Ar-condicionado 17/01/2020 | 10 min. de leitura

Ar-condicionado ou climatizador: O que você precisa nesse verão?

Ar-condicionado ou climatizador: O que você precisa nesse verão?

Para se refrescar nesse verão e ter um ambiente dentro do clima ideal você pode escolher entre dois aparelhos que fazem toda a diferença no seu dia a dia: ar-condicionado ou climatizador.

Mas você sabe como usá-los? Conhece a importância de cada um para sua casa? Saiba que é mais do que necessário entender como funciona um ar-condicionado ou climatizador.

O climatizador de ar, por exemplo, refresca os ambientes, mas não chega a resfriá-los ou aquecê-los. Por isso, ele é bastante indicado para determinadas situações e períodos.

O interessante é que, assim como alguns modelos de ar-condicionado, o climatizador de ar também tem modelos que podem aquecer o ambiente através da função quente e frio. Assim, ele continua funcional durante o inverno, naqueles dias em que a temperatura pode cair abruptamente ao ponto de trazer aquele friozinho.

A praticidade que ambos oferecem também vale o destaque. Por exemplo, um ar-condicionado portátil oferece uma instalação fácil e rápida, além da mobilidade para levá-lo nos cômodos que desejar. Assim como os climatizadores, que podem ser transportados facilmente pelos ambientes da sua casa.   

Confira outras peculiaridades de cada aparelho para que você faça a escolha certa. Conheça mais sobre suas funções, vantagens, desvantagens e outras questões cruciais para que a escolha entre o climatizador ou ar-condicionado seja feita da maneira mais assertiva possível.

Qual a diferença entre climatizador e ar-condicionado?

Enquanto o ar-condicionado refrigera e substitui o ar quente do ambiente, o climatizador funciona muito bem na hora de refrescar a sua casa, embora não tenha capacidade de refrigerar.

O climatizador é bastante indicado para quarto de crianças. De acordo com os especialistas, principalmente os bebês recém-nascidos não devem respirar um ar muito frio, porque pode ocorrer um ressecamento das vias aéreas, fazendo com que ele acorde com mais frequência.

Como funciona um climatizador de ar frio?

O climatizador conta com um reservatório de água. Antes do uso, é abastecido com água gelada ou gelo. O ar é puxado e enviado ao ambiente carregado de gotículas de água evaporadas, o que faz com que a temperatura do ambiente seja reduzida.

Existem alguns modelos que contam com outra função: o aquecimento. Se você mora em locais onde faz mais frio, é ideal utilizar um aparelho como esse. Com o climatizador, atuando tanto no modo quente quanto no frio, a temperatura pode ficar mais agradável durante o ano inteiro.

A entrada de ar, localizada na parte traseira do aparelho, deve ficar a uma distância mínima de 15 cm da parede. Ou seja, mantenha o climatizador distante de qualquer objeto para que não seja bloqueada a entrada ou saída de ar.

Outro ponto importante: para evitar vazamento da água do reservatório mantenha o aparelho sobre uma superfície plana.

Como funciona um ar-condicionado?

O ar-condicionado utiliza gás refrigerante para baixar a temperatura. É importante saber como o aparelho consegue executar suas tarefas e se tornar uma solução eficaz quando o objetivo é a troca de temperatura do ambiente.

Pode-se dizer que seu funcionamento é semelhante a de outros aparelhos de refrigeração como por exemplo, os refrigeradores. Os mecanismos do ciclo são similares. Combina funções de ventilação, aquecimento, circulação, arrefecimento e filtragem do ar. 

O aparelho usa a evaporação de um fluido refrigerante – um produto químico capaz de absorver o calor e resfriar o ambiente de forma constante. Ele é o responsável pelas trocas térmicas no ar-condicionado.

Ar quente ou frio? O modo escolhido vai de acordo com a sua necessidade. De forma simples, o modo de operação é selecionado por um simples acesso no controle remoto.

Para que o ar-condicionado tenha um melhor funcionamento, vale ficar atento quanto às trocas de ar. Para que elas sejam realizadas com sucesso é necessário que as saídas de ar da condensadora (unidade externa), instalada do lado de fora do ambiente climatizado, estejam sempre desbloqueadas.

