Como instalar lâmpada LED: aprenda como fazer

Guilherme Neves - 15/10/2019

Tudo sobre máquina de costura para iniciantes

Guilherme Neves - 15/10/2019

Como podemos deixar o ar-condicionado mais gelado? 

Guilherme Neves - 15/10/2019
como instalar lampada led
máquina de costura para iniciantes
Aprenda a ter um ar condicionado mais gelado

Dias quentes e momentos de muito calor surgem com toda força no verão. A chegada da estação proporciona opções extremamente agradáveis de se realizar, como: passear em parques, ir à praia com a família e frequentar a piscina de sua residência. É o período do ano que temos mais razões para utilizar o ar-condicionado

Quando a estação registra altas temperaturas, o que deve se fazer? Boa hidratação e alimentação balanceada são cuidados fundamentais para a saúde. Mas, se você pretende ter um clima ideal, seja no trabalho ou em sua residência, é essencial saber como deixar o ar-condicionado mais gelado.   

Para que você tenha energia renovada após uma boa noite de sono é crucial manter o ar-condicionado ligado. É importante não deixar o ambiente frio demais e o jato de ar não deve estar direcionado para seu cômodo. O aparelho oferece esse conforto térmico necessário para que o corpo relaxe. Adultos, idosos e crianças agradecem o seu bom uso. 

A questão é, qual solução proporciona um ambiente mais agradável ao longo do verão? Como colocar seu ar-condicionado de tal modo que fique dentro do ambiente ideal, para que lhe traga conforto térmico? Como mudar o ar-condicionado para o modo frio?  Que seria, um ar mais gelado. 

Renove suas energias em dias quentes, utilizando condicionadores de ar da Elgin.

Ar-condicionado mais gelado refresca seu ambiente e proporciona alívio em dias de calor

Mas como funciona o ar-condicionado?

É importante saber como o aparelho consegue executar suas tarefas e se tornar uma solução eficaz, quando o objetivo é a troca de temperatura do ambiente. Pode-se dizer que seu funcionamento é semelhante a de outros aparelhos de refrigeração como os refrigeradores, outrora, conhecidos como geladeiras. Os mecanismos do ciclo são similares. Combinam funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar. Usa a evaporação de um fluido refrigerante –  um produto químico capaz de absorver o calor e resfriar o ambiente de forma constante. Ele é o responsável pelas trocas térmicas no ar-condicionado.  

Ar quente ou frio? O modo escolhido vai de acordo com a sua necessidade. De forma simples, o modo de operação é selecionado por um simples acesso no controle remoto. No processo do aquecimento, o ar-condicionado retira o ar frio do ambiente e colocar para fora, ao ponto de bombear o ar quente para dentro. Na função de refrigeração, ele retira o ar quente do ambiente e traz o ar frio para o interior do cômodo.

A temperatura sendo acionada de forma abrupta acaba por gerar um consumo energético maior. E não se esqueça de ficar atento quanto às trocas de ar. Para que elas sejam realizadas com sucesso é necessário que as saídas de ar da condensadora (unidade externa) instalada do lado de fora do ambiente climatizado estejam sempre desbloqueadas. 

Também vale checar as pilhas do controle. Sempre utilize pilhas alcalinas, que duram mais e não causam danos ao aparelho. Agora, você trocou as pilhas e ele continua sem funcionar?  Então, é preciso checar seu controle que é composto de um sensor infravermelho e de uma placa eletrônica – possui um receptor, para onde vão os sinais do controle remoto. 

Qual a temperatura ideal para colocar no ar-condicionado?

É comum colocar a temperatura do ar-condicionado no mínimo possível para que rapidamente o ambiente fique mais frio. Isso acontece em dias onde há uma grande incidência de calor. Mas, será que isso é uma medida certa?

Embora muitas pessoas costumam agir dessa forma, saiba que tal ação não atinge o objetivo.  Independente da temperatura a ser colocada, a velocidade para resfriar o ambiente será exatamente a mesma. Então, qual deve ser a temperatura ideal para o ar-condicionado?

Para ter uma economia na conta de luz e não sobrecarregar o aparelho, segundo a Organização Mundial da Saúde, a temperatura indicada é de 24ºC.  Dessa forma, é mais fácil atingir a temperatura ideal, o que pode resultar em uma economia que pode chegar a 50%. Um consumo relevante em suas casas, não é mesmo?

Qual o modo mais gelado do ar-condicionado?

O modo de mais “friozinho” se caracteriza pela apresentação de um desenho, que simboliza um floco de neve, claro, que de acordo com a marca seu visual pode ser alterado. Então, para que você tenha um ambiente ideal, o modo frio pode ser acionado pelo controle remoto. Responsável por ligar a opção resfriar do seu aparelho – a função atua na temperatura mínima, por volta de 16 graus. 

Quanto tempo posso deixar o ar-condicionado ligado?

