Automação 03/02/2021 | 2 min. de leitura

Dashboard: O que é e como pode ajudar seu negócio?

As análises de dados permitem tomadas de decisões mais seguras, por isso é importante a implementação de dashboards no seu negócio. Pois com eles, você consegue centralizar as informações mais relevantes e acompanhá-las em tempo real, além de coletar informações de diversas fontes.

Confira as dicas que separamos para você implementar no seu negócio!

O que é Dashboard?

São representações visuais que mostram indicadores e métricas em forma de painel de controle, facilitando a compreensão de informações geradas, e ajudam na tomada de decisões.

Para que serve o dashboard?

Apresentar de forma resumida os resultados da sua organização, com análises, comparações e acompanhamentos dos indicadores de forma rápida e certeira. Proporcionado assim, tomadas de decisões mais seguras.

Ele monitora os resultados de uma organização através de diversos indicadores em tempo real. Com ele, a organização consegue ter acesso às informações relacionadas a gestão e performance.

Leia também:

Quais os principais tipos de dashboard?

Existem alguns tipos de dashboard, cada qual realiza uma função para atender demandas específicas do negócio, com atribuições e o que será monitorado:

Operacionais

É usado para acompanhar métricas que devem ser vistas pelos analistas, para que sejam feitas otimizações dos processos.

O cruzamento de dados dos setores ajudam os analistas a executarem as atividades de forma mais rápida e precisa.

Tático

Esse modelo de dashboard é voltado para o time de gestão. Essas informações ajudam na tomada de decisão para médio prazo. Geralmente essa ferramenta é comandada por funcionários que gerenciam a empresa.

Financeiro

São dadas Informações sobre o setor financeiro da empresa, o que permite que o gestor e sua equipe avaliem como está a saúde financeira do negócio.

Estratégicos

Esse painel é utilizado pela diretoria, auxiliam a tomada de decisões a médio prazo. É interessante que os dados desse dashboard sejam disponilizados aos colaboradores também. Metas, dados financeiros, performance, todos esses itens devem ser disponilizados nesse painel.

Por que usar dashboard?

Com ele é possível acompanhar o desempenho da organização em tempo real, permitindo a criação de planos de ações eficazes além de ter um controle interno com as áreas, aumentando a eficácia e ganho de produtividade.

Se você ainda não utiliza no seu negócio, chegou a hora de criar dashboards para gerar economia e ajudar nas decisões importantes.

A Elgin, empresa brasileira com 70 anos de história, sendo 20 deles em Automação Comercial oferece diversas soluções para otimizar os processos da sua empresa e aumentar a eficiência e agilidade no seu negócio.

Conheça o portfólio completo da Elgin e encontre a solução ideal para simplificar sua operação de caixa e maximizar suas vendas.

Gostou do texto? Confira outros textos no blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.