Ter uma casa ou apartamento, é ter muitas responsabilidades. Em vários momentos é preciso saber se virar nos trintas e realizar tarefas básicas, como instalar lâmpada LED ou pintar uma parede.
Nem sempre é possível ficar dependendo de outras pessoas ou de empresas, por isso é tão importante aprender a fazer atividades de manutenção em casa.
Algumas coisas não podemos deixar como está, principalmente aquelas que geram muitos gastos. As lâmpadas incandescentes – presente na casa de milhões de brasileiros – possuem um consumo muito alto de energia elétrica, ela até chegou a ser proibida pelo INMETRO.
Por isso, a lâmpada de LED acabou se tornando a melhor opção de iluminação para se ter casa.
Índice
O que é uma lâmpada de LED?
O LED é um diodo semicondutor, feito de cristais de silícios e germânio, que quando energizados emitem luz. O próprio nome explica essa tecnologia, LED (Lighting Emitting Diode), em português, Diodo Emissor de Luz.
As lâmpadas de LED podem ser consideradas a melhor opção no mercado. Além de não emitirem calor, elas são bem mais econômicas que os outros tipos, podendo economizar até 90% em energia. É praticamente o oposto da lâmpada incandescente.
Esse tipo de lâmpada tem um preço um pouco maior, mas isso é compensado pela sua vida útil, que costuma ser longa, gerando um ótimo custo-benefício.
É um modelo extremamente versátil, podendo ser encontrada em diversos formatos para utilizar em ambientes variados.
Tipos de lâmpadas LED existente
As lâmpadas de LED vêm ganhando o mercado nos últimos anos, além de oferecerem diversos benefícios, elas são encontradas diversos tipos.
Com toda essa variedade, acaba causando um pouco de confusão no consumidor. Dificultando a escolha pela melhor opção de acordo com a necessidade.
Confira alguns dos tipos de LED!
Tubular
Sabe aquela lâmpada que geralmente encontramos em escritórios comerciais e cozinhas? Essas são as lâmpadas tubulares.
Por muito tempo, as lâmpadas tubulares fluorescentes eram as preferidas. Com a chegada da tecnologia LED, isso acabou mudando.
As tubulares são modelos muito versáteis, podendo ser usadas em diversos tipos de ambiente, seja no comercial ou residencial.
Spot dicróica
A spot dicróica serve para complementar a iluminação, dando foco em objetos de decoração ou instaladas em gesso.
Com a tecnologia LED, esse modelo de lâmpada acaba sendo mais econômico e mais resistentes, pois não possuem objetos frágeis, como o vidro.
PAR
Esse tipo de lâmpada possui uma superfície refletora, que destaca o brilho da luz, garantindo uma distribuição regular.
Elas são usadas de forma muito parecidas com a spot dicróica, para criar uma iluminação adequada em ambientes com o objetivo de valorizar a decoração.
LED Bulbo
A lâmpada de LED bulbo é o tipo mais comum, e que é usado em muitas casas. Ela veio para substituir o modelo incandescente.
Esse modelo de lâmpada é ideal para iluminação geral, pois são econômicas e muito duráveis.
Como instalar lâmpada LED tubular corretamente?
Para trocar uma lâmpada de LED tubular não existe muito segredo, é importante apenas seguir alguns passos e ter cuidados, pois apesar da simplicidade da tarefa, mexer com eletricidade não é brincadeira.
Confira os passos necessários para instalar uma lâmpada de LED tubular!
Passo 1: segurança para instalar lâmpadas
Antes de retirar uma lâmpada, é muito importante que a energia elétrica seja desligada no disjuntor. Se preferir, faça isso apenas no cômodo em que será trocada a luz.
Para se ter uma visibilidade melhor, é recomendado que a lâmpada seja trocada durante a luz do dia.
Esses cuidados são importantes para que um acidente seja evitado.
Passo 2: retire as lâmpadas existentes
Com muito cuidado, solte os parafusos e retire a lâmpada do local.
