Ar-condicionado 03/02/2022 | 3 min. de leitura

Ar-condicionado para shopping center

Umas das grandes vantagens de realizar suas compras no shopping, principalmente no verão, é a prazerosa temperatura climatizada desse ambiente, o que torna a tarefa de comprar muito mais agradável.

O que muita gente não sabe é como funciona o sistema de climatização de um shopping e das lojas, e como um espaço tão amplo pode se manter sempre climatizado. Pensando nessa dúvida, preparamos um artigo com os principais tópicos sobre ar-condicionado para shopping center.

Os principais sistemas utilizados

Ar-condicionado central: esse modelo de ar-condicionado é composto de um condensador potente e diversas evaporadoras. Ao invés de unidades autônomas, é utilizado uma central para distribuir o ar-refrigerado por ambientes diversos. O ar-condicionado central pode ser aplicado em modelos Chiller, Fancoil e Self contained.

Ar-condicionado chiller: os chillers são resfriadores de água com capacidade de trabalhar com alta variação de temperatura. Eles produzem água gelada que irá resfriar o ar ou os equipamentos. Muitos modelos fazem o controle da umidade relativa, temperatura, movimentação, renovação do ar, além de refrigerar.

Ar-condicionado fancoil: esse equipamento é potente, indicado para climatizar grandes ambientes, hospitais, shoppings e centros comerciais. Ele usa água gelada em seu sistema e não precisa de fluido refrigerante para funcionar.

Ar-condicionado self contained: o ar-condicionado self contained é uma unidade de refrigeração independente, que reúne a condensadora e evaporadora em um mesmo lugar, são unidades de porte médio que podem refrigerar um andar inteiro.

Split Piso-Teto: o piso teto é um ar-condicionado grande e que pode ser usado tanto no chão quanto na parede, por isso o nome. Ele é recomendado para ambientes comerciais, pois ele conta com um fluxo de ar maior do que os outros. Mas também pode ser usado em ambientes residenciais muito amplos, com um pé direito alto. A maior vantagem do piso teto é a sua flexibilidade instalação, que permite ser colocado no solo ou em uma parede. 

Split Cassete: O cassete é um modelo ar-condicionado split que é instalado no teto ou no forro do ambiente. O aparelho suga o ar quente que fica na superfície do espaço e evapora o ar refrigerado, que por causa de sua densidade, se mantém próximo ao solo. 

Multi Split: O multisplit funciona como um modelo normal de split, a maior diferença é que ele pode ser composto por uma condensadora (externa) e até cinco evaporadoras (internas), ou seja, é possível climatizar até cinco ambientes. 

Leia mais:

Quando realizar esse tipo de manutenção?

Esses ambientes necessitam de um cronograma de limpeza e manutenção preventiva de ar-condicionado para evitar eventuais problemas. Realizar manutenção corretiva pode trazer custos mais elevados e diminuir a vida útil dos aparelhos.

Além disso, em janeiro de 2018 passou a ser obrigatório para empreendimentos que possuem sistemas a partir de 60.000 BTUs a contratação do PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle de um sistema de climatização. Trata-se de uma medida necessária para garantir a boa qualidade do ar no ambiente.

Para que não ter problemas quanto a manutenção de ar-condicionado é importante contratar um atendimento personalizado. Dessa forma, a equipe técnica consegue verificar e entender qual a manutenção indicada para aquele ambiente, e assim, oferecer as soluções e orientações mais adequadas para o bom uso do aparelho.

Qual o melhor ar-condicionado para shopping center e lojas?

A qualidade e garantia dos aparelhos são essenciais para que você possa escolher o tipo de ar-condicionado certo para o shopping e lojas. Veja alguns modelos que podem ser a solução para esses ambientes:

Cassete Inverter

A linha Cassete Inverter trabalha com gás ecológico R-410A e possui um design elegante capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte. Também tem capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio.

Multisplit Total Inverter

Multisplit Total Inverter permite ligar até cinco unidades internas, proporcionando muita flexibilidade e economia de espaço, possui painel com visor invisível e conta com tecnologia inverter e conta com evaporadoras de 7.000/9.000/12.000 e 18.000BTU/h.

Piso Teto Eco

Piso Teto Eco possui design sofisticado para ambientes com as mais variadas capacidades. Trabalha com o gás ecológico R-410A, está disponível nas versões frio e quente/frio, conta com três velocidades de ventilação, além de ter classificação A no Inmetro.

Gosto do post sobre ar-condicionado para shopping center? Leia mais sobre climatização abaixo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.