Informática 01/06/2021 | 7 min. de leitura

Dicas para home office: saiba como adaptar seu imóvel

Dicas para home office: saiba como adaptar seu imóvel

Está trabalhando direto de casa? Confira nossas dicas para home office e deixe seu cantinho mais bonito, organizado e produtivo! 

A chegada da pandemia fez com que o trabalho remoto se tornasse a única opção viável para muitos negócios. Segundo a FIA (Fundação Instituto de Administração), 46% das empresas do país adotaram o trabalho remoto de forma parcial ou em tempo integral. Se você está conhecendo essa modalidade agora, nossas dicas para home office serão muito úteis.

Reunimos neste post vários pontos que vão facilitar sua adaptação. Primeiro, você verá como planejar seu cantinho para conseguir trabalhar sem tantas interferências. Depois, apresentamos orientações para deixar o ambiente mais bonito e funcional. Além disso, você verá algumas recomendações para otimizar sua rotina de trabalho em casa. Confira!

Como planejar o espaço de trabalho?

Nossa casa nem sempre tem espaços preparados para ficarmos várias horas seguidas trabalhando de forma concentrada. Neste tópico, as dicas são para assegurar que o home office não afete a sua produtividade.

Procurar o lugar mais adequado

Para começar, é interessante procurar um cantinho perto da janela. Assim, você terá uma boa ventilação e a iluminação natural como aliada. Apenas tome o cuidado de observar as mudanças de luz ao longo do dia para ver se o Sol não vai ofuscar sua visão ou refletir no seu monitor em algum momento.

Para quem não tem um ambiente com boa iluminação natural, vale a pena investir na iluminação artificial. Uma luminária de mesa já é suficiente para melhorar esse aspecto na maior parte dos casos. Prefira sempre as luzes brancas, que iluminam melhor e são mais agradáveis para a visão.

Posicionar a mesa

Se você precisa  participar de chamadas de vídeo durante o expediente, deixe sua mesa de trabalho em uma posição em que não haja o risco de mostrar mais do que deveria. Isso é ainda mais importante quando há outras pessoas na casa.

Aliás, sua mesa de trabalho precisa estar bem organizada para favorecer a produtividade. Por isso, é recomendável que ela tenha apenas os objetos que você usa com maior frequência. Em relação ao tamanho, a mesa precisa acomodar seu computador e proporcionar algum conforto.

Caso queira, você pode colocar fotos da família e qualquer outro item que goste, mas tente não exagerar, pois o excesso deixa o visual muito poluído e dificulta a concentração nas tarefas.

Evitar distrações

Por falar em distrações, quem está em home office tem muitas tentações logo ali, a poucos passos da mesa de trabalho. Então, pode ser interessante evitar a proximidade com a TV, com o videogame ou com sua cama. Se não for possível, o jeito é melhorar a disciplina para não permitir que tudo isso quebre seu ritmo de trabalho.

Além disso, é melhor não comer na mesa de trabalho. Essa é uma questão de saber controlar os hábitos, já que você precisa condicionar sua mente para entender que a mesa é um local para trabalhar, não para relaxar.

imagem de um home office
A mesa deve ter apenas o necessário para você realizar as atividades no home office. Mas um cafezinho não pode faltar.

Pensar em ergonomia

Os estudos sobre ergonomia trazem certas orientações de postura para evitar o surgimento de dores crônicas nas costas, nos pulsos e em outras partes do corpo. Os móveis do seu home office precisam favorecer um posicionamento saudável durante sua jornada de trabalho.

Por isso, preste atenção na altura da cadeira e da mesa. Seus pés devem sempre estar bem apoiados no chão e os braços precisam ficar paralelos ao solo na digitação. Na hora de posicionar o monitor, procure uma configuração que não te faça dobrar as costas ou inclinar o pescoço para enxergar melhor. A coluna tem que ficar reta.

É recomendável que a tela do computador fique a um braço de distância do seu rosto e a borda superior do monitor fique na linha dos seus olhos. E lembre-se de colocar mouse e teclado sempre na mesma altura.   

Criar um espaço para descanso

Já mencionamos em uma das nossas dicas para home office que é interessante condicionar o cérebro a entender a mesa como local de trabalho. Da mesma forma, pode ser interessante criar um ponto da casa para ser seu local de descanso. Esse será um ambiente para aquelas pausas curtas durante o expediente. 