Para deixar o ar-condicionado mais gelado devo sempre deixá-lo ligado? Sem dúvida, esse, é um dos principais questionamentos. Afinal, quanto tempo podemos deixar o ar-condicionado ligado?  O produto não precisa ficar ligado o dia inteiro. No entanto, é preciso tomar conta que há algumas limitações em alguns casos. Existem tipos que não conseguem fazer aquecimento ou o resfriamento. Isso é decorrente da condição climática, seja fria ou quente, o que resulta em sobrecarga do motor e, eventualmente, ao seu completo desgaste.

Outro adendo importante, refere-se aos tipos de ar-condicionado mais indicados para qualificar seu dia. Quais pontos devem ser levados em consideração na hora da escolha do produto? Ressalta-se que o ar-condicionado convencional demora para resfriar ou aquecer o ambiente. Já o ar-condicionado inverter, que é econômico, durável e silencioso, refrigera o ambiente de forma constante ao controlar a velocidade do compressor. Um dos seus principais atributos é que ele desgasta menos o motor e reduz a emissão de ruídos. Além disso, traz uma economia significativa de energia. 

É a solução para trazer praticidade e comodidade para seu dia.

Ar-condicionado da Elgin é o modelo ideal para você

Meu ar-condicionado não está gelando, o que pode ser?

Pode ser por vários fatores que vamos abordar a seguir. Então, fique por dentro e entenda quais problemas podem te impedir de deixar o ar-condicionado mais gelado.    

Deve-se observar que o termostato – dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema – deve ser adequado ao ambiente que deseja refrescar. Nunca se deve colocar a temperatura do termostato no valor mais baixo que ele pode obter, uma vez que o interior do aparelho pode congelar ao ponto de impedir a circulação do ar frio. 

Obstrução nas saídas de ar

Vale verificar se as áreas de entrada e saída de ar, tanto da unidade interna, quanto da externa (no caso do split) estão bloqueadas. Caso, a resposta seja afirmativa, mesmo que o equipamento esteja conectado de forma correta, ele pode não gelar. Então, o que deve ser feito é o seguinte: retire o que estiver obstruindo e observe se ele voltou a gelar normalmente.

Limpeza dos filtros do ar-condicionado

Qualquer área de um ambiente precisa ser limpa, seja semanalmente ou diariamente. E isso não poderia ser diferente quando o assunto se refere ao ar- condicionado. Por exemplo, os filtros do ar-condicionado acumulam poeira, bactérias e microrganismos que causam malefícios à saúde e faz com que o aparelho trabalhe mais. Ocorre isso pelo simples fato de a passagem que circula o ar ficar bloqueada pelo excesso de sujeiras. 

E o resultado disso? Geração de mais energia, com redução na vida útil de suas peças e mais manutenções. Os filtros devem ser limpos uma vez a cada quinze dias. O tempo vai depender também do movimento no ambiente.

Falta de gás refrigerante no ar-condicionado

Como dito anteriormente, o gás refrigerante é fundamental para o sistema de refrigeração. Uma das causas possíveis para que você não consiga deixar o aparelho mais gelado se dá pela fuga desse gás, conhecido também como fluido refrigerante.

Sempre confira o gás refrigerante

Um profissional experiente deve ser acionado quando for necessário trocar o fluido. Saiba que fluidos de qualidade duvidosa podem danificar o seu aparelho. Então, tenha cuidado na hora de substituí-lo. O recomendável é sempre buscar assistências técnicas credenciadas pelo fabricante para evitar qualquer tipo de problema. 

Problema elétrico no ar-condicionado

Como devemos nos precaver quanto a isso?  Segurança deve vir em primeiro lugar. Respeite todas as etiquetas de aviso do fabricante. O ideal é procurar uma assistência técnica credenciada para diagnosticar o problema e realizar a manutenção necessária, que deve ser feita uma vez por ano.

Capacidade do ar-condicionado em BTU’s

Para atingir o clima ideal é necessário que o ar-condicionado esteja bem dimensionado para o ambiente. Sua potência é medida através da sigla BTU (Unidade Térmica Britânica). O  local onde o ar-condicionado será instalado, com base na densidade e o peso da água é um fator relevante. O que isso significa dizer? Os aparelhos de menor capacidade conseguem desempenhar de forma satisfatória nos cômodos menores da casa.

Um profissional técnico deve ser requisitado para constatar sua capacidade e, ao mesmo tempo, para que faça uma manutenção preventiva, a fim de que estenda em muito a vida útil do produto.  Clique aqui e simule o aparelho ideal para seu ambiente.

Leia também

Quanta energia consome um ar condicionado? 

Ar condicionado portátil: vale a pena comprar?

Qual o melhor ar condicionado inverter? 

Como deixar o ar-condicionado mais gelado?

Ar-condicionado é fundamental para que o ambiente fique na temperatura ideal.

