Automação 18/05/2022 | 7 min. de leitura

Self-checkout: uma experiência de compra mais prática para o consumidor

self checkout

Presente nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, o self-checkout vem se tornando tendência no setor varejista. É a experiência que flexibiliza as compras do consumidor, aquelas de pouco volume.

Uma das maiores preocupações do varejista é o checkout. O objetivo é trazer uma nova experiência de consumo. Com os adventos da tecnologia, deve ser considerado a instalação de uma self-checkout na sua loja.

Gastar muito tempo para finalizar uma compra não é agradável para o comprador. Oferecer agilidade é essencial nos dias atuais. A tendência é que as grandes filas se tornem menos presentes em supermercados e estabelecimentos comerciais. Por esse motivo, os processos de operação precisam ser cada vez mais automatizados.

Desenvolvido para atender e automatizar o processo de vendas dos supermercados, esse equipamento traz expectativa para melhorar a eficiência operacional. Afinal, essa nova forma de atendimento é uma tendência para potencializar o lucro.

Pesquisas realizadas pela Croma Marketing Solutions em 2016 mostram que 60,4% dos consumidores pretendem utilizar o autoatendimento. O estudo revelou que os fatores mais influentes para as compras, são os seguintes: comodidade (apontada por 69% dos clientes entrevistados), tempo (61%) e atendimento (44%).

Como funciona o self-checkout?

O cliente aproxima o código de barras das embalagens no leitor do self-checkout para registrar a mercadoria, que é identificada em um monitor touch screen.

Em seguida, os produtos são colocados nas sacolas disponibilizadas ao lado do caixa. Saiba que estas sacolas ficam sobre uma balança que faz a conferência do peso dos produtos e indica o cadastro dos produtos, o que traz segurança para o processo.

Após o registro e armazenamento das mercadorias, o consumidor realiza o pagamento com cartão de débito ou crédito por meio de orientações básicas que são exibidas na tela  para que o procedimento seja realizado corretamente. Ao fim da operação é emitida a NFCe (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica).

Quais as vantagens de um self-checkout?

A utilização de um self-checkout garante mais agilidade no processo de compras e praticidade. Com essa tecnologia, o trabalho fica ainda mais produtivo por parte do varejo.

E nada melhor do que entregar autonomia para clientes que frequentemente utilizam ferramentas tecnológicas, fazendo pedidos e compras pelos smartphones via aplicativos.

Vamos lembrar que a compra é apenas para pequenos volumes, cada estabelecimento tem o seu limite de itens. Frutas, legumes e verduras, de todos os tipos e tamanhos, podem ser pesados no próprio equipamento.

É uma maneira inteligente e segura que permite alocar funcionários em atividades mais importantes.

Ao adicionar self-checkouts no supermercado é necessário um supervisor responsável para monitorar as vendas nos caixas de autoatendimento. Isso implica na expansão das operações do Ponto de Venda, redução nos custos de mão de obra e em mais alternativas para o consumidor poder realizar suas compras.

Quais são os cuidados de segurança com o self-checkout?

Já vimos, anteriormente, que com a instalação do self-checkout, o varejista oferece ao consumidor uma experiência de compra, com mais agilidade, privacidade e sem filas extensas. Mas seria o autoatendimento uma opção segura? Com que o varejo precisa se preocupar?

Sem dúvida, uma das principais preocupações no varejo são as perdas. O processo de prevenção envolve todas as equipes de uma loja. Neste caso é preciso ficar atento aos produtos desde sua entrada, passando pelo manuseio, armazenamento e exposição nas gôndolas, até a saída.

E como a operação no autoatendimento permite que os consumidores conduza todo o processo, ao registrarem e pagarem suas compras, o negócio não pode se tornar arriscado? Vale lembrar que o varejista não deve ficar privado da segurança da loja em nenhum momento.

O próprio sistema inteligente oferecido pelo equipamento traz segurança. Para que sistema funcione os produtos devem ser transferidos um a um para as sacolas do consumidor.

Quando o comprador armazena os produtos na sacola, o self-checkout confere automaticamente se o peso do produto indicado na leitura do código de barras corresponde ao que acaba de ser colocado na sacola.

O sistema de segurança pode bloquear o equipamento e acionar um mecanismo que alerta o supervisor, uma vez que haja alguma inconsistência no peso do produto ou se o consumidor demorar a passar o produto pelo scanner.

