Refrigeração 03/06/2022 | 2 min. de leitura

Conceitos básicos de Refrigeração

Conceitos básicos de Refrigeração

O processo de refrigeração consiste em remover calor de um ambiente e liberá-lo em outro.

Um ciclo de refrigeração básico é composto por quatro etapas: Compressão, Condensação, evaporação e expansão.  A Elgin fornece produtos para cada uma dessas etapas. Confira a seguir alguns conceitos básicos de refrigeração.

Compressor: É responsável por criar o fluxo de fluido refrigerante que percorre todo o sistema e de aumentar a pressão do mesmo.

Condensador: Transfere o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo.

Evaporador: Transfere o calor ambiente interno para o fluido refrigerante.

Válvula de Expansão: É o dispositivo responsável pela queda de pressão do fluido proveniente do condensador.

Como funciona o ciclo de refrigeração?

Processo 1Compressão

O compressor comprime o vapor superaquecido proveniente do evaporador, aumentando a sua pressão e, consequentemente a sua temperatura.

Processo 2 – Condensação

O vapor é direcionado para o condensador, onde irá liberar calor para o ambiente. Neste processo, o fluido é condensado e descarregado no estado líquido. É importante que o líquido seja sub-resfriado, para evitar que entre uma parcela de fluido no estado gasoso na válvula de expansão.

Processo 3 – Expansão

O líquido sub-resfriado flui através da válvula de expansão e é descarregado na forma de uma mistura de líquido e vapor. Este componente funciona como uma restrição na tubulação, que causa uma queda na pressão do fluido.

Processo 4 – Evaporação

Esta mistura entra no evaporador, onde irá receber o calor proveniente da câmara frigorífica. Ao receber este calor, o restante do fluido no estado líquido evapora até o estado de vapor. É importante que este vapor seja superaquecido para evitar o risco de entrar líquido no compressor. Isso causaria o efeito “golpe de líquido”, o que iria danificá-lo.

Sobre a Elgin Refrigeração

A Elgin é uma empresa com mais de 70 anos de história e orgulhosamente brasileira. Possui fábricas em Mogi das Cruzes/SP, Manaus/AM, além de um centro de distribuição em Itajaí/SC e um escritório central em São Paulo/SP.

A Divisão de Refrigeração está presente há 56 anos, iniciada pela fabricação de Compressores e Unidades condensadoras e hoje é líder de mercado com o maior portfólio de produtos de Refrigeração do Brasil e das Américas.

A Elgin fornece soluções completas para cada etapa do ciclo básico de refrigeração como: Unidades Condensadoras, Evaporadores, Compressores, Aletados e Serpentinas, Componentes para Refrigeração, Condensadores remotos, Ventiladores axiais e Micro motores, Monoblocos frigoríficos e Racks.

Veja todos os produtos para Refrigeração Comercial disponíveis em nosso site.

Depois de aprender sobre os conceitos básicos de refrigeração, veja outros textos do segmento.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.