Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre os produtos mais utilizados para instalação de internet e TV a cabo
A internet fixa no Brasil está 70% mais rápida com o crescimento das instalações de banda larga através de fibra óptica nas residências e empresas, este ano o país passou da 56ª posição para 49ª no ranking mundial da internet.
A tendência é que com o leilão de espectro 5G e maiores investimentos no setor, o Brasil cada vez mais se destaque positivamente. Ademais, a demanda por instalações de fibra ótica deve crescer 13,5% neste ano, chegando a 12,5 milhões de km. Diante desses fatos o protagonismo dos equipamentos para instalação internet e TV a cabo aumenta. Por isso, no post de hoje tiramos algumas dúvidas comuns sobre os itens:
Índice
O que é fibra ótica?
A fibra ótica é um tipo de filamento muito fino, transparente e flexível, que é fabricado através de plástico ou vidro, trata-se de uma tendência na instalação de banda larga.
Sua função é transmitir conteúdos digitais em diversos formatos em alta velocidade, através de sinais luz. O cabo de fibra ótica funciona como condutor de luz, imagens e impulsos codificados. O material é fabricado em micrômetros, e seu tamanho chega consegue ser menor do que um fio de cabelo humano.
Quais os principais tipos de cabo de fibra ótica?
LSZH
O LSZH (Low Smoke Zero Halogen) é comumente utilizado para aplicações verticais. Eles produzem níveis muito baixos de fumaça e gases tóxicos. Por isso é indicados para espaços interiores, ambientes perigosos ou com áreas mal ventiladas, que tenha grande fluxo de pessoas.
COG
O Cabo Ótico de Uso Geral (COG) é também é utilizado em aplicações verticais, como em tubulações que possuem diversos cabos, sem fluxo de ar. Deve estar de acordo com a NBR 6812, que é destinada a verificar o atraso de chamas, quando surgirem danos no cabo.
CFOI
O cabo de fibra ótica é dielétrico e as fibras óticas ficam agrupadas em unidades básicas, chamadas de tubo loose. Destinado ao uso interno, o material contém elemento de tração dielétrico, cujo revestimento externo é termoplástico e não propaga chama.
SM
A SM (Single Mode) ou fibra monomodo transmite sinais para longas distâncias, pois o prolongamento da dispersão do laser é maior. Assim, a transmissão de luz ocorre em cumprimentos maiores de ondas, trafegando de forma linear, por isso que essa fibra é utilizada em redes externas.
MM
A MM (Multi Mode) também é chamada de fibra multimodo, sua capacidade de transmissão de dados pode trabalhar com múltiplas fontes. Assim, os núcleos permitem o tráfego de mais de um sinal. Entretanto seu alcance é muito menos do que o SM.
Linha para instalação de internet e TV a cabo
O Cabo de Fibra Óptica Elgin conta com uma capa protetora de PVC LSZH e Atrito convencional, para uso interno e externo, garantindo uma maior durabilidade, além disso tem um ano de garantia e é certificado pela Anatel.
Bobinas de Fibra Ótica tipo ASU80 ou AS80, com 6, 12 e 24 Fibras, com bobinas de 2km ou 3km. Bobinas de Fibra usadas em Backbones (entroncamento de Redes Fibra Ótica).
Modelos:
- 46RFBRAS062K
- 46RFBRAS122K
- 46RFBRAS243K
Conversor de Sinal de Fibra Ótica em Sinal Elétrico para uma Rede de Dados IP via Cabeamento LAN, para instalações residenciais de Internet e TV a Cabo.
Diferentes marcas de OLT (Central) são compatíveis com GEPON ONU Elgin: Fiberhome, Huawei, ZTE, Nokia, Cianet, Intelbras, CHIMA, V-sol, Cdata, OLT Construídos com padrão OMCI
- Confira aqui mais informações sobre o setor de informática.
Ficou com alguma dúvida sobre os produtos para instalações de internet e TV a cabo? Comente abaixo!