Ambiente que deve contar com um ar-condicionado que atenda a sua necessidade

Faça o reset do ar-condicionado

Embora o sistema eletrônico tenha uma operação simples, pode ocorrer um problema que te impeça de ter um ar-condicionado mais gelado. Dessa forma, recomenda-se a execução de uma operação “reset”, a fim de restabelecer as ideais condições eletrônicas de funcionamento. Voltar as configurações iniciais do ar-condicionado é uma medida quando o sistema trava após uma sequência de comandos digitados no controle remoto.

A operação “reset” consiste em: desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do ar-condicionado, remover as pilhas do controle remoto, aguardar de um a dois minutos, religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do aparelho, recolocar as pilhas no condicionador de ar e entre outras questões que podem ser sanadas por meio de um atendimento profissional.  

Voltar as configurações iniciais do ar-condicionado é uma medida quando o sistema trava após uma sequência de comandos digitados no controle remoto. 

Feche todas as portas e janelas

O que pode prejudicar a vida útil do ar-condicionado? Para que o ar-condicionado atinja o máximo da sua performance é importante que todas as portas e janelas não fiquem abertas, evitando a entrada de ar quente nos cômodos. Com o ambiente exposto, o aparelho terá que trabalhar muito mais para climatizar um espaço, seja em ambientes empresariais ou residenciais como sala de estar e quarto. 

Cheque a função habilitada no controle remoto

Para deixar o ar-condicionado mais gelado, cheque a função habilitada no controle remoto. É comum ligar o ar-condicionado e já colocar no modo frio. Isso acontece em altas temperaturas, como já vimos anteriormente. Mas, às vezes pode surgir alguma dificuldade ao mudar o ar condicionado para o modo refrigeração no controle remoto. Seja porque o aparelho está no modo quente (caso, ele possa ser utilizado no modo quente/frio), ou simplesmente, por não estar mais na configuração desejada. Pode ser também, que esteja no modo ventilação ou no automático.

É comum ligar o ar-condicionado e já colocar no modo frio. Isso acontece em altas temperaturas, como já vimos anteriormente. Mas, às vezes pode surgir alguma dificuldade ao mudar o condicionador de ar para o modo refrigeração no controle remoto. Seja porque o aparelho está no modo quente (caso, ele possa ser utilizado no modo quente/frio), ou simplesmente, por não estar mais na configuração desejada. Pode ser também, que esteja no modo ventilação ou no automático.

Swing ou modo fan. Qual modo se utiliza para ter velocidade?

Entenda melhor as funções do controle do ar condicionado. O modo fan define a velocidade e a intensidade que o vento sai do seu aparelho.

Ao colocar nesta programação, você não vai deixar o ar condicionado mais gelado. O modo apenas auxilia na circulação do ar. Já o modo swing as aletas – peças responsáveis pela direção do vento – se movimentarem, fazendo com que o ar frio alcance mais lugares em menos tempo.

Coloque plantas na sua casa

Quando se fala de botânica para climatizar seu ambiente, invista em samambaias japonesas reais (eficientes na remoção de compostos orgânicos voláteis), as samambaias de Boston e os lírios. São excelentes alternativas para purificação do ar.

Quais modelos de ar-condicionado gelam mais?

Invista em um ar-condicionado inverter

Tanto o modelo inverter quanto os modelos tradicionais operam na mesma velocidade. A vantagem de ter um ar-condicionado inverter é que sua operação permite uma economia de energia de até 40% em relação ao modelo convencional.

De forma simplificada, o ar-condicionado inverter estabiliza a velocidade do compressor, gera menos desgaste no motor e menos ruídos, além de  manter a temperatura constante e desejada no clima ideal. Sua tecnologia faz com que o seu compressor nunca seja desligado. E o resultado disso? Não há incidência de picos de voltagem, que costuma acontecer no ato de ligar novamente o aparelho.   

Esse modelo é uma ótima opção para quem procura deixar o ar condicionado mais gelado no verão.

Conclusão: Ar-condicionado mais gelado, agora, você já sabe como ter

Agora você já sabe quais recomendações para deixar o seu ar-condicionado ainda mais gelado, mas não se esqueça de requisitar um profissional para fazer a instalação e fazer a manutenção preventiva, além de recorrer às assistências técnicas credenciadas quando for detectado qualquer tipo de problema. Também é fundamental realizar a limpeza de seus filtros. Com os filtros limpos, há uma redução do consumo em média de 10%. 

Utilize aparelhos com alta potência de velocidade e de baixo consumo energético, se preocupe com seu posicionamento no ambiente, acione a função frio e não se esqueça de acessar o site da Elgin, onde você encontra diversos aparelhos de ar-condicionado que vão atender por completo todas as suas necessidades.

Um modelo ideal para você é o ECO INVERTER:

Ar-condicionado ideal para seu ambiente.

Disponível nas versões frio e quente/frio – possui design clean, saída de dreno para os dois lados, display de temperatura invisível (só aparece ao ligar e é possível desligá-lo apertando a tecla “Screen”), Filtro Ion Air (elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente) e tecnologia ECO inverter (mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia).

Gostou? Confira o nosso blog para ler mais conteúdos como este!