Iluminação 04/09/2019 | 9 min. de leitura

Lâmpada de filamento de carbono: consumo, como usar e dicas de decoração

Lâmpada de filamento de carbono: consumo, como usar e dicas de decoração

Faz um tempo que as lâmpadas de filamento de carbono ganharam espaço em projetos de decoração para casas e comércios de brasileiros. Mas o que é esse tipo de lâmpada e por que ele se tornou tendência de decoração e iluminação?

As lâmpadas de filamento de carbono são modelos voltados totalmente para decoração. Com elas, você não precisa nem do uso de uma luminária para dar um toque especial, pois a graça está na própria lâmpada e seus filamentos de vários formatos diferentes, que ficam visíveis dentro do bulbo de vidro. 

A lâmpada de filamento de carbono virou queridinha por ser um acessório de decoração bonito e acessível, que além de tudo ajuda a criar uma iluminação adequada para ambientes residenciais ou comerciais.

A lâmpada de filamento de carbono que conhecemos hoje é inspirada nas primeiras lâmpadas criadas por Thomas Edison no final do século XIX. A influência de um dos maiores inventores da história permanece viva em projetos de decoração de vários estilos até hoje.

Mas antes de correr para a loja e escolher a sua, vale a pena ter mais conhecimento sobre o modelo e saber quais as melhores formas de utilizar. Vamos conferir as dicas?

O que a lâmpada de filamento de carbono tem de especial?

Por que usar uma lâmpada de filamento de carbono e não uma halógena, que é mais barata?

Essa é uma pergunta frequente por pessoas que ficam na dúvida sobre comprar ou não. 

A maior característica dessa lâmpada são seus filamentos de carbono moldáveis, que podem formar desenhos variados dentro do bulbo de vidro. A luz emitida é suave e amarelada, proporcionando uma iluminação confortável, que pode ser mais fraca ou mais forte dependendo da quantidade de lâmpadas utilizadas.

filamentos-min

É essencial entender para que serve cada tipo de lâmpada para escolher a mais adequada para cada ambiente. A lâmpada de filamento de carbono é recomendada para uso decorativo. Não espere iluminar um grande salão com lâmpadas desse tipo, pois você precisaria de um número muito grande para obter a iluminação ideal.

Veja algumas das características das lâmpadas de filamento de carbono que mais as diferenciam dos outros tipos de lâmpadas.

Lâmpadas mais bonitas

As lâmpadas de filamento de carbono chamam a atenção pela beleza e versatilidade do seu design. Um item único e que se destaca em qualquer ambiente. 

O produto por si só já é o suficiente para dar um toque diferenciado na decoração. Essa lâmpada pode ser encontrada em diversos tamanhos e com bulbos de vidro de vários formatos. Seus filamentos a mostra formam desenhos e dão à lâmpada um charme retrô. 

Luz confortável e aconchegante

A luz que é emitida pela lâmpada de filamento de carbono possui uma temperatura de cor mais baixa, por volta de 2000K.

Essa temperatura de cor é Ideal para criar ambientes aconchegantes e confortáveis. Essa lâmpada ilumina menos que as lâmpadas tradicionais como lâmpadas LED ou halógenas, por isso são recomendadas para ambientes de descanso e relaxamento. 

Elas também ficam muito bonitas quando combinadas com as charmosas luminárias cobre ou rosé gold, que também são tendência em 2019.

Modelos e formatos das lâmpadas de filamento de carbono

Por ser um modelo criado para a decoração, as lâmpadas de filamento de carbono podem ser encontradas em vários formatos, permitindo o seu uso em diversas situações. 

Além do modelo clássico em formato de bola, existem outros modelos com o bulbo de vidro modificado. Você pode escolher uma lâmpada de filamento de carbono com o bulbo mais fino, mais largo, alongado e de vários outros tipos. Use a sua imaginação para criar combinações interessantes com várias lâmpadas.

tipos-filamento-de-carbono-min

A lâmpada de filamento de carbono é econômica? 

A lâmpada de filamento de carbono é incandescente, o que quer dizer que ela possui as mesmas características técnicas que o antigo modelo, por vezes condenados no quesito economia de energia.

As lâmpadas incandescentes em geral são consideradas energicamente insuficientes, pois emitem mais calor do que luz. Portanto, é verdade que as lâmpadas de filamento de carbono possuem um alto consumo de energia elétrica. 

Porém, vale lembrar que o objetivo dessa lâmpada não é essencialmente de iluminação, mas sim ser um item decorativo. Se você quer apostar em lâmpadas mais bonitas sem abrir mão da economia energética, uma boa ideia é investir na instalação de um kit de energia solar fotovoltaica para iluminação. 

Consumo de energia: lâmpada de filamento de carbono x LED 

Como vimos anteriormente, as lâmpadas de filamento de carbono possuem tecnologia similar às lâmpada incandescente, portanto elas não são opção mais econômica no consumo de energia, se comparadas a outros tipos de lâmpadas. 

