Atelier: com máquinas de costura seu negócio pode ser vantajoso

Guilherme Neves - 08/06/2021

Kit de energia solar: redução na conta de luz e sustentabilidade

Guilherme Neves - 08/06/2021

Casa sustentável: o que é e como aplicar em seu imóvel

Guilherme Neves - 08/06/2021
imagem de um atelier.
imagem de casas com energia solar.
imagem de uma casa

Você já pensou em ter uma casa sustentável? Esse tipo de imóvel é benéfico tanto para os moradores quanto para o meio ambiente. Por isso, é uma ótima opção de investimento. Nesse texto você vai saber mais sobre o conceito e sobre como transformar sua casa.

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência em ascensão. Muitas pessoas têm adotado medidas capazes de proteger a fauna e a flora, contribuindo para a construção de um futuro melhor. Dessa forma, é possível perceber a crescente evolução de alguns conceitos, como o da casa sustentável.

Os imóveis sustentáveis são verdadeiras tendências nos meios arquitetônico e decorativo. São benéficos tanto para os moradores quanto para a natureza. Apesar de já estarem presentes no Brasil, essas construções estão, na maioria das vezes, restritas a imóveis comerciais.

Mesmo diante desse cenário, a crescente preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, tem feito com que muitas pessoas busquem formas de contribuir com o futuro. Sendo assim, é válido ressaltar que a casa sustentável tem se tornado uma alternativa cada vez mais viável.

Se você deseja transformar seu imóvel em uma casa sustentável, não deixe de conferir as informações apresentadas a seguir. Aqui você irá conferir o que são imóveis sustentáveis, quais são suas principais características e, é claro, dicas para transformar sua residência de acordo com o conceito de sustentabilidade.

O que é uma casa sustentável?

Uma casa sustentável pode ser definida como um imóvel construído a partir de materiais ecologicamente corretos. Com o objetivo promover uma relação saudável e harmoniosa entre os seres humanos, os animais e a natureza de forma geral.

Entretanto, para ser considerada uma casa sustentável, o imóvel precisa atender a uma série de exigências, determinadas por órgãos reguladores nacionais e internacionais. No Brasil e no mundo existem selos e certificações que atestam que um imóvel segue todos os preceitos da sustentabilidade.

imagem de uma casa.
Um exemplo de casa sustentável

Caso você deseje começar a transformar seu imóvel em uma casa sustentável, a dica é não se preocupar em atender todos os requisitos de uma única vez. O projeto pode começar pequeno, com ações pontuais e, no futuro, se tornar algo grandioso, que pode render até mesmo uma certificação pelos órgãos responsáveis.

Para isso, é importante que você conheça as principais características de imóveis sustentáveis. Assim, será possível saber como dar início ao projeto que pode transformar sua casa em uma residência que respeita e que está em harmonia com a natureza.

Quais são as características de imóveis sustentáveis?

Conforme apontado acima, uma casa sustentável precisa atender a uma série de requisitos. Nesse tópico você vai conhecer algumas das exigências principais que, necessariamente, precisam estar previstas no início de seu projeto.

Materiais ecologicamente corretos

A primeira exigência para construir uma casa sustentável é utilizar materiais ecologicamente corretos, ou seja, que não agridem o meio ambiente. Esses itens evitam o desperdício de alguns recursos, tais como água, terra e outros.

No Brasil, um dos materiais mais comuns em casas sustentáveis é o tijolo ecológico. Sua produção engloba um cozimento especial, que não envolve o forno. Ou seja, não emite gases poluentes que favorecem o efeito estufa e comprometem a qualidade do ar.

Mesmo que o tijolo ecológico seja o material mais comum em uma casa sustentável, existem diversos outros que podem ser utilizados não somente na construção do imóvel, mas também na decoração, tais como a madeira plástica, o bambu e as telhas ecológicas.

Se você deseja dar início ao processo de transformar seu imóvel em uma casa sustentável, precisa conhecer os materiais citados acima e, também, investir nos itens para obras, reformas e decorações de áreas internas e externas.

Sistemas elétricos e hidráulicos que otimizam recursos

A economia de energia elétrica e de água é um dos preceitos básicos de uma casa sustentável. Então, é importante que, em seu projeto, você invista em sistemas elétricos e hidráulicos que otimizem recursos.

Em imóveis sustentáveis, o objetivo é preservar os recursos naturais. A geração de água e de energia elétrica deve ocorrer de forma alternativa, diferenciando-se, assim, dos modos tradicionais.

Muitos pensam que, para isso, precisam investir muito dinheiro no imóvel. Contudo, é possível transformar sua residência em uma casa sustentável gastando pouco. Por exemplo, a inserção de janelas grandes, que proporcionam o aproveitamento máximo da luz do Sol, é considerada parte de um sistema elétrico eficiente.

