Eletroportáteis 07/02/2022 | 3 min. de leitura

Quais são os tipos de ferro de passar?

Passar roupa é uma das tarefas de casa considerada mais trabalhosa, isso porque requer atenção e dedicação para deixar as peças arrumadas. Apesar disso, manter as roupas passadas e dobradas garante um quarto mais organizado e limpo.

E para tonar essa tarefa mais rápida, é fundamental ter em sua casa o ferro correto para as suas roupas. Pensando nisso, trouxemos dicas sobre os tipos de ferro de passar existente, que vão te ajudar a decidir qual o mais indicado para você.

Tipos de ferro de passar 

Ferro a seco

O ferro a seco é o modelo tradicional, eficiente para desamassar as roupas, mas que pode exigir um pouco mais de esforço na hora de passar roupa, comparado aos ferros a vapor. Em geral, tem um valor mais baixo e pode ser mais durável, por sua estrutura mais simples.

Ferro a vapor

Já o ferro a vapor possui um reservatório para água, que é liberada na forma de vapor por pequenos orifícios presentes na base do aparelho. 

Modelos desse tipo costumam ser mais caros e normalmente oferecem mais funcionalidades. E em geral, os ferros a vapor também podem ser utilizados para passar a seco.

No entanto, o maior problema desse tipo de ferro de passar é que, dependendo da qualidade do produto, pode apresentar vazamento no reservatório de água e exigem, assim, uma manutenção periódica, a fim eliminar os resíduos que se acumulam nos canais por onde a água passa e nos orifícios por onde sai.

Existem ainda ferros que emitem vapor na posição vertical. E essa função ajuda a desenrugar roupas finas no cabide e cortinas. Porém, não se deve esperar o mesmo desempenho que uma passadeira a vapor.

Ferro de viagem

O que diferencia esse modelo do ferro de passar dos demais é o seu tamanho e peso, que são menores. São ideais para pessoas quem se desloca com frequência, e vestem roupas que amassam facilmente. Embora sejam compactos, os modelos para viagem são muito eficientes.

Leia também:

Qual é o melhor ferro de passar?

Para saber qual é a melhor marca, sem dúvida, você deve considerar fatores como preço, custo-benefício, avaliações de usuários e, essencialmente, o valor da marca no mercado, que é um dos fatores mais importantes.    

No mercado há diferentes modelos com uma grande variedade de preços. A escolha vai depender do que você realmente precisa. Assim como acontece com todos os eletroportáteis disponíveis no setor varejista, seja via marketplace ou loja física.  

Elgin, presente no dia a dia dos brasileiros, cada vez mais investe em novos produtos e o ferro de passar é uma novidade que integra sua linha de produtos. Confira os modelos disponíveis:

Ferro a Vapor Iron Light

O modelo tem controle de temperatura gradual e mais autonomia em seu uso, Design compacto, proteção de superaquecimento e vapor vertical.

O Ferro a Vapor Iron Light possui uma base cerâmica, spray frontal, controle de temperatura gradual e base com poupa botões.

Ferro a Vapor Iron Glide

Sistema anti-gotejamento que evita manchas de água em baixas temperaturas, mais rápido e mais fácil de passar as suas roupas.

Ferro de cerâmica com vapor vertical, 5 Ajustes de Temperatura, Auto-Limpeza e Tanque 280 ml.

Ferro a Vapor Iron Steam Pro

O modelo com base de cerâmica emite vapor vertical, possui turbo vapor e tanque extra.

O Ferro a Vapor Iron Steam Pro contém um tanque extra que suporta até 480 ml de água, emite vapor turbo e possui um sistema de auto-limpeza.

Ferro a Seco Iron Force

Design Arrojado, Base com salva botões em toda a borda que não danifica os botões de camisas. 

Botão de regulagem de temperatura, Lâmpada piloto e proteção contra superaquecimento.

Depois dessas dicas, qual é o ferro de passar roupa que mais se adequa em sua rotina de organização da casa?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.