Energia Solar 16/11/2021 | 4 min. de leitura

Como a Energia Solar minimiza o impacto do aumento da conta de luz?

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Energia solar: sua conta de luz agradece

A crise hídrica no Brasil foi responsável pelo aumento da conta de luz, impactando o orçamento de muitas casas. Os consecutivos reajustes fizeram com que as famílias começassem a repensar em seu consumo de energia e procurassem alternativas para ajudar a diminuir o valor da despesa mensal.

Essa crise é a maior enfrentada pelo Brasil desde 1930, esse cenário se deu por conta da diminuição das chuvas, reduzindo os níveis de reservatórios hidrelétricos que produzem a energia que abastece o país.

Por esse motivo, foi necessário utilizar as usinas termelétricas para evitar o racionamento de luz ou possíveis apagões. Entretanto, a produção desse tipo de energia tem valor mais elevado.

Em decorrência dessa situação, investir em energia solar é garantia para que você consiga reduzir significativamente a sua conta de luz. É um mercado em franco desenvolvimento que pode lhe trazer muitas vantagens. Confira algumas razões para investir nesse tipo de energia renovável.

Redução em sua conta de luz

Ao contar com a energia renovável, a dependência da energia em sua casa fica voltada para o papel desempenhado pelos painéis solares fotovoltaicos, evitando assim o aumento da conta de luz. Os painéis solares, juntamente com outros componentes do sistema fotovoltaico, são utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica.

Como você está fazendo uso da sua própria energia, não há mais preocupação quanto aos reajustes ou variações de preço, vinculados às bandeiras tarifárias.

Vale salientar que você continuará utilizando a rede da concessionária e pagará pelo custo de disponibilidade. Terá de ser pago apenas a taxa mínima, além de outros impostos municipais que possam ter na conta.

Tenha sua própria energia renovável com um sistema fotovoltaico

A Geração Distribuída no Brasil instituída em 2012, através da resolução 482 da Aneel, permite que consumidores de energia tenham a própria energia por meio de fontes renováveis para que transfiram a energia excedente à rede das concessionárias de distribuição.

O sistema de compensação de energia é conhecido popularmente como créditos de energia solar e quem incentiva a produção e o uso da energia fotovoltaica é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sob a Resolução Normativa 482/12.

Aproveite a vantagem dos créditos de energia solar

A lei possibilita que o gerador e consumidor da energia solar possa operar o seu sistema fotovoltaico junto com a rede elétrica. O sistema de compensação começa a calcular a diferença de consumo no momento em que a empresa responsável pela instalação do seu sistema fotovoltaico realiza a conexão do gerador.

E no final do mês, o valor a ser pago à concessionária corresponde à diferença entre a geração e o consumo. Caso o saldo da geração seja positivo, os créditos energéticos poderão ser utilizados nos 60 meses subsequentes. 

Kit energia solar

Comece com um kit fotovoltaico Elgin

A Elgin, uma empresa brasileira, com 70 anos, que tem como diferencial, além da qualidade dos componentes fotovoltaicos, oferece um sistema de energia solar 100% com a marca Elgin. Conseguindo dessa forma assegurar que o cliente possa ficar tranquilo em relação a qualidade, durabilidade, assistência técnica e garantia.

O sistema fotovoltaico Elgin possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. Uma redução considerável que deve fazer você refletir sobre a importância de apostar investir em uma fonte de energia renovável e econômica.

Para que a energia solar seja produzida, o processo precisa contar com os seguintes componentes: painéis solares fotovoltaicos, inversor solar, string box, cabos de corrente contínua, estruturas de fixação e conectores.

Ao utilizar o Kit Solar Elgin você vai contribuir de forma favorável para o meio ambiente e reduzir sua conta de energia.

Sua conta de luz será calculada por um sistema de compensação, no qual toda a energia que saiu servirá como desconto para toda energia que entrou. Quando a saída foi maior do que a entrada, gerará créditos, para que você consiga abater em futuras conta de luz, reduzindo, assim, sua despesa para tarifas mínimas. Ao adquirir um kit de energia solar é fundamental requisitar uma equipe de profissionais qualificados para fazer a instalação.

Durante o dia, os painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, transformam a luz do sol em eletricidade, que vai para um equipamento chamado inversor, que converte a energia para as características da rede elétrica e pode ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico da casa.

Veja todos os nossos modelos de inversores no site da Elgin

Faça seu orçamento aqui

Gostou? Comente abaixo o que você já tem feito para evitar o aumento da conta de luz em sua residência.

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.