados, adquira filtros de reposição consultando o Posto Autorizado.

Cuidados para ter na hora de limpar

Com água morna ou detergente neutro e um pano é realizada a limpeza dos filtros ao retirar o painel frontal do ar-condicionado. Depois de lavado, o filtro deve secar naturalmente. Após todos os procedimentos e com o filtro seco, coloque as peças nos lugares novamente e espere cerca de dez minutos antes de religá-lo.

Esses são alguns cuidados que você deve ter com seu ar-condicionado. Conte sempre com a ajuda de um especialista para que ele possa fazer uma melhor e mais assertiva manutenção

Filtro Ion Air

Os filtros ion air eliminam 99% de vírus, bactérias e ácaros proporcionando um ambiente mais limpo e saudável. E esse tipo de filtro dispensa limpeza e manutenção por ser um filtro ativo, no qual os íons vão em direção aos microrganismos. Já com os filtros convencionais, o ar circula através deles necessitando de mais cuidados. 

Leia também: Como escolher uma máquina de costura profissional?
O que é Automação Comercial?
Tudo sobre decoração e iluminação

Qual é a frequência para limpar o filtro?

A troca e limpeza dos filtros de ar são questões mais importantes quando se fala em manutenção de ar-condicionado. O aparelho deve estar funcionando de forma correta e eficiente, mas sem espalhar para o ar elementos contaminantes prejudiciais à saúde. Faça a limpeza e evite acúmulo de sujeiras.

Como já vimos anteriormente, o filtro deve ser limpo a cada duas semanas. Quando estão sujos, os filtros não deixam que o ar circule livremente, o que impacta no funcionamento do aparelho de maneira negativa. Nesse cenário, o esforço maior da sua mecânica pode aumentar o consumo de energia.

Qual empresa devo buscar quanto à manutenção?

A manutenção de seu ar-condicionado deve estar condicionada aos serviços prestados por empresas que sejam confiáveis e que tenham credibilidade no mercado. A Elgin está entre as principais do mercado no segmento. Inclusive, conta com mais de 1600 assistências técnicas credenciadas pelo Brasil.

Além disso, na busca pelo ar-condicionado, procure se informar sobre o que a empresa pode lhe oferecer quanto à manutenção e outros atendimentos.

Quando preciso acionar um técnico para realizar a limpeza?

Mal cheiro, queda acentuada de gotas de água e filtro escuro são sinais sintomáticos para que se procure um auxílio técnico.

Com o trabalho de uma assistência técnica, o consumidor consegue economizar energia e se prevenir contra a proliferação de bactérias que podem acarretar em doenças respiratórias.

Se o seu ar-condicionado ainda estiver na garantia e caso tenha sido instalado por um técnico autorizado da marca, acione a central da assistência técnica do fabricante. Saiba que a Elgin oferece três anos de garantia se instalado por empresa credenciada e um atendimento especializado.

imagem de um ar-condicionado.
Limpeza dos filtros para um ar-condicionado atuando na sua máxima performance

Modelos de ar-condicionado

Como cada modelo de ar-condicionado apresenta especificidades diferentes,  recomenda-se verificar no manual do aparelho a frequência correta de manutenção.

O mercado oferece diversos tipos de ar-condicionado que valem a pena conhecer. Confira os modelos da Elgin que vão lhe atender nesse verão e acesse nosso site para conferir outros produtos que possam te atender no dia a dia.

Inverter Eco Life

Com capacidade de 9.000 a 24.000 BTU/h, o Inverter Eco Life conta com um baixo nível de ruído devido a Tecnologia Inverter e ainda é muito mais econômico por fazer menos força para funcionar, consumindo menos energia elétrica.

O ar-condicionado Inverter Eco Life conta com controle remoto e manual de instruções totalmente em português, tornando mais fácil e prático o uso no dia a dia.

O aparelho conta com filtros que eliminam até 99% de vírus e bactérias, além de eliminar odores e auxiliar também no combate ao estresse e produção de colágeno na pele.

E praticidade é poder contar com um ar condicionado que possa fazer a limpeza de seu próprio sistema com apenas um comando. O Eco Life auto higieniza o evaporador impedindo a proliferação de fungos e bactérias no ambiente.

Eco Inverter

Com capacidade de 9.000 a 30.000 BTU/h, o modelo oferece mais saúde, economia e conforto para você.

Com design clean, o ar-condicionado está disponível nas versões Frio e Quente/Frio. Conta com display de temperatura invisível – só aparece ao ligar e é possível desligá-lo apertando a tecla “Screen”. O Filtro Ion Air faz com que o modelo elimine 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente. 

O aparelho mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia, por conta da Tecnologia Inverter.

Conclusão: Filtro do ar-condicionado limpo é a garantia de mais saúde   

A falta de limpeza pode resultar na diminuição da capacidade de refrigeração, além de aumentar o consumo de energia e surgirem ruídos e respingos. Então é mais do que necessário a higienização do ar-condicionado. É uma medida fundamental para o seu bom funcionamento.

Limpar o filtro do ar-condicionado é muito importante para não só termos eficiência energética, como também, conforto térmico, proteção de componentes internos, aumento da vida útil do aparelho e, sobretudo, um dia a dia mais saudável.  

Embora a manutenção possa precisar de um auxílio profissional, saiba que algumas manutenções podem ser feitas por você. No entanto, somente em situações que não requerem um tratamento tão técnico.

Saiba que toda a poeira acumulada nos filtros é repassada para aqueles que respiram o ar do ambiente refrigerado. 

Para limpar gabinetes e grelhas – o acúmulo de poeiras torna o ar-condicionado com uma capacidade de funcionamento reduzida – faça uso de um pano ou flanela macia. Mas não utilize álcool ou solvente, já que pode danificar o seu aparelho. 

Gostou? Confira outros textos no blog!