O que seria da decoração de interiores sem o acompanhamento dos sistemas de iluminação? As luzes oferecem um incrível efeito cenográfico. Mas como ter salas decoradas e uma iluminação que lhe traga conforto e praticidade?
Podemos levar a luz para os ambientes da casa através das aberturas da edificação – janelas e portas, mas também é necessário o complemento com aparelhos de iluminação elétrica, sobretudo em dias nublados e no período da noite.
Saiba mais sobre como ter iluminação e salas decoradas no texto a seguir.
Índice
Efeitos visuais de iluminação artificial
Nenhuma proposta de decoração de sala seria a mesma sem o acompanhamento de um sistema de luz ambiente. Quanto maior for o alcance desta iluminação – natural e artificial – é melhor, visando permitir a realização das atividades no local com o máximo de conforto possível.
Uma iluminação geral no centro do cômodo é só o começo. Sancas e muitas luminárias circundantes devem melhorar o efeito visual final.
Efeito visual dá a vida a decoração
Bem, como você certamente sabe ‘luz’ também se traduz por ‘vida’. Então, a luz dá vida às decorações. Ela não apenas vai clarear as salas de casa, mas destacar o que tem de melhor nelas e até mudar a percepção que temos de certos elementos.
Seu poder é tamanho, que podemos achar, ao ligar o interruptor, que os objetos ao redor mudaram de cor ou que o ambiente como um todo aumentou de tamanho. Pura ilusão.
Planejamento para um eficiente efeito visual
De fato, é fundamental estudar onde colocar e para onde mirar os fachos de luz dentro dos ambientes decorados de casas. E mais, podemos prever a possibilidade de ajustar sua intensidade – com a instalação de dimmers em interruptores, por exemplo.
Ou mesmo determinar a sua cor – sendo que para salas de estar indica-se as lâmpadas em tons amarelados, que oferecem um clima mais intimista.
Quais soluções de iluminação combinam com salas de estar e salas de TV?
Salas de estar – muitas vezes também utilizadas como salas de visitas e salas de TV – são consideradas ambientes muito importantes em residências.
Se quisermos valorizar este cômodo de casa, podemos nos ater às cores e brilhos dos elementos, mas principalmente devemos pensar na luz. Esta questão, sem dúvida, deve vir acompanhada do planejamento de decoração desde o começo do projeto.
É bem importante ressaltar aquilo que queremos que seja o ponto focal do ambiente, como um rack com painel para TV. A luz geral, no teto, também não pode faltar. E uma solução com spots, mais versátil, irá servir para vários fins.
Outras combinações para iluminar a sala de estar
Agora, as laterais do sofá também devem receber o acompanhamento de pontos de luz – mais baixas, indiretas e na altura dos olhos -, para caso alguém queira realizar uma leitura, por exemplo.
A iluminação indireta é sempre bem-vinda. Quando uso este tipo de iluminação, tiro partido da questão do ofuscamento. Isso significa que eu não fico olhando para os pontos de luz de maneira direta. A luz rebate no teto. Com isso, eu crio uma atmosfera favorável ao conforto e ao bem-estar.
Antonio Carlos Mingrone, em reportagem da Casa Vogue.
Em casos especiais – como quando há, na sala, alguma bancada integrada com a cozinha ou uma mesinha de chá -, podemos pensar em uma alternativa melhor.
Iluminação na sala de estar com novas tecnologias
Estamos falando das luminárias pendentes com fachos de luz diretos. Mas, graças às novas tecnologias de lâmpadas embutidas, ainda podemos, com refletores e fitas de LED, melhorar o cenário geral ainda mais.
Lembre-se que a resposta do que fazer muitas vezes está na proposta estética combinada ao desenho de layout, ou seja, na distribuição de artigos pelo espaço.
Quais modelos de luminárias podem ajudar a compor a iluminação de salas decoradas?
Se você está precisando escolher as peças de luminárias certas para um projeto de decoração de sala de estar, vamos te ajudar.
Primeiro saiba que existem vários modelos diferentes capazes de compor soluções variadas para um mesmo cenário – tudo vai depender da combinação. E na hora de ir às compras, lembre-se que o objetivo final é estilo + praticidade + funcionalidade.
Falamos antes das luzes indiretas. Bem, entra nesta lista algumas alternativas de iluminação. Por exemplo, sancas com lâmpadas embutidas, arandelas e balizadores – estas últimas para paredes, sendo o segundo tipo colocado geralmente mais próximo do chão.
Para mesinhas e bancadas, os abajures. Para tetos, os plafons. Depois, as fitas de LED embutidas atrás de painéis – que já comentamos antes. E, por fim, os rasgos de luz – tendência super inovadora do mercado.
Salas decoradas com pendentes e lustres
Agora vamos listar as luminárias para luzes rebatidas ou focais. Falamos dos pendentes e dos lustres – que são peças que sempre podem trazer um ar mais sofisticado e elegante para as salas decoradas.
Também há os trilhos com spots, fixados no teto, ou as luminárias de embutir em forro, tendo as luzes direcionadas para pontos estratégicos do cenário. E que tal destacar um cantinho verde ou parede painel com um refletor de piso? Lindo, não?
Conclusão: Salas decoradas trazem conforto e praticidade
Bem, apresentamos aqui algumas ideias e sugestões. Agora é com você. Volte para rever as imagens deste texto e tire delas mais inspiração do que fazer com iluminação em salas decoradas – em especial salas de estar.
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.