Energia Solar 11/02/2021 | 6 min. de leitura

Conheça quais são os tipos de energia solar

Conheça quais são os tipos de energia solar

A energia solar no Brasil está cada vez mais presente nas empresas e residências. E os tipos de energia solar podem trazer vantagens para você.

Os benefícios econômicos e ambientais com a implantação dessa fonte de energia renovável são significativos para o país e todo o mundo.

O Brasil apresenta cada vez mais um mercado promissor para seu investimento, o que faz a procura por energia solar ser grande por parte dos consumidores.

Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina são os estados que mais utilizam essa energia. 

Energia fotovoltaica, um tipo de energia solar

O que é energia solar?

Energia solar é uma energia renovável, sustentável e limpa. Funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por meio de aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e entre outras tecnologias.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O sol incide nos painéis solares que captam energia e converte a luz do sol em eletricidade de corrente contínua. 

Um inversor é responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada – forma de eletricidade que é consumida em sua residência ou estabelecimento.

O trabalho do string box também é extremamente importante. O produto é fundamental para uma instalação de energia solar. Funciona como os disjuntores de energia dentro da sua caixa de distribuição.

É essencialmente um equipamento de proteção que isola o sistema de produção de energia fotovoltaica para impedir o risco de propagação de acidentes elétricos, como os curtos-circuitos e os surtos elétricos.

Onde é instalado os painéis fotovoltaicos? Em telhados de casas ou na parte superior de edificações. As placas são feitas por um material semicondutor como o silício que possui células fotovoltaicas que captam a radiação do sol. 

E a geração de energia solar não é interrompida 100%, mesmo que o tempo esteja nublado ou apresente dias chuvosos.A produção é apenas diminuída.

A eficiência do sistema é tão grande que os módulos solares conseguem captar a radiação até mesmo em condições climáticas adversas.

Leia também:

As melhores opções de ar-condicionado para empresa
Tudo o que você precisa saber sobre lâmpada inteligente
Marketing para sorveteria é a estratégia para vender mais

Tipos de energia solar: fotovoltaica e térmica

Antes de tudo, você deve conhecer dois tipos e saber reconhecer as suas diferenças.

Fotovoltaica

A energia fotovoltaica gera eletricidade. Deve ser utilizada em alguns pontos de sua residência. Já a energia solar atua em todo o funcionamento por meio do sistema fotovoltaico.

A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. É aquela que pode ser utilizada no sistema de compensação energética. Ao instalarem painéis solares que geram um excedente de energia, os consumidores podem receber descontos na conta de luz.

Térmica (Aquecedor Solar)

Já a energia solar térmica é aquela que utiliza o calor do sol para aquecer líquidos. Geralmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais. 

Os aquecedores solares possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água. São extremamente eficientes e podem reduzir em até 80% o consumo de energia.

A energia térmica oferece o aquecimento solar para a sua casa e pode ser utilizada em usinas térmicas de diversas formas como: bagaço de cana-de-açúcar e casca de cereais.

Imagem de placa solar em uma fábrica da Elgin.
Energia solar é renovável e limpa

Qual é o melhor tipo de energia solar?

Para saber qual é o melhor tipo de energia solar vale conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de energia solar. Cada tipo de energia solar tem um uso específico. Por exemplo, a energia térmica não serve para gerar eletricidade.

A energia solar térmica oferece instalação fácil e rápida, possui auxílio do gás natural como forma de consumo menos poluente. Por outro lado, a energia solar fotovoltaica é um recurso totalmente renovável e não traz malefícios para o meio ambiente.

Contudo, a energia solar térmica traz impacto no aquecimento de água dos rios e custo elevado com a compra de combustíveis fósseis. E a energia solar fotovoltaica possui alto custo de aquisição e não pode ser aproveitada durante a noite. Ainda mais que, no momento, não existem muitos incentivos governamentais.

Como escolher a melhor marca de energia solar? 

Busque pela marca que lhe traga confiança e segurança para que você tenha a melhor experiência possível. A Elgin disponibiliza kits de energia solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%.

Um kit de energia solar residencial é composto por inversor solar, painéis fotovoltaicos, cabos conectores, string box e estruturas de fixação – e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para a sua residência.

O inversor solar é a peça principal desse sistema energético. Ele é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede.

O equipamento recebe a energia gerada como corrente contínua, realiza a conversão para corrente alternada, sincronizando e enviando-a para a rede elétrica.

Conheça os seguintes equipamentos:

imagem de uma placa solar.

Painéis solares fotovoltaicos

Utilizados em 340W a 400W, os painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, o Selo A do Inmetro permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil.

Além disso, tem 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Conclusão: tipos de energia solar utilizados em casas e áreas comerciais 

A energia solar vem ganhando espaço nas casas e em ambientes comerciais. As vantagens oferecidas pelos tipos de energia solar são significativas.

A energia solar pode ser térmica ou fotovoltaica. Cada tipo tem uma especificidade diferente. Um dos exemplos mais utilizados sobre energia térmica é o ferro de passar roupas, que transforma a energia elétrica em térmica para realizar uma ação cotidiana.

Enquanto a energia fotovoltaica transforma a radiação solar em eletricidade, o aquecimento solar transforma a radiação em energia térmica, que é utilizada no aquecimento da água.

O aquecimento solar pode ser utilizado tanto em casas quanto em prédios comerciais. Trata-se de um investimento para continuar proporcionando aquela água quente em torneiras, chuveiros e piscinas de forma econômica, principalmente, em dias mais frios. 

imagem de placas fotovoltaica no telhado de uma casa.
Energia fotovoltaica é um tipo de energia solar

as placas fotovoltaicas que podem ser instaladas nos telhados, nas fachadas e até no solo, gera uma significativa redução na conta de energia. Uma redução de 95% na conta de luz.

Por ser um país tropical, o Brasil possui uma altíssima incidência de luz solar. Segundo dados do setor, a incidência dos raios solares é capaz de criar 5,4 quilowatts-hora por metro quadrado de eletricidade.

O mercado brasileiro se mostra promissor, com um potencial enorme de desenvolvimento para os próximos anos. É um crescimento cada vez mais gradativo e presente. Inclusive, o estudo da consultoria americana Bloomberg New Energy Finance prevê um investimento de 97 bilhões de dólares até 2040 em energia solar.

Agora que você já sabe como funciona a energia solar, acesse nosso site, calcule a sua economia e saiba mais sobre o kit de energia solar da Elgin

É a garantia de redução de energia na sua casa, de ter uma casa ainda mais valorizada e sustentável, contribuindo para um meio ambiente livre de elementos nocivos.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.