Casa e Decoração 17/08/2016 | 3 min. de leitura

Conhecendo melhor as características das cores

Conhecendo melhor as características das cores

Você já parou para pensar no por que gostamos mais de uma roupa do que de outra? Ou mais de uma peça decorativa do que de outra? É claro que existe mais de uma razão para isso, mas um dos pontos que influencia muito em nosso gosto visual é a combinação de cores. As cores incitam diferentes emoções e sentimentos em nós, e isso se reflete na forma como as utilizamos na hora de nos vestir ou de confeccionar um trabalho. Ou seja, combinar bem as cores é algo essencial na hora de fazer qualquer artesanato ou costura.

 

Então, meninas, considerem esse um ‘faça você mesma’ universal, que pode ser aplicado em todos os trabalhos de vocês! E mais: vamos contar tudinho sobre assunto em uma série de três matérias aqui no nosso blog, então fiquem ligadas para não perder nada desse assunto super legal e importante.

 

Vamos começar contando para vocês um pouco mais sobre as características das cores. Para isso vocês podem dar uma olhada no chamado círculo cromático, na imagem abaixo. Olhando pra essa imagem fica mais fácil perceber as tonalidades que combinam melhor e as cores que são mais agradáveis ao nosso olhar.

circulo-cromatico

 

 

Cores primárias

As cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul. O vermelho é uma corte forte e vibrante e ele domina o ambiente em que se encontra. O amarelo nos remete à alegria, e o azul é uma cor que inspira sobriedade. As cores primárias trazem vibração ao ambiente em que são utilizadas. Das variações e combinações dessas cores surgem as cores secundárias e terciárias.

 17-08_blog1

 

Cores quentes X cores frias

As cores quentes variam nas tonalidades de vermelho, amarelo, laranja e rosa. Elas costumam chamar bastante atenção onde são usadas e aproximam o olhar.

17-08_blog2
Cores quentes

 

Entre as cores frias encontramos os azuis, verdes e roxos, elas são mais sóbrias e mais bem colocadas em situações que pedem elegância ou formalidade.

 

 

17-08_blog3
Cores frias

 

Os sentimentos que as cores nos inspiram

Ainda sobre as cores primárias é interessante pensarmos no que elas nos inspiram na hora de planejar nossos trabalhos e, principalmente, no ambiente em que eles vão figurar.

 

O azul transmite tranquilidade e propicia o raciocínio e a intuição. Ele também passa a ideia de profundidade, ótima dica para ambientes pequenos. Por outro lado, os seus tons mais claros nos remetem à preguiça e sonolência, podendo ser bons para ambientes mais relaxantes como quarto e sala, se usados na medida certa.

 

O vermelho é uma cor passional. Ele pode simbolizar amor, paixão, nobreza ou também pode nos passar uma sensação de violência e, por isso, precisa ser usado com muito cuidado. Uma boa forma de usá-lo é nos detalhes da arquitetura e da mobília.

 

O amarelo é solar. Ele estimula o otimismo e simboliza prosperidade e felicidade.

 

Pensando nessas características das cores fica mais fácil dar um objetivo para os nossos trabalhos e torná-los ainda mais agradáveis ao olhar, seja para presentear ou comercializar. No próximo post vamos dar dicas de como combinar essas cores de forma harmoniosa. Vocês não vão perder né?

 

Una seus novos conhecimentos sobre as cores nessas outras ideias: Iluminação Diferente e Almofadas Customizadas com Feltro

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.