Após a retirada, coloque-a em superfície segura, lâmpadas são objetos sensíveis e podem se quebrar facilmente.
Passo 3: desconecte os reatores
Caso você ainda use lâmpadas fluorescentes, provavelmente sua luminária possui reatores.
Já as lâmpadas de LED não possuem reatores, é através de um driver integrado ao produto. Por isso será necessário retirá-los.
Para isso, pegue um alicate e corte os fios que conectam os reatores. Depois, reconecte os fios cortados.
Passo 4: Verifique o esquema elétrico
Antes de colocar a lâmpada, é muito importante verificar o esquema elétrico. Hoje, a maioria possui um sistema bivolt, 127V ou 220V.
Existem dois esquemas de ligação. Em um dos esquemas, basta conectar o fio de um lado com retorno (L) e outro lado com neutro (N).
No outro esquema, o retorno e o neutro são conectados do mesmo lado.
Por isso é importante ficar atento as instruções na embalagem do produto.
Passo 5: monte a luminária
Agora que você já o esquema elétrico da sua lâmpada LED tubular, é a hora de montar a luminária.
Conecte as lâmpadas tubulares à fiação elétrica dentro da luminária, com os fios adequadamente isolados.
Passo 6: teste a iluminação
Depois de tudo feito, religue o disjuntor para testar o funcionamento da lâmpada.
Caso não ligue, será preciso refazer todo o processo de desmontagem para verificar o que foi feito de errado. E então arrumar o erro.
Se tudo funcionar perfeitamente, parabéns! O trabalho foi bem executado.
Vale a pena instalar lâmpadas de LED no lugar das fluorescentes?
Alguns modelos mais antigos de lâmpadas, como as incandescentes, possuem muitos problemas, como o aquecimento e o consumo de energia acima do normal.
Já as lâmpadas fluorescentes, são até cinco vezes mais econômicas que a incandescente.
Porém, as fluorescentes também já foram ultrapassadas e agora concorrem com uma opção muito mais vantajosa, que é a tecnologia LED.
Vale a pena trocar lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED? A resposta é sim.
Além de muito de ser o modelo mais econômico do mercado, consumindo 90% menos em relação ao modelo incandescente. Elas têm uma durabilidade maior, entre 25.000 e 50.000 horas.
Outro ponto positivo, é que as lâmpadas LED não emitem calor, pois possuem funcionamento eletrônico.
Uma vantagem em relação as fluorescentes, é que é possível usar a LED de forma decorativa.
Onde encontrar as melhores lâmpadas de LED?
Com tantas opções de marcas no mercado, é recomendado é escolher aquelas que são consolidadas e transmitem tradição e confiança.
A Elgin, é uma marca 100% brasileira e com mais 65 anos de história. Uma empresa que conta com um extenso catálogo de produtos, e que a cada ano que passa vem investindo mais no segmento de iluminação.
Sendo uma das cinco marcas mais vendidas no Brasil, a Elgin resolveu construir uma fábrica de iluminação de lâmpadas de LED, para poder atender a demanda de seus consumidores e garantir a qualidade esperada de uma marca como a Elgin.
Conheça todos os modelos de lâmpadas de LED da Elgin!
Conclusão: as lâmpadas de LED são as melhores opções
Se você tinha dúvidas sobre como instalar um lâmpada tubular de LED, agora você já é capaz de realizar todo o processo sozinho.
Não esqueça de começar desligando o disjuntor para a sua segurança, depois retirando as lâmpadas, desconectando os reatores, verificando o esquema elétrico, conectado todo o sistema e finalmente testando.
E caso você ainda possua uma lâmpada fluorescente, esse é o momento para trocar por uma de LED. Uma tecnologia que gera muito mais economia, é durável, ecologicamente correta e muito mais versátil na hora de usar na decoração e criar uma iluminação adequada.
Gostou? Confira outros textos no blog!