A instalação de um sistema de energia solar requer assistência especializada para poupar tempo e dinheiro do cliente
Quando se opta por um sistema de captação de energia limpo e renovável, é preciso desenvolver um projeto de energia solar, uma vez que a quantidade de placas instaladas depende diretamente de quanto se pretende gerar de eletricidade.
Ao decidir por um tipo de energia, a pessoa deve contratar uma empresa para receber as orientações de quais materiais serão necessários de acordo com sua demanda. Essa é uma maneira de gastar apenas o necessário para sua residência ou comércio.
Como funciona um projeto de energia solar?
Em um projeto de energia solar, define-se com qual potência se pretende trabalhar para estipular a quantidade de placas a serem usadas e qual o tipo de captação utilizar: térmica, fotovoltaica ou heliotérmica.
Conforme o relato e as necessidades do cliente, o projetista consegue fazer as análises de consumo e estimar o retorno financeiro e investimento a ser realizado para isso.
Apenas um técnico especializado consegue analisar essas informações pertinentes sobre a melhor forma de gerar eletricidade, custos, componentes a serem comprados e mão de obra para instalação do projeto de energia solar.
Para estipular qual tipo de captação a ser escolhida e quantos módulos serão instalados, o projetista precisa analisar o dimensionamento do sistema, que se relaciona com o consumo da residência ou empresa, além das seguintes características:
- Estimar quanto será produzido de energia a partir da incidência de radiação do local;
- Definir a potência do sistema de energia solar;
- Estipular a tensão;
- Calcular quantos módulos formarão o sistema.
Para o cliente ficar satisfeito, o projeto de energia solar deve propor o menor custo para suprir a demanda energética do local e, assim, valer a pena a sua instalação.
Um leigo não seria capaz de calcular efetivamente o que é necessário para instalar um sistema de captação, nem cumprir as etapas de instalação de acordo com as normas de segurança, as quais garantem o bom funcionamento da energia solar.
Passo a passo
Algumas etapas precisam ser cumpridas para viabilizar um projeto de energia solar:
- Solicitar a visita de um técnico para propor um orçamento individualizado;
- Apresentar o projeto de energia solar à concessionária de eletricidade para que ela autorize a instalação e faça a conexão do seu sistema à rede;
- Preparar o local onde os componentes do sistema serão instalados, de acordo com as normas regulamentadoras;
- Instalar o sistema no local mais adequado;
- Confirmar a instalação dos módulos de captação de energia com a concessionária.
A limpeza do local e sua adequação para receber as partes do sistema deve ser feita por um especialista, com o acompanhamento de um eletricista.
Dessa maneira, colocam-se os suportes dos painéis no telhado, fixando-os de maneira segura para que os trilhos tenham um encaixe perfeito, antes de prender as placas. Por fim, conectam-se os módulos ao inversor solar e à rede elétrica.
Especialista em projetos
Como se observa, é fundamental a participação de assistência especializada durante toda a concretização do projeto de energia solar para garantir ao cliente o menor custo-benefício.
A vida útil dos componentes usados em um sistema de energia solar alcança um período superior a 25 anos sem perder eficiência, exigindo pouca manutenção.
Assim, o cliente tem o custo no momento da instalação e, depois, deve se preocupar em manter os módulos preservados, por isso se sugere a limpeza das placas a cada seis meses, dependendo da poluição da região.
A limpeza é bastante simples, basta lavar as placas com água e sabão neutro, tendo o cuidado de não pisar nelas. O ideal é contratar uma empresa para executar o serviço, pois os funcionários seguirão as normas e farão uso dos equipamentos de segurança necessários.