Energia Solar 17/01/2022 | 4 min. de leitura

Passo a passo de como funciona a energia solar fotovoltaica

Passo a passo de como funciona a energia solar fotovoltaica

Conheça mais sobre o funcionamento dos sistemas de energia solar renovável

Muitos fatores podem explicar o crescimento do consumo de energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica. Dentre eles, podemos destacar o aumento da preocupação das pessoas com o desenvolvimento sustentável e a necessidade de os consumidores encontrarem alternativas mais acessíveis financeiramente para o consumo de energia elétrica.

Ainda que o consumo de energia solar fotovoltaica no Brasil seja maior a cada ano, essa alternativa ao sistema convencional de eletricidade ainda não é tão bem conhecida. Você sabe exatamente como funciona esse tipo de energia renovável? Esse artigo vai esclarecer, passo a passo, como é possível converter luz solar em eletricidade, trazendo maior sustentabilidade para a sua casa ou empresa.

Entenda como funciona um sistema de energia solar fotovoltaica

Os sistemas de energia solar fotovoltaica são baseados no fenômeno que acontece quando os fótons (partículas de luz do sol) colidem com átomos de silício existentes no painel solar. Assim, acontece um fenômeno de deslocamento de elétrons, responsável por criar uma corrente elétrica contínua. Esta corrente é a energia solar fotovoltaica.

Sua estrutura de funcionamento se baseia no uso de painéis solares responsáveis pela captação de luz solar e, por meio do efeito fotovoltaico, pela sua geração de energia elétrica. Esta, por sua vez, é convertida pelo inversor solar de corrente contínua para alternada, promovendo a distribuição da eletricidade.

O funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaico depende do sistema instalado. Existem três:

  • Sistema on grid: conectado a uma rede da concessionária de energia;
  • Sistema off grid: é isolado ou autônomo, não dependendo da concessionária de energia elétrica;
  • Sistema de energia solar híbrido, que alterna entre on grid e off grid.

O modo de operação dos sistemas fotovoltaicos é o que os diferencia. Enquanto o sistema on grid trabalha com a inserção da energia diretamente em uma rede pública, o sistema off grid trabalha com baterias que armazenam eletricidade.

Paralelamente, o sistema híbrido opera de um modo simultâneo que alterna entre on grid e off grid. Em outras palavras, seu trabalho ocorre conectado a uma rede elétrica, enquanto o banco de baterias está carregado.

Sistema on grid

A maior parte de sistemas disponíveis no mercado é on grid, o que os leva a não possuir baterias de armazenamento. Uma solução é ligada à rede de distribuição da concessionária. Quando o sistema produz energia excedente, a sobra é disponibilizada na distribuidora, que passa a agir como um armazenador.

Esse armazenador gera créditos de energia, que podem ser utilizados em períodos em que a incidência solar é menor — como à noite — ou no mês seguinte. Essa compensação de energia elétrica é regulamentada pela resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2012. Essa modalidade permite ainda o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (CPF ou CNPJ) que estejam na mesma área de concessão ou permissão. O que também é regulamento pela ANEEL na Resolução Normativa 687/2015.

Sistema off grid

O sistema autônomo (off grid) não necessita de um contato com a rede elétrica. Assim sendo, o sistema de energia fotovoltaica conduz o abastecimento de eletricidade para os aparelhos domésticos e eletrônicos de maneira direta em um local específico.

De tal forma, é possível fazer uso do sistema off grid para geração de energia em ambientes mais remotos e isolados. Essa é uma estratégia econômica e simples de gerar energia elétrica em regiões mais afastadas, que sofrem com problemas de logística para abastecimento.

A energia gerada é armazenada em baterias de maneira imediata, garantindo o abastecimento subsequente em períodos como a noite ou em dias chuvosos — ou seja, quando a incidência da luz solar é mais fraca.

Sistema híbrido

Conforme anteriormente mencionado, o sistema de energia solar fotovoltaica híbrido funciona a partir da conexão com a rede pública da concessionária de energia elétrica. Entretanto, ele também está diretamente conectado a baterias.

De tal forma, o conversor é alimentado por um banco de armazenamento, agindo isoladamente enquanto um dos dois tipos de geradores de energia (on grid ou off grid) estiver desligado. Se houver, por exemplo, uma queda de tensão da rede elétrica, o sistema off grid poderá alimentar as cargas e manter o abastecimento de eletricidade do imóvel de pé.

Seja qual for o sistema de sua escolha, saiba que investir em energia renovável é uma mudança de grande impacto econômico e ambiental. Considere abastecer sua residência ou sua empresa com energia solar fotovoltaica. Nos envie uma mensagem e faça um orçamento!

Considere adotar um sistema de energia fotovoltaica na sua casa ou empresa. Confira nossa linha completa para Energia Solar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.