Energia Solar 03/09/2021 | 5 min. de leitura

Estrutura solar fotovoltaica: conheça os principais tipos!

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Embora não esteja diretamente envolvida na geração de energia elétrica, a estrutura solar fotovoltaica é um componente essencial em um sistema de geração solar, dando sustentação aos painéis

Parte essencial do sistema de geração de energia solar, a estrutura solar fotovoltaica fornece sustentação para a placa solar e todos os demais componentes, mantendo os módulos interligados e devidamente posicionados. A correta instalação desta estrutura garante a segurança do sistema, assegurando que os painéis se mantenham fixos mesmo diante de tempestades ou ventanias.

Um dos aspectos essenciais da implantação de um sistema de energia solar é a escolha adequada da estrutura solar fotovoltaica, uma vez que o suporte inadequado pode trazer inúmeros problemas. Caso um dos painéis se solte diante de uma ventania, por exemplo, todo o investimento que foi feito no projeto acaba se perdendo. Nesse sentido, a escolha do material utilizado na estrutura é essencial.

Entenda o que é a estrutura solar fotovoltaica

A estrutura solar fotovoltaica tem uma função bastante específica: a de fixar os painéis solares do sistema de geração de energia. Embora sua funcionalidade seja simples, é preciso muito cuidado e atenção tanto no momento de escolher o material adequado como na instalação da estrutura, de modo a garantir a segurança e durabilidade do sistema.

A instalação pode ser feita de diferentes maneiras e em locais variados, de acordo com as características e necessidades da residência ou estabelecimento. O mais comum, é que a estrutura solar fotovoltaica seja instalada em telhados, lajes ou no solo, sendo que os materiais mais típicos em sua composição são o aço galvanizado e o alumínio. Apesar disso, o suporte pode ser feito de outras maneiras, dependendo do tipo de instalação a ser realizada.

Independentemente do material escolhido, é fundamental que ele seja extremamente resistente e seja capaz de suportar não apenas o peso dos painéis fotovoltaicos, mas também aguente a ação dos ventos, chuva e o desgaste natural associado a esses fenômenos.

Principais tipos de estrutura solar: descubra quais são

Uma vez que um sistema para geração de energia solar pode ser instalado em diferentes locais, existem diversos tipos de estrutura que podem ser montados — cada qual mais indicado para um tipo de lugar. É essencial analisar cuidadosamente as características do local e a demanda energética do estabelecimento para escolher o modelo mais adequado para cada caso.

Montagem em telhados

Em telhados inclinados, é possível fazer a instalação por meio da fixação de suportes para trilhos, que são instalados nos caibros.

O suporte de fixação da estrutura é adaptável a diferentes tipos de telhado, tais como os feitos em telha de barro, metálicos, telhas de concreto e telha de fibrocimento.

Já em telhados angulares, o modelo mais indicado de estrutura solar fotovoltaica é o feito em alumínio e com formato triangular. Dessa forma, é possível inclinar os painéis de forma a deixá-los no melhor ângulo para a captação dos raios solares.

Montagem no solo

Quando o sistema de energia solar for instalado diretamente no solo, é possível fixar a estrutura solar fotovoltaica com concreto ou por meio de estacas. Este tipo de montagem é feito geralmente em sistemas maiores de produção energética, mas demanda atenção para que não exista sombras entre um painel e outro — o que diminuiria a eficiência do sistema como um todo.

Montagem em laje

Este tipo de instalação é semelhante ao de um telhado angular, a estrutura solar fotovoltaica é feita em alumínio, com formato triangular e a fixação pode ser feita tanto por parafusos parabolt, quanto por meio de bloco de concreto.

Cobertura para estacionamentos

Em locais que funcionam como estacionamento para carros, é possível aproveitar a estrutura solar fotovoltaica para servir de cobertura para os veículos. Neste caso, a estrutura precisa ser robusta para garantir a proteção dos carros e de seus motoristas.

Soluções alternativas

Além das soluções mais comuns para estrutura solar fotovoltaica citadas acima, é possível optar por métodos alternativos que foram desenvolvidos para sistemas solares que apresentam particularidades. É o caso, por exemplo, de edifícios que trazem sistemas de captação solar em suas fachadas ou até mesmo sistemas flutuantes.

Para a montagem dessas estruturas, é fundamental a atuação de um engenheiro especializado, que poderá identificar os requisitos necessários para a montagem do sistema e os materiais mais adequados para garantir o suporte dos painéis.

Estrutura solar fotovoltaica: como montar?

Uma vez que existe ampla variedade de suportes para estrutura solar fotovoltaica, as características de cada estrutura dependerão diretamente de fatores como modelo, local de instalação e outras variáveis. Um dos principais erros cometidos por pessoas físicas ou jurídicas ao longo do processo de aquisição dos itens que compõem o sistema solar é levar em consideração apenas os custos das partes.

O ideal é sempre pensar nos benefícios do sistema a longo prazo, levando em conta não apenas o custo total da instalação, mas sua capacidade de perdurar por décadas — e trazer economia na conta de luz elétrica ao longo de todo esse período. Por mais que os cuidados com manutenção sejam essenciais, e seus custos certamente devam ser levados em conta, é fundamental investir em uma estrutura de qualidade e que sobreviva às ações do tempo.

Alguns questionamentos que devem ser levantados no momento de escolher os componentes da estrutura solar fotovoltaica são:

  • A estrutura foi feita para durar pelo menos 25 anos?
  • A estrutura está adequada a seu projeto?
  • O investimento necessário está dentro do seu orçamento?
  • A estrutura e seus materiais atendem a todas as exigências e padrões de construção e instalação de sistemas energéticos?
  • A estrutura solar fotovoltaica é composta por materiais de alta qualidade e que foram devidamente testados em relação à segurança e durabilidade?

Cabe a um engenheiro especializado a tarefa de calcular as forçar que atuam no sistema fotovoltaico e dimensionar os materiais mais adequados para a instalação de toda a estrutura de captação e geração de energia solar. Alguns pontos que precisam ser cuidadosamente analisados são o peso dos módulos e das estruturas de fixação, bem como a incidência de ventos, chuva, gelo e dejetos.

A escolha da estrutura solar fotovoltaica, bem como sua correta instalação, é fundamental para a efetividade e durabilidade do sistema. Para saber mais sobre este e demais dispositivos necessários para captação de energia solar, entre em contato conosco!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.