Energia Solar 23/06/2019 | 6 min. de leitura

Conheça mais sobre placas fotovoltaicas

Conheça mais sobre placas fotovoltaicas

Com energia mais limpa e renovável é assim que o mundo de hoje está cada vez mais se adaptando a demanda do mercado. E isso só é possível com o trabalho feito pelas placas fotovoltaicas.

Em outras palavras, só é possível obter energia solar com o trabalho realizado pelas placas. Mas o que são, esses painéis ou placas solares? Conhecidas também como painéis solares, são materiais construídos para a captação de energia solar e compostos por estruturas conhecidas como células fotovoltaicas. 

As células são componentes responsáveis pela conversão da energia solar em energia elétrica. Então, quanto mais células uma placa fotovoltaica apresenta, maior será o seu potencial de geração de energia.

Para que serve uma placa fotovoltaica?

O seu papel é tão importante que transforma a energia de suas casas em fonte benéfica para o meio ambiente.

E esse trabalho é tão importante que resulta em outros benefícios, como, por exemplo: a integração em um sistema de compensação energética.

Mas qual o ganho que posso obter com isso?  Ao instalar as placas fotovoltaicas ocorre um excedente de energia e uma redução na conta de luz. Que pode trazer impacto considerável na economia no final do mês!

Como funcionam as placas fotovoltaicas?

Vamos entender como funciona esse processo? Se inicia quando os fótons – partículas elementares da luz do sol – atingem a célula fotovoltaica e reagem com o material semicondutor da qual é composta, que são os átomos de silício.

Após esse processo, as partículas fazem com que os elétrons do lado negativo se desprendem.

E esses elétrons não conseguem passar diretamente para o lado positivo, em função da presença de um campo elétrico que se cria.

Como ocorre a formação da corrente elétrica? Quando as partículas de luz solar colidem com os átomos do material do painel solar, provoca o deslocamento dos elétrons e por consequência resulta em uma corrente elétrica.

De maneira simples, o efeito se baseia no surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor, quando este é exposto à luz visível.

Diferença entre placas fotovoltaicas x placa fototérmica

As placas fotovoltaicas produzem energia elétrica. Os painéis que integram seus sistemas são constituídos por camadas de várias células, normalmente de silício.

As células, em questão, convertem a luz do sol diretamente em eletricidade, formando uma energia que passa por equipamentos elétricos ao ponto de que fiquem ideais para o consumo.

Sabe-se que a obtenção de energia por meio de células fotovoltaicas tem se desenvolvido em um ritmo muito rápido nos últimos anos. O Brasil possui alta incidência solar. Portanto, um local com potencial enorme para seu desenvolvimento.

A energia gerada pela placa fototérmica não gera prejuízos socioambientais como, por exemplo, um eventual lançamento de gases poluentes e alagamento de grandes áreas.

Utiliza-se do sol para aquecer um fluido. Os painéis ou coletores solares contam com dutos em que o fluído é aquecido e posteriormente acumulado em um tanque térmico chamado boiler. A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente.

Ou seja, o sistema é responsável por aquecer a água para uso em chuveiros, torneiras e piscinas, além de operar em processos industriais – em turbinas ou uso de gases para a secagem de grãos.

Como ocorre efetivamente o processo? Um coletor capta a luz solar e um reservatório com isolamento térmico adiciona líquidos ou gases. A radiação que entra no coletor é transformada em energia térmica, aquecendo o seu interior, principalmente a placa coletora.

Importante mencionar que a emissão de radiação infravermelha pela placa aquece o reservatório com líquidos ou gases.

Por que usar placas fotovoltaicas?

Por meio das regras de geração distribuída criadas pelas Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumidor que instalar sistema On Grid em sua casa ou empresa, conecta a rede elétrica local e passa a fazer parte do sistema de compensação de energia elétrica (créditos energéticos).

Trata-se de um conjunto de equipamentos capaz de transformar a energia do sol em energia elétrica para que seja integrada na rede elétrica de energia.

Os consumidores podem instalar um sistema que consiga gerar toda a energia consumida no mês, deixando de pagar por esta energia a distribuidora ao ponto de conseguir uma redução na conta de luz de até 95%. Isso mesmo! Uma redução significativa que vai fazer mudar o seu pensamento quanto investir ou não em placas fotovoltaicas.

Energia limpa

Fonte de energia limpa, sustentável e inesgotável, essa é a energia solar. Diferente dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e petróleo, a geração de energia elétrica por meio da energia solar não emite gases poluentes – dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – que trazem malefícios para o meio ambiente.

Durabilidade

As placas são fabricadas com o maior nível de segurança e apresentam uma longa vida útil, oferecendo uma durabilidade de geração das células, que pode superar até mesmo 25 anos.

E a placa é exposta à intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve, revelando ser um produto robusto e resistente.

Qual o custo para colocar energia solar em uma residência?

Para saber quanto custa o investimento em energia solar é necessário saber onde instalar os painéis solares e seus componentes que integram um kit solar. Assim como verificar a viabilidade do projeto e conhecer suas vantagens.

Qual o preço de placas fotovoltaicas?

O custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende de dois pontos importantes: tamanho e complexidade da instalação.

A variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados.

Quantas placas fotovoltaicas são necessárias para sua residência?

Ao procurar por uma empresa de energia solar, deve-se saber exatamente quanto você consome de energia. Recomenda-se calcular a média de consumo dos últimos 12 meses para que se faça uma análise ao ponto de realizar um planejamento melhor quanto ao seu uso.

Há variações entre os sistemas fotovoltaicos dos consumidores. Cada sistema é dimensionado e projetado com base nos dados de consumo e geração de energia de cada consumidor.

Por exemplo, para uma residência localizada na região Sul pode ser necessário 7 painéis solares. Já para uma casa na região Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste pode ser preciso, em média, 8 placas solares.

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um kit de energia solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica.

Placas fotovoltaicas é garantia de energia renovada

Gerada por usinas hidrelétricas, nucleares ou termoelétricas e instaladas em locais que podem estar a centenas ou milhares de quilômetros de distância, essa é a energia que utilizamos em nossas casas.

Investir em energia solar residencial é a solução para que você reduza sua conta de energia elétrica e contribua para o bem do meio ambiente. Mas para que isso aconteça é de vital importância contar com o trabalho das placas fotovoltaicas.

Ficou com alguma dúvida sobre placas fotovoltaicas e como adquirir um kit solar para sua residência?

Entre em contato com o nosso suporte!

Gostou ? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.