Refrigeração 18/01/2022 | 3 min. de leitura

Micro Motor Elgin – Conheça nossa linha de produtos

Micro Motor Elgin – Conheça nossa linha de produtos

O micro motor é um componente elétrico mecânico responsável por movimentar uma hélice que faz a circulação de ar e proporciona a vazão ideal para aplicações como evaporadores e forçadores de ar – que ficam no interior de câmaras frigoríficas e expositores – e em unidades condensadoras que são instalados na área externa.

A Elgin atualmente possui quatro modelos de Micro Motores, são eles os modelos: MM, EY, EC e EX. Cada um desses micro ventiladores tem sua particularidade.

Micro Motor MM

A linha MM tem maior versatilidade elétrica podendo ser aplicado em ambas as tensões 127/220V, porém não possui proteção térmica e o tipo de cabo é o singelo, muito utilizado no mercado de reposição. A linha MC oferece hélice nos materiais de plástico ou alumínio com diâmetro que pode variar 8” a 10”, proporcionando uma vazão de 500 a 950 m³/h, o tipo de motor utilizado é o polo sombreado com 4 polos. Esse micro motor pode ser encontrado no mercado com referência de 1/40 e 1/25. Possui uma classe de proteção IP-42.


 Micro Motor EY

A linha EY é ideal para aplicações especiais de fabricantes de equipamentos de refrigeração que necessitam de proteção. Este equipamento possui proteção térmica do motor elétrico e cabo PP, atendendo as normas IEC 60.335 e INMETRO. A Elgin disponibiliza para seus clientes as declarações emitidas por estas instituições que asseguram que o micro motor atende os requisitos exigidos. Este documento é necessário no processo de certificação do produto do fabricante no INMETRO. Esse produto pode ser aplicado a uma temperatura de -20° C à 50° C.

Hélice com diâmetro de 8” a 12” é o Micro ideal para aplicações onde necessitam de  maior vazão que podem ser entre 500 a 1.640 M³/h. Mas atenção diferente do MM o EY não é Bi-volt, essa linha está disponível na versão 127 V~ e 220V~. O motor utilizado é polo sombreado de 4 polos. Possui uma classe de proteção IP-42. 

Quando o assunto é economia de energia, indicamos os motores eletrônicos EC que oferecem baixo consumo de energia, menor desgaste e maior tempo de vida útil e classe de proteção IP-55 O consumo de energia do micro motor EC, quando comparado aos micro motores convencionais de polo sombreado, pode ser até de 6 vezes menor e possui proteção elétrica e cabo PP atendendo as normas IEC 60.335 e INMETRO.

O Micros motores EC possuem hélice de plástico e alumínio de 8” e 10” e vazão de 510 a 1080 M³/h. Os novos modelos EC possuem a tecnologia de 2 velocidades, proteção térmica com reinicialização automática, rotor travado eletrônico e detecção de travamento. A classe de proteção IP desses novos motores é o IP-65.  

Micro Motor EC

Quando o assunto é economia de energia, indicamos os motores eletrônicos EC que oferecem baixo consumo de energia, menor desgaste e maior tempo de vida útil. O consumo de energia do micro motor EC, quando comparado aos micro motores convencionais de polo sombreado, pode ser até de 6 vezes menor e possui proteção elétrica e cabo PP atendendo as normas IEC 60.335 e INMETRO. O Micro motor EC 08, possui hélice de plástico com 8” e vazão de 510 a 560 M³/h. Uma das grandes vantagens desse ventilador é o baixo consumo de energia, de apenas 8 Watts e corrente elétrica de 0,07 Amperes.

Micro Motor EX


O Micro motor EX possui proteção (IP 44), sendo ideal para aplicação em ambientes com atmosfera explosiva e sistema de refrigeração que utilizam os fluídos refrigerantes naturais inflamáveis. Foi projetado com todas as especificações para atender a norma ATEX (Norma responsável em regulamentar e liberar a aplicação de motores e componentes elétricos em ambientes de atmosfera explosiva).

Sua característica de funcionamento é similar a linha EY, possuem modelos de 1/40 a 1/18, com alimentação elétrica nas opções de 127 V~ ou 220V com motor elétrico de 4 polos e hélice de 5 pás de plástico, que pode ser de 8” (200mm), 10” (254mm) 0u 12” (300mm) dependendo do modelo selecionado.

A Elgin possui uma linha completa de ventiladores para sistemas de refrigeração. Conheça aqui!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.