Costura 15/10/2021 | 4 min. de leitura

Quais os principais tipos de máquinas de costura?

Quais os principais tipos de máquinas de costura?

Ao longo dos anos, diversos tipos de máquinas foram criados para suprir necessidades no mercado de costura. Saber quais máquinas comprar é essencial para que sua confecção ou ateliê tenha uma boa produtividade, que seja equivalente ao seu modelo de negócio.

Por isso, separamos os principais tipos de máquinas de costura que estão disponíveis no mercado. Confira os detalhes e avalie qual se adequa melhor para a sua empresa.

Overloque

As máquinas overloques podem costurar e chulear simultaneamente, ou seja, elas dão acabamento à peça para que não desfie. As overloques são divididas em dois tipos: overloque tradicional e Interlock.

O modelo tradicional além de costurar ajuda no acabamento das peças. A overloque é muito usada para dar acabameto em lingeries, biquínis, maiôs e sungas. Já a interlock é mais indicada para jeans por exemplo, já que possui três agulhas, que fazem costuras retas.

Reta

A máquina reta executa pontos retos comuns formados por duas linhas, uma superior e outra inferior, que serão entrelaçadas ao longo da costura. A superior é a linha que passa pela agulha da máquina e a inferior é a que se encontra na bobina.

O modelo é usado para costurar tecidos planos, já que seu ponto é resistente e não possui elasticidade, por esse motivo não é indicado costurar malhas em máquinas retas, pois esse tipo de tecido exige uma costura com elasticidade, caso contrário o ponto irá se romper e a costura se desfazer.

Bordadeira

As máquinas bordadeiras fazem acabamentos nas peças com bordado de alto ou baixo relevo, indicado para bordados em grande volume, para que as peças fiquem padronizadas. Esse modelo permite ter alta expressiva na produtividade, em comparação com o bordado a mão.

Caseadeira

Esse maquinário é muito usado em indústria de confecção, geralmente é vendida com barra de agulha, duas agulhas curvas e dois tipos de fio, o calcador da máquina prende automaticamente diferentes tipos de tecido, de diferentes espessuras. Sua utilização é fácil, já que conta com um dispositivo para cortar a linha, fazendo que o comprimento seja correto para a costura.

Galoneira

A galoneira possui de uma e três agulhas, além de duas linhas e um fio, é indicada para fazer trabalhos como bainhas, golas, barras, aplicações de viés e rebatimento de elástico. Esse maquinário serve para tecidos médios e leves, o modelo possui as versões doméstica, semi-industrial e a industrial, que se assemelha à máquina reta.

Pespontadeira

A pespontadeira é um equipamento utilizado para a realizar pespontos em tecidos pesados. Ela também apresenta capacidade para a costura de tecidos utilizados para forrar bancos de veículos automotores, garantindo a execução rápida e firme de pespontos, aumentando a durabilidade das peças.

Máquina caseira

Para quem está iniciando na costura, as máquinas caseiras são ideais para colocar seus conhecimentos em prática, quanto mais leve, melhor, já que provavelmente ela será carregada para diferentes lugares de sua residência.

Uma máquina de costura portátil realiza diversos tipos de pontos, entre utilitários e decorativos, o uso doméstico é dedicado para um trabalho mais artesanal.

Máquina de costura para iniciante.

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, a Bella faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura.

Futura JX-2040

Portátil, com alça para transporte, é perfeita para uso doméstico. Com 10 pontos, ela é ideal para pequenos reparos, tem caseador automático, faz costura zig zag (3 larguras), possui três pontinhos e braço livre.

imagem de uma máquina de costura.

Prátika JX-2051

Máquina de costura portátil, prática e completa. Ela faz 9 tipos diferentes de pontos entre utilitários e decorativos, possui braço livre que permite realizar costuras tubulares em barras de calças e punhos de camisas. Também conta com cortador de linha na tampa frontal e estrutura interna com material reforçado.

Qual tipo de máquina de costura escolher?

Com tantas opções e características, não é uma decisão fácil escolher a melhor máquina de costura que se adapte a sua necessidade. Saiba que a máquina de costura industrial é indicada apenas para quem possui altas demandas de trabalho, como grandes confecções e a máquina de costura doméstica certamente é a melhor opção para trabalhar em casa ou até mesmo em negócios que não necessitam de tanto tempo de produção.

Custo-benefício do produto, qualidade e a durabilidade são outras questões que devem influenciar em muito na hora de se decidir por um modelo, independente do tipo de máquina de costura que pretende escolher, a Elgin tem as melhores opções de maquinário para você.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.