Energia Solar 07/10/2021 | 3 min. de leitura

Quais são os tipos de energia solar?

Quais são os tipos de energia solar?

Criar energia sem gerar danos para o planeta torna-se cada vez mais viável para residências e indústria graças à tecnologia

Os tipos de energia solar existentes utilizam-se dos raios do Sol para gerar calor e eletricidade de uma forma renovável, sem prejuízos para o meio ambiente. Associada a essa característica sustentável, esta forma de gerar energia demanda menos investimentos do que outras fontes, como a eólica (ventos) e geotérmica (calor advindo do interior da Terra).

Consequentemente, notamos um grande potencial de desenvolvimento no Brasil devido ao país ser ensolarado durante grandes períodos do ano, além de possibilitar o crescimento econômico em regiões mais áridas.

Tipos de energia solar

Os tipos de energia solar — térmica, fotovoltaica e heliotérmica — se diferem de acordo com seus sistemas de captação. O consumo desse tipo de energia não se restringe apenas ao uso particular, sendo bastante utilizado por serviços públicos, como iluminação de estradas, ruas e rodovias.

Cada maneira de captar e armazenar a energia do Sol serve para um propósito específico:

  • Energia solar fotovoltaica: encontrada com facilidade em comércios e residências, utiliza placas solares feitas com materiais condutores para absorver a energia da luz solar e, depois, transformá-la em corrente elétrica por um inversor de frequência, podendo contar ou não com uma bateria para armazenar a energia;
  • Energia solar térmica: com o objetivo de aquecer, usa as placas para transferir o calor gerado pelos raios solares, aumentando a temperatura da água;
  • Energia heliotérmica: único método restrito a processos industriais, um receptor formado por espelhos acumula a irradiação, gerando vapor para impulsionar a movimentação de turbinas.

Ao escolher um dos tipos de energia solar, seu relógio de luz é trocado por um bidirecional, capaz de medir a energia gerada a partir das placas solares, como aquela fornecida pela concessionária.

Dessa forma, quando o local gera energia excedente, ela é doada para a concessionária, gerando um crédito para você, que poderá ser utilizado em até cinco anos.

Benefícios da energia solar

Independentemente do tipo de energia solar utilizado, esse recurso energético tem um grande potencial econômico e de transformação social, uma vez que gera milhares de empregos.

Assim, áreas áridas com muita irradiação solar e pouco desenvolvidas tendem a crescer em prol de otimizar seus espaços para gerar eletricidade a partir dos diversos tipos de energia solar.

Além dos benefícios para a região e meio ambiente, quem utiliza desse recurso vê sua conta de energia elétrica baixar consideravelmente, resumindo ao pagamento mínimo, em muitos dos casos.

Pode-se também ficar despreocupado com o racionamento de energia por conta da concessionária com as alterações de valores das bandeiras tarifárias em momentos de crises hidrelétricas.

No caso de empresas, outro benefício em utilizar de fonte de energia limpa, é que fortalece a imagem no mercado, como aquela marca que se preocupa em preservar na natureza.

Manutenção do sistema de energia solar

Não importa qual entre os tipos de energia solar for adotado, pois, de maneira geral, todos precisam de limpeza semestral nos painéis a fim de manter o rendimento e captação de radiação solar.

Essa frequência pode ser diminuída em local com muita poluição. As placas de energia fotovoltaica apresentam grande resistência. Em contrapartida, as de energia fototérmica demandam mais atenção por conta de sua fragilidade.

Para maior segurança do proprietário, aconselha-se contratar um especialista para executar o serviço, afinal subir no telhado sem a proteção adequada pode provocar acidentes.

Os componentes de um sistema de geração de energia possuem uma vida útil de mais de 35 anos com garantias do seu padrão de eficiência, ou seja, desempenho de mais de 25 anos com 80% da capacidade original.

Você já sabia quais eram os tipos de energia solar? O que achou?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.