Energia Solar 08/02/2018 | 2 min. de leitura

Estradas solares – alternativa inteligente e sustentável

Estradas solares – alternativa inteligente e sustentável

Cada vez mais, diversos países têm tomado atitudes que priorizam o uso de energias renováveis, tanto pela economia, quanto pelo fator ambiental. Essas iniciativas podem ser consideradas tendências do urbanismo e também um caminho a ser seguido no futuro. Exemplos disso são as estradas solares.

No final de dezembro de 2017 foi inaugurada na China a “Estrada Fotovoltaica”, uma via expressa ao longo de 2 quilômetros na província de Shandong. De acordo com informações do People’s Daily, agência estatal do país, foram instalados no solo 10.000 painéis fotovoltaicos que converterão a luz do sol em energia.

1_(Foto: site www.archdaily.com.br)

Além da captação de energia solar, foram instaladas bobinas de indução eletromagnética que no futuro poderão carregar os carros elétricos que por ela passarem, com a tecnologia wireless. Já no inverno, os painéis poderão ser ligados e transformarão a energia em calor, para derreter neve ou gelo, tornando a rodovia mais segura.

Em 2016, na França, um trecho de 1 quilômetro de estrada também recebeu painéis solares, com o objetivo de produzir energia o suficiente para suprir a iluminação de uma vila de 3400 moradores na região da Normandia.

2_Estrada formada por painéis solares é vista após sua inauguração em Tourouvre, no noroeste da França (Foto: Charly Triballeau/AFP)

E não são apenas as estradas que começaram a contar com essa alternativa inovadora. Na Holanda, mais precisamente em Amsterdam, foi inaugurada uma “Ciclovia Solar”. De acordo com informações do site Arch Daily, a ciclovia gerou mais energia do que o esperado: 70 quilowatts/hora por metro quadrado/ano, o que é suficiente para abastecer três casas.

3_

(Foto: site tecnoblog.net)

4_(Foto: site tecnoblog.net)

Enquanto essas tecnologias ainda não desembarcam nas ruas, avenidas e estradas do Brasil como investimento urbanístico, uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda por cima economizar até 95% na sua conta de energia elétrica é a utilização de painéis fotovoltaicos no telhado da sua residência ou empresa, uma forte e irreversível tendência nos novos projetos residenciais e corporativos.

Valorizando o altíssimo potencial de produção deste tipo de energia limpa e inesgotável em um país ensolarado como o Brasil, a Elgin lançou, em 2017, a sua linha de produtos para Energia Solar, que não utiliza baterias e funciona em conjunto com a Rede Elétrica de todas as concessionárias do Brasil.

São Painéis Solares, Inversores, String Box, Cabos, Conectores, Estruturas e Suportes de Fixação testados rigorosamente para atender aos mais altos padrões de qualidade, inclusive com sele de classificação A de economia de energia pelo INMETRO.

PACKCom os Kits Solares Elgin, toda a energia elétrica gerada no imóvel por meio dos painéis solares durante o dia é convertida para a corrente alternada alimentando qualquer aparelho elétrico da residência ou gerando créditos junto à concessionária de energia elétrica quando a energia produzida pelos painéis solares não for consumida na própria residência.

Para saber mais, confira mais sobre o nosso Kit Solar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.