Índice
Conheça algumas propriedades do inversor fotovoltaico
Frequentemente, os integradores se deparam com questionamentos em relação ao inversor solar, esse equipamento, que é utilizado para transformar energia elétrica, corrente contínua (CC), em corrente alternada (CA), tem papel fundamental para o funcionamento do sistema de energia solar.
Você sabe quais os cuidados necessários com esse item? Como é instalado? Qual o grau de proteção do inversor? Se não, acompanhe abaixo um resumo das principais dúvidas.
Qual a eficiência do inversor?
Como podemos verificar a eficiência do inversor? Sabe-se que é medida em %, indica o quão eficiente este inversor é em converter a energia solar de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), a fim de ser usada na sua casa ou em ambientes corporativos.
A eficiência de um inversor solar para sistemas conectados à rede apresenta valores distintos, variando de acordo com as condições de operação.
Quanto maior o rendimento ou eficiência, melhor é o aproveitamento de energia extraída dos módulos fotovoltaicos. Um bom equipamento oferece rendimento acima de 90%. Nos inversores modernos, a eficiência chega a 98% ou mais.
Qual o grau de proteção de um inversor solar?
O grau de proteção de um equipamento fornece informações sobre sua capacidade de operar à diversas agressões possíveis em utilização. As mais comuns são entradas de água e corpos sólidos no interior dos produtos.
Essa resistência é medida por um método definido pela IEC 60529, que testa os invólucros conforme sua resistência a estes dois elementos.
Um inversor deve possuir um grau de proteção IP adequado ao tipo de instalação e apesar do elevado grau de proteção dos inversores fotovoltaicos, recomenda-se sempre alojar os inversores fotovoltaicos em um abrigo, de modo que fiquem protegidos da chuva e da exposição direta ao sol. O aquecimento excessivo do aparelho com a incidência direta da radiação solar reduz sua eficiência e sua vida útil.
Qual a temperatura do ambiente
O inversor é especificado para operar dentro de uma determinada faixa de temperatura.
Temperaturas extremas (alta ou baixa) podem danificar o equipamento ou impedir seu funcionamento correto. Em ambientes agressivos, deve-se considerar a instalação dos inversores em locais fechados que possam obter conforto térmico para a operação dos equipamentos.
Como é feita a instalação do inversor?
Em primeiro lugar, o componente deve ser de alta qualidade, trazendo segurança e respeitando os padrões e normas internacionais.
Como eles podem ser instalados? Em uma casa, podem ficar perto do quadro de luz nas proximidades do sistema fotovoltaico. Já em indústrias e distribuidoras comerciais pequenas, o recomendável é reservar uma sala apenas para abrigar o equipamento.
Contudo, o local mais adequado possível vai depender das necessidades do cliente. Para que a produção de energia seja monitorada constantemente, o dispositivo pode ficar próximo.
Evite instalar o inversor em locais confinados sem nenhum tipo de ventilação natural e/ou artificial.
Para se ter um bom desempenho do produto, não instale o equipamento em locais onde haja poeira, umidade, fumaça ou campos magnéticos intensos (ímãs por exemplo).
Não se esqueça que toda a instalação deve ser feita por uma equipe especializada, evitando problemas como a perda de desempenho. Confira mais detalhes sobre a instalação aqui.
Quais são os cuidados e proteções que o inversor necessita?
Durante o processo de dimensionamento do sistema fotovoltaico, fique atento para que a tensão do conjunto de placas fotovoltaicas conectada no inversor não seja superior à sua máxima tensão de entrada. Isso pode ocasionar a queima do inversor.
E para trazer os resultados desejados, não se esqueça de realizar a manutenção. Isso para garantir a otimização dos componentes e permitir que o inversor funcione com sua máxima capacidade. Quanto maior for o cuidado com esse aspecto, menores serão os gastos necessários com reparos.
Com é feita a conexão do inversor solar com o computador?
Já imaginou conectar o inversor com o seu computador? Que tal utilizá-lo para monitorar o desempenho do sistema em tempo real, de qualquer lugar do mundo, gerando gráficos e comparações?
Isso é possível através de uma plataforma que pode ser acessada de qualquer dispositivo, com interface de fácil acesso, permitindo o cadastramento de distribuidor e instalador, possui gráficos e informações de eficiência de cada inversor.
A maioria dos inversores solares também possuem um display no qual você pode monitorar o desempenho do sistema.
Qual a vida útil de um inversor solar?
Os inversores solares podem apresentar sua vida útil estimada em mais de 20 anos, dependendo das condições do ambiente e operação.
Fique atento quanto às temperaturas. Quando em condições quentes, elas podem afetar o tempo de vida de um inversor solar. Com isso pode ser mais do que necessário recorrer a mecanismos de resfriamento em condições mais extremas.
Veja todos os nossos modelos de inversores solares no site da Elgin
Gostou? Confira outros textos no blog!