Também cheque as pilhas do controle. Sempre utilize pilhas alcalinas. Elas duram mais, não causam danos ao aparelho e seu uso diminui o tempo de troca. É preciso checar seu controle que é composto de um sensor infravermelho e de uma placa eletrônica – possui um receptor para onde vão os sinais do controle remoto.

Ar-condicionado ou climatizador, quem consome mais energia?

A vantagem do climatizador em relação ao ar-condicionado é a economia oferecida pelo climatizador de ar no consumo de energia. Até mesmo fazendo um comparativo com os modelos de ar-condicionado mais econômicos, ele gasta menos energia elétrica. 

E é uma vantagem tão maior que as climatizadores podem trazer aos consumidores uma economia de até 90% na conta de luz na comparação com outros sistemas de aparelhos que climatizam e resfriam ambientes.

A temperatura do ar-condicionado acionada de forma abrupta acaba por gerar um consumo energético maior do que quando ele está atuando na maneira correta. Que seria atuando na temperatura dentro do normatizado.

Mesmo que o ar-condicionado consuma mais energia elétrica do que o climatizador, modelos como o inverter fazem valer a pena o investimento. A vantagem de ter um ar-condicionado inverter é que seu uso permite uma economia de energia de até 40% em relação ao modelo convencional.

Climatizador ou ar-condicionado para o verão?

Cada modelo possui sua especificidade e importância em dias de calor. Com a chegada do verão, o ar-condicionado ou climatizador são opções que podem lhe atender. Mas para fazer a escolha certa é fundamental conhecer os pontos positivos e negativos de cada aparelho.

O ar-condicionado inverter é uma ótima opção para quem procura deixar o ar-condicionado mais gelado no verão

Vantagens e desvantagens do climatizador

É companheiro do meio ambiente. Não libera nenhum tipo de gás quando está em funcionamento.

De simples instalação, ele oferece também portabilidade. Afinal, ele pode ser levado para qualquer cômodo da sua casa sem necessitar uma adaptação ou instalação que precise ser melhor planejada.

Possui a função de umidificação do ar, filtra o ar que entra no ambiente e oferece um excelente conforto térmico.

Além disso tudo, ele tem a função de ionizar o ambiente.  O que isso significa? Ionização é a formação de um ar mais energizado que nos faz sentir bem. Um fenômeno que induz a geração de mais íons negativos do que positivos no ambiente. E quanto mais íons negativos, a respiração se torna mais agradável. Os íons negativos anulam a presença de cargas mais pesadas — os íons positivos.

Essa função faz com que o ar-condicionado consiga eliminar 99% de vírus, bactérias e ácaros, deixando o ambiente mais limpo e agradável.

Leia também:

Quem desempenha o papel de ionização é o filtro de ar. A ação proporciona uma respiração mais agradável, o ambiente fica mais seguro e causa menos irritabilidade às vias respiratórias.

Agora vamos falar sobre suas desvantagens. Se ele é ideal para ser utilizado em ambiente menores, o mesmo não se pode dizer para ambiente maiores.

Nem todos os tipos conta com a opção de aquecer um ambiente em dias frios. Possui baixa eficiência nas regiões com muita umidade e não é indicado para regiões ou períodos que apresentam temperaturas muito baixas. Também em locais onde as temperaturas são extremamente quentes sua indicação não é válida.

Vantagens e desvantagens do ar-condicionado

Tanto o modelo inverter quanto os modelos tradicionais operam na mesma velocidade. Mas com o ar-condicionado inverter, você estabiliza a velocidade do compressor e vai ter menos desgaste no motor e menos ruídos, além de manter a temperatura constante e desejada no clima ideal.

Sua tecnologia faz com que o seu compressor nunca seja desligado. E o resultado disso? Não há incidência de picos de voltagem, que costuma acontecer no ato de ligar novamente o aparelho.   

A utilização correta de um sistema de ar-condicionado pode contribuir bastante para o estado de saúde das pessoas que se encontram em espaços fechados.

