Costura 02/08/2016 | 2 min. de leitura

Passo a passo para fazer um porta-documentos

Passo a passo para fazer um porta-documentos

Você deixa seus documentos perdidos por aí e sempre saí de casa sem alguma coisa importante? Ou então você até mantém tudo dentro da sua carteira, mas ela está sempre uma bagunça? Esse passo a passo vai te ensinar a fazer um porta-documentos super simples, sem molde, que vai acabar com esses problemas e ainda te permitirá esbanjar da sua criatividade! Preparadas? Papel e caneta para os materiais:

 

– Tecido de fora e para forro, de sua escolha, nas medidas: 13×21

– 2 pedaços de plástico mais firme nas medidas 9×13

– Viés

– Botão de plástico

 

1º passo: Dobre e passe o viés nos dois pedaços de plástico, usando qualquer ponto simples da sua Elgin.

 

2º passo: Costure os dois pedaços de plástico nas extremidades do tecido que será o forro. Aqui uma dica importante! Passe um pouquinho de creme hidratante no local onde sua Elgin irá costurar sobre o plástico, isso vai te ajudar a deslizar com mais facilidade. Se você tiver, pode usar também uma sapatilha para costurar em plástico.

 

3º Agora você vai unir esse tecido do forro, já com os compartimentos de plástico do seu porta-documentos, ao tecido de fora.

02-08_blog1
Fonte: Canal Youtube Gislene Artesanato

 

4º passo: Depois disso você vai costurar o viés do seu porta-documentos. Comece pela parte de dentro e deixe uma sobra para fazer o acabamento. Quando chegar nos cantos faça o canto mitrado, em que você dobra para a diagonal de dentro e depois volta por cima no sentido do tecido. Faça isso nos quatro cantos até finalizar, e no final corte o excesso do viés e una as duas pontas de sobra. Passe novamente a costura para costurar a sobra ao tecido.

 

5º passo: Rebata o viés para o tecido de fora. Para deixar um acabamento perfeito dobre a extremidade do viés para dentro. Faça isso na volta toda.

 

Para os passos 4 e 5 você pode assistir esse vídeo do canal Algodão Cru, que mostra um exemplo ótimo de como passar o viés com o canto mitrado:

 

6º passo: Bata um botão de plástico.

02-08_blog2
Fonte: Canal Youtube Gislene Artesanato

 

Está pronto o seu porta-documentos! Agora você pode usar sua criatividade para customizá-lo como você quiser. Só falta organizar tudo direitinho dentro dele 😉 O que acharam do passo a passo, meninas?

 

FONTE: Canal Youtube Gislene Artesanato

 

Você também vai gostar de ler: Passo a passo para fazer um peso de porta de matrioska, Aprenda a fazer uma pulseira com fita e pérolas e Necessaire com tecido geométrico

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.