Afinal, é bom sair um pouco da mesa de trabalho e dar alguns minutos de relaxamento para o corpo e para a mente. Esse cantinho pode até ficar no mesmo cômodo, mas em uma posição totalmente diferente. 

Supondo que sua mesa de trabalho fica em um lado da sala, é bom criar seu cantinho de relaxamento do outro lado. Pode ser um sofá ou uma poltrona, por exemplo. A pausa será o momento de pegar um cafezinho, sentar com algumas almofadas e recarregar as energias para a próxima tarefa.

Leia também:

Aprenda como montar um home office?

Dicas para home office: como organizar e decorar?

imagem de um home office.
Para trabalhar em home office ter organização é fundamental.

A próxima etapa na nossa lista de dicas para home office se refere à organização e à decoração da casa. Esses aspectos caminham juntos porque os móveis escolhidos para seu cantinho de trabalho devem unir funcionalidade e estética.

Cadeira

A escolha da cadeira é um ponto importantíssimo para quem vai trabalhar em home office. Você vai encontrar uma infinidade de modelos e pode escolher o que agrada mais em termos visuais, mas as características ergonômicas não podem ficar de lado.

Por isso, prefira modelos com regulagens de altura para o assento, o encosto e os apoios de braço. Se possível, invista em uma cadeira com bom estofamento e com rodízios. 

Tudo isso vai deixar a rotina mais confortável e prevenir eventuais dores nas costas. Pode até ser que uma cadeira com tudo isso fique um pouco mais cara, mas é melhor gastar com ela do que com remédios, não é?!

Mesa

Já falamos sobre as questões ergonômicas relacionadas à mesa, mas vamos destacar agora elementos que têm relação com o visual e a funcionalidade que você quer no seu escritório doméstico. Para começar, é interessante que a mesa tenha gavetas e nichos para te ajudar a guardar seus materiais de trabalho.

Para quem trabalha com vários equipamentos, vale a pena observar se a mesa permite ocultar os cabos, que estragam o visual e podem até causar acidentes quando ficam pendurados. E quem usa dois monitores pode ver a possibilidade de instalar suportes articulados para posicioná-los melhor. 

Armários e prateleiras

Os móveis planejados são excelentes opções para otimizar o espaço do seu home office. Quem precisa lidar com documentos pode se beneficiar muito com armários embutidos nas paredes e em posições mais altas, que permitem ocupar o espaço sem atrapalhar a circulação. 

As prateleiras e os nichos também são muito úteis. Além de servirem para guardar livros, caixas e outros itens de trabalho e estudos, eles podem ser decorados com outros objetos. Até o posicionamento das prateleiras pode dar um toque personalizado ao ambiente.

Cores

Uma pintura diferente na parede coloca o seu cantinho de trabalho em destaque. Contudo, é recomendável optar por cores claras e neutras para contribuir com a iluminação. Elas também aumentam a sensação de amplitude e deixam o local mais acolhedor. 

As cores também fazem a diferença quando aplicadas de forma pontual, por meio de objetos decorativos, quadros e nos próprios móveis. 

Dicas de produtividade no home office

imagem de uma mulher trabalhando em um home office.
Ambiente no home office precisa ser agradável para que seu dia seja produtivo.

Agora que já falamos sobre o planejamento e a organização, finalizamos nossas dicas para home office com algumas orientações que vão te ajudar a aproveitar seu cantinho ao máximo. São atitudes simples e que contribuem muito para a produtividade de quem trabalha direto de casa:

  • Aproveitar a flexibilidade do home office de forma responsável, estabelecendo limites claros entre os momentos de trabalho e os de lazer;
  • Controlar o uso do celular e, se possível, manter as notificações desativadas durante o expediente;
  • Ter listas com suas tarefas diárias e semanais para controlar o que já foi feito e o que ainda está pendente;
  • Fazer algumas pausas durante o dia para evitar a sobrecarga de trabalho;
  • Desligar o computador ao fim do expediente para “virar a chave” e aproveitar o tempo livre.

Seguindo nossas dicas para home office, sua rotina de trabalho em casa certamente será mais saudável e proporcionará resultados cada vez melhores. E se você está procurando um imóvel mais confortável para ter seu cantinho de trabalho, que tal conhecer a Arbo Imóveis?

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.