É possível acompanhar a leitura dos produtos, em tempo real, por meio do sistema de frente de caixa. As telas dos self-checkouts são reproduzidas integralmente no computador do supervisor da área.

É uma relação de confiança entre o consumidor e o varejo. Enquanto o  cliente sabe que esse processo é monitorado. Isso certamente tende a inibi-lo de cometer fraudes com o self-checkout.

O varejista deve pensar em um ambiente de segurança para o self-checkout. Além de um layout bem sinalizado que seja capaz de estimular, levar e direcionar o comprador a ter uma nova experiência.

Como instalar um self-checkout no seu negócio?

Para instalar é preciso fazer a melhor escolha, tanto do próprio self-checkout para supermercados e estabelecimento comerciais, quanto do software de ponto de venda, também chamado de frente de caixa ou Ponto de Venda.

O software precisa ser intuitivo para que o consumidor consiga utilizá-lo sem dificuldades. O produto tem que ter credibilidade, sendo representando por uma empresa de reconhecimento no mercado.

Avalie quem é o fabricante e busque por fornecedores que sejam referência em seu estado ou nacionalmente. Além de contar com produtos de qualidade, você deve confiar no serviço da empresa contratada.

Fique atento quanto ao custo-benefício do produto. Deve-se garantir que possíveis reparos possam ser feitos. Assim como é importante oferecer auxílio para o varejista no ponto de trabalho em um eventual problema no software de frente de caixa.

Analise qual é o melhor local para instalá-lo em sua loja. É muito importante que, além de boa localização, haja sinalização orientando os clientes a chegarem e utilizarem o self-checkout. Placas e sinalizadores ajudam a criar um ambiente organizado que resulte em familiaridade para o consumidor.

Self-checkout é a solução ideal para os estabelecimentos comerciais

Trata-se de um equipamento que funciona como caixa de autoatendimento para evitar grandes filas nos supermercados, principalmente, aos finais de semana. Ele realiza o controle de vendas e o pagamento das compras dos seus clientes.

Como se trata de um autoatendimento, o self-checkout permite que o próprio consumidor faça as operações e concretize suas compras. O equipamento necessita de um software de frente de loja para que seja melhor aproveitado e com um  funcionamento mais preciso.

O varejista deve apostar no autoatendimento para trazer uma nova experiência de compra. A tecnologia faz com que a operação seja feita em muito menos tempo do que normalmente acontece nos Pontos de Vendas.

O self-checkout se adapta facilmente em qualquer ambiente e proporciona um modo de operação mais eficaz e operante do que acontece com em um checkout. Por exemplo, 4 caixas de autoatendimento podem ocupar o espaço de dois checkouts completos.

Ter um self-checkout faz parte de um projeto que traz retornos rápidos. O investimento é mais do que necessário, ainda mais com o advento de aplicativos e compras feitas via e-commerce.

Há ainda há outro fator importante que deve impulsionar ainda mais suas vendas. De acordo com a consultoria Global Markets Insights, o mercado de caixas de autoatendimento vai crescer 16% ao ano até 2023, chegando a US$ 18 bilhões.

E a Elgin, sempre olhando para o futuro, não poderia deixar de ter uma linha especial com diversas soluções de pagamento para sua segurança e que atendem diferentes necessidades de autoatendimento. Com os modelos abaixo, a garantia de flexibilidade é mais do que certa. Confira alguns modelos de Terminais de Auto atendimento para trazer praticidade e comodidade aos seus negócios.

Self Checkout Lumière

É um terminal de autoatendimento que possibilita que o próprio consumidor registre suas compras com o uso de leitor de código de barras, faça o pagamento e o empacotamento dos produtos.

Apesar de seu tamanho compacto, o modelo integra em um único gabinete, todos os periféricos necessários para garantir o controle da operação de venda, com segurança e alta performance.

Self Checkout

O Terminal Self Checkout foi desenvolvido para o controle de Venda e Recebimento em operações de varejo, aonde o próprio consumidor é o responsável pelo registro  das mercadorias, pelo pagamento da compra e também pelo empacotamento dos itens.

O Self Checkout foi projetado para atender às necessidades das empresas varejistas que buscam modernidade aliada a alta performance podendo operar com uma grande gama de aplicativos especialmente desenvolvidos por empresas especializadas.

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