Energia Solar 19/08/2021 | 6 min. de leitura

Painel Solar: tudo o que você precisa saber!

Painel Solar: tudo o que você precisa saber!

Componente muito importante do sistema de energia solar, o painel solar é composto por placas solares cujo objetivo é converter a luz solar captada do sol para energia elétrica.

Hoje, o alto custo da energia elétrica e a procura por soluções mais sustentáveis fomentam a busca por esses equipamentos. Entretanto, ainda há muito espaço para o desenvolvimento e utilização de painel solar e demais componentes para captação de energia oriundos do sol.

Como é formado o painel solar?

O painel solar é composto por alguns elementos como: moldura de alumínio, vidro especial, caixa de junção, células fotovoltaicas, backsheet, vidro especial e película encapsulante.

Ele funciona através do efeito fotovoltaico que se dá pela diferença de potencial em seu interior, causado pela ação dos fótons que colidem com os elétrons dos átomos do material utilizado para produção das células fotovoltaicas.

Como é feita a instalação do painel solar?

As instalações de painéis solares dependem do tipo do imóvel. Veja alguns exemplos:

  • Residências; muitas pessoas acreditam que a instalação de energia solar não é viável para residências. Porém, a verdade é que é viável sim para casas que possuem conta de luz a partir de R$200. Geralmente, a instalação do painel solar em residências é feita no telhado, mas o técnico responsável pela instalação irá avaliar qual melhor local.
  • Condomínios; existe a possibilidade de fazer a instalação de energia solar em condomínios através da energia compartilhada e autorizada pela Aneel. A instalação do painel solar é feita no telhado para facilitar a captação da luz solar.
  • Empresas; nas empresas o benefício de adotar a energia solar é ainda maior do que em casas e condomínios, uma vez que o investimento feito no sistema de energia solar é pago de forma mais rápida em empresas com a economia da conta de energia no fim do mês.

O técnico responsável pela instalação do painel irá avaliar o melhor local para captação dos raios solares. Isso vale também para indústrias e fábricas.

Como é a composição das células fotovoltaicas?

São compostas por duas metades de material semicondutor, sendo uma metade positiva e a outra negativa, que se combinam com outros materiais.

Na área de contato entre as duas metades, forma-se um campo elétrico que impede que os elétrons negativos cheguem até o outro lado da metade de elétrons positivos.

Ao receber a radiação da luz do sol, os elétrons das camadas externas ganham energia e se libertam da força de atração dos núcleos dos átomos, se tornando elétrons livres.

Por conta do campo elétrico da junção-PN, os elétrons se acumulam na parte negativa e por isso há uma finíssima grade na face das células fotovoltaicas, cujo objetivo é capturar os elétrons livres, permitindo que se forme uma corrente elétrica contínua.

Quais são os tipos de painel solar?

Existem diferentes tipos de painel solar, cada qual com uma demanda energética específica. Veja a seguir, alguns desses tipos:

Módulos Solares Half-Cell

Constitui-se na construção de módulos fotovoltaicos com células cortadas ao meio. Ao invés da utilização de células quadradas (padrão), são utilizadas células retangulares. Isso torna o módulo mais eficiente e quase com as mesmas dimensões e custo de um módulo comum.

A Elgin comercializa o módulo solar Half-Cell de alta confiabilidade, excelente rendimento, garantindo uma melhor qualidade na instalação. Também possui selo de qualidade energética A do INMETRO, além de que 100% dos produtos são testados em todas as etapas de produção. As principais características destes módulos são:

  • Permite a homologação em todas as concessionárias de energia elétrica do Brasil;
  • Molduras fabricadas em alumínio anodizado, melhorando sua estética e protegendo contra corrosão;
  • Possui todos os certificados de qualidade e segurança: ISO, TUV, CE, IEC, CEC, CQC.

Módulos Solares Monocristalinos

Esse módulo, apesar de ser uma tecnologia mais antiga, é muito eficiente para o sistema de energia solar. O painel solar monocristalino é constituído de silício, seu ingrediente básico, são cortadas barras de silício em fatias finas que posteriormente serão transformadas em células fotovoltaicas.

Por ser utilizado silício de forma ultra pura, a tonalidade do painel é uniforme. Por isso, sua eficiência é clara e expressiva.

A Elgin comercializa painéis solares monocristalinos de alta eficiência, suas principais características são:

  • Homologação em todas as concessionárias de energia elétrica do Brasil;
  • Possui nível A de eficiência no INMETRO de conversão de energia solar em energia elétrica;
  • As Molduras são fabricadas em alumínio adonizado, melhorando sua estética e protegendo contra corrosão;
  • Possuem todos os certificados de qualidade e segurança: ISO, TUV, CE, IEC, CEC, CQC.

Módulos Solares Policristalinos

Já esse módulo apresenta diversas semelhanças ao módulo monocristalino, porém a diferença está em como os cristais de silício são fundidos. Assim como o módulo anterior, o principal ingrediente utilizado no módulo policristalino é o silício, mas ao invés de um cristal, são utilizados vários cristais de silício para a produção do painel solar.

Os cristais são cortados em vários blocos que quadrangulares que posteriormente são fatiados em células fotovoltaicas. Além de suas bordar retangulares a cor do painel azul, fazendo com que se torne mais fácil a distinção entre o painel solar monocristalino.

Ao ser comparada com o módulo monocristalino a eficiência do módulo policristalino é inferior, porém apresenta melhor custo-benefício.

A Elgin comercializa painéis de módulo policristalino com excelência, suas principais características, são:

  • Permissão de homologação em todas as concessionárias de energia elétrica do Brasil;
  • Nível A de eficiência no INMETRO de conversão de energia solar em energia elétrica;
  • Moldurasfabricadas em alumínio adonizado, melhorando sua estética e protegendo contra corrosão;
  • Possui todos os certificados de qualidade e segurança: ISO, TUV, CE, IEC, CEC, CQC.

Como escolher o melhor tipo de painel solar?

Após entender sobre cada modelo de painel solar e suas características é possível entender suas diferenças e particularidades.

Mas, mesmo que desempenhem funções semelhantes, apenas o consumidor poderá decidir qual dos modelos o atenderá melhor de acordo com sua necessidade energética. Vale ressaltar, que a Elgin pode ajudar no processo de escolha de acordo com o projeto de instalação do sistema de energia solar escolhido pelo consumidor.

A Elgin possui uma equipe de representantes altamente qualificados e treinados para oferecer um serviço semelhante a uma consultoria que poderá ajudar muito o cliente na hora da escolha do material que melhor se encaixa no projeto.

Caso queira saber mais sobre algum dos modelos de painel solar apresentados, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.