Energia Solar 03/01/2022 | 3 min. de leitura

Qual a diferença entre sistema on grid e off grid

Entenda o que diferencia esses dois tipos de sistema de energia fotovoltaica

Os diferentes tipos de energia renovável estão cada vez mais em alta no mercado brasileiro. Dentre elas, destaque para a energia solar fotovoltaica. Informações da Agência Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) estimam que até 2021, o Brasil já instalou 10,8 GW da geração distribuída. Isso tem aumentado a presença de energias limpas na matriz energética brasileira.

Como a temática ainda pode ser uma novidade para muitas pessoas, esse artigo vem trazer alguns detalhes sobre a diferença entre sistema on grid e off grid. Você já ouviu falar nesses tipos de sistemas? Sabe quais são as diferenças entre eles? Continue a leitura para entender mais detalhadamente sobre!

Entenda as diferenças entre sistema on grid e off grid

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o sistema on grid e off grid. Ambos os tipos se referem ao funcionamento de sistemas solares fotovoltaicos que são instalados em residências, estabelecimentos comerciais e imóveis para a geração de energia elétrica.

A diferença entre sistema on grid e off grid se dá no fato de que o primeiro é um sistema fotovoltaico que possui uma conexão com a rede pública da concessionária de energia. Em outras palavras, o sistema on grid apresenta um aparelho inversor interativo que transforma a energia solar em eletricidade, enviando o excedente para a rede elétrica.

Este envio para a rede acontece quando o sistema fotovoltaico produz mais energia do que a propriedade consegue consumir, gerando créditos de energia para o dono do sistema. Esses créditos podem ser aproveitados ao longo de 60 meses.

Este tipo de geração de energia também traz um sistema de compensação para seus usuários. Ou seja, quando não há incidência solar suficiente para gerar a energia fotovoltaica (em dias chuvosos ou durante a noite, por exemplo), a concessionária ministra a energia para o proprietário do sistema.

Outra vantagem é que o sistema de geração de energia compartilhada permite ao usuário transferir seus créditos excedentes para outra propriedade, sob a condição de que ela esteja cadastrada no mesmo CPF ou CNJP e que a rede da concessionária seja a mesma para as localidades que receberão o compartilhamento dos créditos.

Leia também

E como funciona o sistema off grid?

Se você chegou até aqui para saber a diferença entre sistema on grid e off grid e já sabe quais são as características do primeiro tipo, é hora de entender um pouco melhor sobre a segunda opção.

Diferentemente do sistema on grid, o off grid não é conectado a uma rede pública de energia. Seu funcionamento se deve às baterias estacionárias responsáveis pelo armazenamento de energia gerada por placas fotovoltaicas. Como ele faz uso de muitas baterias, pode acabar sendo um pouco mais caro do que o on grid.

Evidentemente, este sistema isolado apresenta alguns benefícios, sendo bastante útil para funções específicas, como o bombeamento de água e a eletrificação das cercas de segurança. Além disso, a opção off grid permite a chegada de energia em pontos remotos ou de difícil acesso, onde não chega a energia da concessionária.

Sua energia é produzida da mesma maneira que o sistema on grid, se diferenciando pela forma de armazenamento. Neste caso, ele é feito por meio do uso de baterias, que garantem que os sistemas off grid operem mesmo em épocas carentes de irradiação solar — como as estações mais chuvosas ou mesmo durante o período da noite.

Outra diferença entre sistema on grid e off grid se dá com relação ao excedente da energia produzida. No caso do off grid, esse excesso é enviado para o conjunto de baterias. Assim, nas ocasiões em que o consumo for maior do que a produção, as baterias operam a eletricidade, abastecendo o imóvel que estiver conectado ao sistema.

Vantagens de utilizar sistema on grid e off grid

Apesar das diferenças entre sistema on grid off grid, ambas as opções são bastantes vantajosas e atendem bem às suas finalidades específicas. Além do mais, o uso de energia renovável é uma opção excelente para os dias atuais. Dentre suas vantagens, podemos elencar:

  • Redução de até 95% na conta de energia;
  • Sustentabilidade;
  • Fácil manutenção;
  • Excelente durabilidade.

Considere adotar um sistema de energia fotovoltaica na sua casa ou empresa. Confira nossa linha completa para Energia Solar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.