Energia Solar 25/03/2022 | 5 min. de leitura

5 mitos sobre a energia solar fotovoltaica

Algumas pessoas têm ideias equivocadas sobre esse tipo de tecnologia. Saiba mais a seguir

A energia solar é uma das formas de energia renovável que mais vem ganhando adeptos e entusiastas nos últimos anos, muito em razão do aumento da tarifa de eletricidade nas casas e escritórios e da preocupação da sociedade com o desenvolvimento sustentável. No entanto, por ser uma temática relativamente nova, é comum que surjam mitos sobre energia solar fotovoltaica.

Esse artigo traz algumas informações para desmistificar os chamados mitos sobre energia solar em cinco tópicose te ajudar a entender quais são os benefícios que a adoção desse sistema renovável pode trazer para a sua vida, tanto para o ambiente doméstico quanto para o empresarial.

Afinal, o que é um sistema de energia solar fotovoltaica?

Antes de discorrer sobre os principais mitos sobre a energia solar, vamos entender melhor sobre esse sistema. Basicamente, ele faz uso de placas solares que, quando recebem a luz do sol, geram energia elétrica. Depois que as placas geram essa energia, ela é transportada para o inversor, que transforma a corrente contínua em uma corrente alternada, permitindo que ela seja utilizada para abastecer os aparelhos elétricos e eletrônicos de casas, escritórios, empresas, indústrias e áreas rurais.

Existem muitas vantagens para se adotar um sistema de energia solar, mas muitas pessoas ainda apresentam muitas dúvidas sobre o assunto e acabam acreditando em informações que não são verdadeiras. Aprenda agora a desmistificar cinco mitos sobre a energia solar.

Mito 01: Eu consigo zerar minha conta de luz com o sistema fotovoltaico

Um dos principais mitos sobre a energia solar fotovoltaica entende que o usuário desse benefício fica isento de pagar qualquer tipo de taxa à empresa fornecedora de energia elétrica convencional. Tal fato não é verdadeiro, pois o sistema é interligado à rede de distribuição da sua cidade (no caso do sistema On Grid).

Assim sendo, você continua sendo obrigado a pagar alguns tributos e taxas, como a de iluminação pública e utilização de rede. Contudo, mesmo pagando a taxa mínima, você pode ver uma economia de até 95% na sua conta de luz, o que torna esse investimento extremamente atrativo para o seu bolso.

Mito 02: A energia solar fotovoltaica é cara

Outro dos mitos sobre a energia solar é relativo ao seu preço. Há anos, os primeiros sistemas de energia solar, possuíam um valor um pouco mais elevado, já que essa tecnologia estava apenas engatinhando. No entanto, atualmente, os preços desse equipamento vêm diminuindo consideravelmente.

A alta pela procura pelos painéis de energia solar, junto às pesquisas que otimizam o sistema, barateando seus custos, vêm fazendo com que seja possível um investimento menor na instalação de um sistema fotovoltaico.

Segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012, quando despontou comercialmente no País, a energia solar teve seu preço reduzido em 80% – de US$ 100 o megawatt-hora para cerca de US$ 20. O preço fica abaixo do custo de todas as outras fontes, com exceção da geração eólica.

Mito 03: A energia solar não funciona no inverno ou em dias nublados

Trata-se de um dos principais mitos sobre a energia solar: que algumas estações do ano inviabilizam seu pleno funcionamento. A Alemanha, um dos países mais frios do mundo, é uma das nações que mais investe nesse tipo de tecnologia.

Resumidamente, o painel de energia solar não necessita que o sol esteja à pino nos céus para realizar a captação da energia. Em outras palavras, ele precisa da irradiação solar, que aparece com qualquer incidência de luz do sol. Ou seja, é preciso apenas que seja dia para que essa incidência solar apareça.

Dias nublados tendem a influenciar para que a radiação seja menor. No entanto, os painéis são instalados no telhado já levando em consideração as variantes do tempo. É por isso que, na maior parte dos casos, eles ficam voltados para o norte, de modo a aproveitar ao máximo a irradiação solar. Além disso, o que é gerado a mais em outras épocas de maior incidência solar, acaba retornando para o consumidor em épocas de menor incidência.

Mito 04: Não é possível ter um sistema de energia solar em apartamentos ou salas comerciais

Esse é outro dos mitos sobre a energia solar que vem sendo derrubados, muito em razão da expansão desses sistemas em grandes cidades. Quando você vive em um apartamento – ou sua empresa fica localizada na sala comercial de um prédio – é possível investir sim em produção de energia solar.

É possível realizar a instalação do sistema de energia solar em outro imóvel e direcionar os créditos excedentes, para a unidade consumidora do apartamento ou sala comercial. Para que esse processo seja possível, basta que o CPF ou CNPJ sejam do mesmo consumidor e a concessionária de energia também seja a mesma, para ambos.

Mito 05: Sua manutenção é cara e frequente

Este é outro dos principais mitos sobre a energia solar que vamos derrubar: a manutenção do sistema ser cara ou constante. Em primeiro lugar, é preciso compreender que existem dois tipos de manutenção: uma chamada de corretiva e outra de preventiva.

Como já é possível imaginar, a manutenção preventiva age para prevenir o surgimento de problemas por descuido ou mau uso, como uma limpeza de painéis solares sempre que estes acumulam muita poeira ou outros detritos – como fezes de animais e folhas de árvores, por exemplo.

É recomendada uma limpeza a cada seis meses, ou sempre que o painel estiver muito sujo. Tal manutenção pode ser feita apenas com uso de água corrente e um sabão neutro. Você mesmo pode fazer essa limpeza, ou contratar uma equipe especializada.

Quando a manutenção preventiva é feita adequadamente, a manutenção corretiva é evitada – que é quando o sistema para de operar e é preciso recorrer a um time especializado para entender o que deu errado.

Mas, resumidamente, o sistema de energia solar fotovoltaico é seguro e eficiente, e dificilmente trará dores de cabeça ou maiores transtornos para você.

Agora que você já derrubou os principais mitos sobre a energia solar e considera ter um sistema de energia fotovoltaica na sua casa ou na sua empresa, solicite seu orçamento ou projeto personalizado com um de nossos integradores credenciados.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.