Já quanto aos pontos negativos podemos destacar: preocupação maior com a manutenção, valor menos acessível do que o climatizador e nem todos os modelos são silenciosos e práticos.

Isso sem contar que a instalação precisa ser melhor analisada. O cálculo do dimensionamento do ar-condicionado se faz mais do que necessário para permitir uma melhor utilização do equipamento e, sobretudo, uma economia de energia considerável.

Como escolher um bom climatizador?

Suas vantagens e desvantagens tem um peso considerável na hora de escolher o produto que mais atende a sua necessidade. Vale responder também outras questões: a velocidade é fundamental?, como ter um ambiente na temperatura correta? e será que refrescar o ambiente é o suficiente?

Lembre-se que os climatizadores são mais indicados para quem tem problemas respiratórios como asma e bronquite e para quarto de crianças.

O mercado conta com modelos eficientes e práticos. Fique por dentro das soluções apresentadas pela Elgin, que, sem dúvida, irão atender você. Conheça as principais novidades:

Magic Air

O Magic Air é um climatizador pessoal, pequeno, portátil e eficiente. Ele climatiza, ventila e umidifica o ar. Possui reservatório iluminado LED com 7 cores diferentes no mesmo aparelho – branco, verde claro, azul, verde, amarelo, violeta e vermelho – é silencioso e consome pouca energia.

Climatizador FCE

O climatizador FCE climatiza, ventila e ioniza o ar. Tem tamanho compacto, puxador lateral para facilitar o transporte, além de painel eletrônico e suporte para controle remoto. Também conta com compartimento para gelo, encaixe ao enrolar o cabo e tanque de água de 7,5 litros.

Climatizador Smart

O climatizador Smart climatiza, ventila e ioniza o ar. É fácil de guardar e transportar e vem com bandeja removível.

Como escolher um bom ar-condicionado?

O mercado disponibiliza vários modelos de ar-condicionado. Cada aparelho apresenta um diferencial e funções mais indicadas para cada tipo de ambiente.

Como já mencionado, o modelo inverter é uma excelente opção para sua casa. É a economia de energia garantida. No entanto, caso queira optar por outro modelo, o portátil pode ser a solução para refrescar seus dias nesse verão.

A Elgin conta com diversos tipos de ar-condicionado que devem fazer parte de seu dia a dia:

Eco Inverter

Com design clean, o modelo disponível nas versões Frio e Quente/Frio elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente e dispõe de tecnologia inverter – mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

Eco Cube

O Eco Cube é prático e fácil de instalar. Oferece capacidade de 9.000Btu/h.Frio, possui design moderno e clean, tem controle remoto, puxadores laterais e rodinhas que auxiliam no transporte para diversos ambientes.

Top Inverter

Disponível nas capacidades de 9.000 a 30.000BTU/h, o aparelho que garante o máximo conforto e economia em sua casa possui sistema inverter que economiza até 40% de energia. Toda a linha trabalha com o Gás Ecológico R-410A, com selo Procel (classificação A no INMETRO).

Conclusão: ar-condicionado ou climatizador? Os dois atendem você nesse verão

Os climatizadores possuem várias funções, como: ventilar, climatizar, ionizar e umidificar o ar. Além disso, os climatizadores são mais indicados para quem tem problemas respiratórios como asma e bronquite e para quarto de crianças.

Importante lembrar que os climatizadores não arrefecem o ar, embora amenizam a temperatura. Esses aparelhos contam com um reservatório de água para poder desempenhar da melhor maneira possível.

O climatizador de ar é mais econômico no consumo de energia elétrica e seu funcionamento é basicamente como o de um ventilador acoplado à um reservatório de água.

Por outro lado, o ar-condicionado gasta mais energia elétrica, mas tem a capacidade de resfriar o ambiente de forma mais completa, o que é muito importante para quem mora nas regiões mais quentes do país.

Então, qual é a melhor opção para você? Ar-condicionado ou climatizador? Agora você já sabe qual é o aparelho certo para que seu dia, seja no seu trabalho ou na sua casa, possa ser ainda mais produtivo em um ambiente que lhe traga bem-estar e conforto.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.