No que se refere aos sistemas hidráulicos, a principal indicação é investir em uma cisterna, não em uma caixa d’água, como acontece em imóveis tradicionais. As cisternas são capazes de armazenar a água da chuva, que pode ser utilizada posteriormente para a realização de uma série de atividades domésticas.

Por fim, é importante destacar que o morador pode, também, investir em materiais elétricos e hidráulicos que promovem a otimização dos recursos, tais como equipamentos inteligentes (câmeras, interruptores, lâmpadas, entre outros).

imagem de casas.
Casa sustentável inserida na natureza

Localização estratégica que respeita o meio ambiente

De nada adianta investir em materiais sustentáveis se a localização de sua casa é desfavorável à natureza. Escolher o local de seu imóvel é o ponto principal na construção de algo sustentável. Esta é a primeira decisão que deve ser tomada. 

Se você vai comprar um terreno ou uma casa pronta, precisa avaliar a localização. Nesse caso, é essencial que o imóvel esteja situado a muitos quilômetros de distância de áreas de preservação ambiental para não prejudicar a fauna e a flora local.

A localização influencia, também, na forma como os moradores irão viver o dia a dia. Para que a sustentabilidade esteja presente em todos os âmbitos da rotina dos indivíduos, é importante realizar atividades ecologicamente corretas, como evitar a emissão de gases poluentes. 

Assim, a localização correta de uma casa é de extrema importância. Se você mora nas proximidades de pontos de ônibus e de estações de metrô, por exemplo, pode reduzir o uso do transporte individual, diminuindo consideravelmente a quantidade de gases nocivos ao meio ambiente.

Revestimentos naturais e ecológicos na sua casa sustentável

É necessário considerar, ainda, que o design e a decoração de seu imóvel devem ser sustentáveis. A principal indicação é investir em revestimentos naturais e ecológicos.

A pintura das paredes é uma das partes mais importantes da decoração de um cômodo. Você pode utilizar tintas ecologicamente corretas, que já podem ser encontradas em diversas lojas do mercado nacional. 

Outra opção de revestimento sustentável são os ladrilhos hidráulicos. Isso porque não são queimados em fornos e não emitem gases poluentes. Além disso, por estarem de acordo com a preservação do meio ambiente, os ladrilhos estão entre as principais tendências de decoração para 2021 e para 2022.

imagem de pessoas trabalhando.
Revestimentos naturais devem fazer do projeto

Como transformar seu imóvel em uma casa sustentável?

Se você já possui um imóvel ou se deseja comprar um para transformá-lo em uma casa sustentável, precisa estar atento às ações necessárias para a elaboração de um projeto bom e eficiente.

Conforme citado anteriormente, a construção ou a transformação de uma casa em um imóvel sustentável não precisa ser um projeto caro. Com pequenas ações, você já pode fazer muito pelo meio ambiente.

Reduza o consumo de energia elétrica

Uma das principais – e mais simples – atitudes que deve ser adotada pelos moradores de uma casa sustentável é a redução do consumo de energia elétrica.

Além da inserção de janelas grandes em todos os cômodos do imóvel, é possível adotar outras medidas cotidianas, como manter as luzes apagadas durante o dia.

Apesar de importante, a redução do consumo de energia não é o único aspecto importante. A aplicação desse recurso também precisa ser otimizada. Invista em produtos sustentáveis, como as lâmpadas de LED.

Esteja sempre atento aos cuidados com o imóvel

Mais do que trabalhar na construção ou na transformação de um imóvel, você deve estar atento aos cuidados necessários em sua manutenção. Para continuar a ser sustentável, a casa precisa obedecer aos critérios estabelecidos por todo o tempo após a concretização do projeto. 

Em primeiro lugar, não se esqueça de sempre adotar hábitos saudáveis e sustentáveis, como a economia de água e de energia. Lembre-se de que pequenas atitudes são o suficiente para que você faça sua parte.

imagem de um ambiente de uma casa.
Ambiente que represente como deve ser feita uma casa sustentável

Valorize os profissionais que trabalharam no imóvel

O meio ambiente é feito de plantas, de animais e, também, de seres humanos. Estar de acordo com a natureza significa, também, respeitar as pessoas. Durante e após a construção ou a transformação de seu imóvel, você precisa valorizar os profissionais que se dedicaram às obras.

Dessa forma, é importante que você invista na segurança e no reconhecimento dos indivíduos, que devem se sentir parte de um projeto nobre como esse.

Se você deseja comprar um terreno para construir sua casa sustentável ou, ainda, um imóvel pronto para transformá-lo, deve conhecer a Arbo Imóveis e todas as facilidades que a empresa oferece em transações imobiliárias.

pinbahis

dumanbet giriş

maltcasino

parisbahis

betcart

betforward

وان ایکس بت

مل بت

shartboro

بهترین سایت شرط بندی

1kickbet

betboro

تک بت

کانن بت

یاس بت

bahis siteleri

پری مچ

bord2shart

irantopbet

1xbet