Informática 03/03/2022 | 2 min. de leitura

Quais são os tipos de tomada encontradas?

No mercado brasileiro existem diversos tipos de tomadas e interruptores, embora muitos modelos se pareçam, cada um funciona de maneira diferente quando instalado.

Se pretende comprar algumas tomadas para sua casa, é importante estar ciente dos tipos de tomada disponíveis, qual sua amperagem e voltagem para definir os exemplares mais adequados.

Existe um modelo de tomada universal?

Nunca se chegou a um acordo sobre uma tomada universal, ao longo do tempo, os países optaram por plugues específicos. Porém, com o aumento das exportações de aparelhos eletrônicos, isso começou a se tornar um problema, mesmo assim ainda não há um consenso sobre a tomada ideal.

No Brasil, existiam mais de 12 modelos de plugues, até a decisão de padronizar com modelos de dois ou três plugues.

Tipos de tomadas elétricas

Cada tomada tem um recurso específico, saber quais são as suas caraterísticas pode te ajudar a fazer a escolha mais adequada para sua residência. Alguns modelos possuem recursos que se estendem a apenas ligar e desligar.

As tomadas são classificadas da seguinte forma: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. Cada um desses tipos tem sua forma e quantidade de plugues. Na Europa, é muito comum utilizarem os tipos C e F, com plugues redondos. Já nos Estados Unidos, é usual os tipos A ou B, com plugues chatos. No Brasil, há dois modelos comuns de tomada:

Tomada com plugue Tipo C

O plugue elétrico Tipo C é um modelo que tem dois fios e possui dois pinos redondos. Ele se adequa a tomas que aceitem contatos redondos que varia de 4.0 a 4.8 mm em centros de 19 mm. Esse tipo de plugue geralmente se limitada a eletrônicos que necessitam de 2,5 A ou mais.

No Brasil esse modelo está sendo substituído pela tomada com plugue de três pinos, que funciona normalmente com plugues tipo C.

Tomada com plugue tipo N

Esse modelo de tomada é o padrão no Brasil, possui duas variações, de 10 A e de 20 A. A segunda versão é usada em aparelhos mais pesados, já que tem dois pinos redondos e um no meio de aterramento.

Verifique sempre a voltagem do local que pretende ligar o eletrônico, já que nem todos os aparelhos vendidos no Brasil são de dupla voltagem.

Leia também:

Atente-se a amperagem e voltagem da tomada

Além de prestar atenção ao plugue da tomada, atente-se também a voltagem, alguns estados no Brasil usam 220V e outros 110V, é necessário ter cautela para a instalação dos aparelhos para que não queimem ou tenham seu funcionamento comprometido.

Outro fator importante é a amperagem, verifique se o plugue tem 10A ou 20A, conforme a potência. Você já deve ter tentado conectar um plugue, que tenha a mesma entrada, mas não encaixa. Isso acontece, pois as tomadas de 10A e 20A são diferentes justamente para que os aparelhos de 20A que possuem maior potência, não sejam conectados em tomadas com 10A, que têm menor potência.

É importante escolher tomada e interruptores que sejam de boa qualidade e tenham componentes funcionais e que se adequem aos seus aparelhos eletrônicos.

A Elgin está há 70 anos no mercado com diversas opções para o setor de informática, como carregadores USB, multiplicador de tomada e extensões elétricas.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.