Para quem prioriza economizar na conta de luz, existe uma outra opção que pode substituir a lâmpada de filamento de carbono: a lâmpada de filamento de LED.

A lâmpada de filamento de LED é uma boa opção para quem quer gastar pouca energia elétrica, mas não quer abrir mão de um design diferenciado e de criar um ambiente mais aconchegante. 

Enquanto a lâmpada de filamento de carbono consome em média 40 Watts, a lâmpada de filamento de LED consome 2 Watts. Uma grande diferença no consumo de energia.

Por conta do seu baixo consumo, a lâmpada de filamento de LED não permite dimerização, o que pode ser ruim para quem deseja regular a intensidade da iluminação. Já a lâmpada de filamento de carbono é dimerizável. 

Por ser incandescente, a lâmpada de filamento de carbono esquenta e aquece o ambiente, o que pode incomodar em períodos e locais muito quentes. 

Como usar lâmpadas de filamento de carbono na decoração?

As lâmpadas de filamento de carbono podem ser usadas de diversas formas e têm ganhado muito espaço em projetos decorativos. Por serem encontrada em formatos variados, elas acabam se tornando muito versáteis independente do uso que venham a ter. 

É válido lembrar que elas não são recomendadas para iluminação geral, pois não possuem força para iluminar muito bem um ambiente, nem se usadas em repetição. 

Elas podem ser usadas no gesso, paredes e até mesmo em objetos decorativos. Como já dissemos anteriormente, esse modelo de lâmpada fica incrível se usado em luminárias do tom cobre ou substituindo até mesmo um abajur. 

Confira outras possibilidades de uso das lâmpadas de filamento de carbono!

Iluminação Residencial 

Dentro de casa, a lâmpada de filamento de carbono pode ter muitas utilidades. Ela pode dar um toque especial na decoração de todos os ambientes da residência, desde que seja usada com consciência. 

Elas são ideais para criar ambientes aconchegantes e podem ser colocadas em diferentes posições para criar um brilho sutil. Para iluminar o quarto de casal, uma ideia interessante é colocar uma lâmpada de filamento de carbono embaixo da cama ou utilizá-la em um fio pendente. Na área de leitura ou no escritório, ela pode ser usada no lugar de um abajur. 

filamento-de-carbono-decoracao-min

Para usar em corredores ou na sala de estar, elas podem dar charme especial embutidas em esculturas na parede ou em arandelas decorativas.

Em casas ou apartamentos com decoração no estilo industrial, a lâmpada de filamento de carbono é uma combinação perfeita.

Iluminação de bares, restaurantes e cafés 

Para quem possui um estabelecimento gastronômico, como bares, restaurantes, bistrôs e cafés, investir na decoração em estilo industrial é uma ótima alternativa para criar um ambiente confortável e moderno. 

A lâmpada de filamento de carbono combina muito bem com elementos brutos, como metais, madeira e concreto. Assim como as luminárias cobre, elas ficam ótimas com tons de azul e cinza, verde escuro, marrom e vermelho.

Se o local possui um ambiente externo, uma corda com lâmpadas de filamento de carbono é uma opção criativa e descontraída para deixar o clima acolhedor. 

filamento-de-carbono-restaurante-min

Arranjos e composições com lâmpadas

Trabalhar com a lâmpada de filamento de carbono pode ser simples e fácil. Por conta de seu design, a lâmpada é um charme por si só, não necessitando de muitos enfeites para dar um destaque na decoração. 

Um dos possíveis uso, é usar a filamento de carbono como uma luminária, com o fio pendente e apenas o soquete para o encaixe da lâmpada.  É possível encontrar o fio pendente com tomada pronto em lojas de iluminação ou fazer você mesmo em casa.

Por ser um tipo de iluminação que casa bem com o estilo industrial, uma forma legal de usar é em canos, tanto no teto quanto nas paredes. Para isso, é preciso fazer algumas modificações nos canos, que podem ser de PVC pintado ou de cobre. 

filamento-de-carbono-arranjo-min

Onde encontrar boas lâmpadas de filamento de carbono? 

Você encontra as melhores opções de lâmpadas na Elgin, umas das principais marcas de iluminação do mercado e que está entre as cinco mais vendidas. A Elgin possui lâmpadas de filamento de carbono em diversos formatos, para se adaptar a todas as suas necessidades e ideias de decoração. 

Entretanto, se você procura beleza e economia de energia, você também pode encontrar lâmpadas de filamento de LED. Recentemente, a Elgin inaugurou sua própria fábrica de lâmpadas de LED, oferecendo muito mais segurança e qualidade para seus consumidores.

Conclusão: tenha um estilo retrô e contemporâneo com a lâmpada de filamento de carbono

Para quem procura uma decoração vintage e ao mesmo tempo moderna sem abrir mão de uma iluminação confortável, a lâmpada de filamento de carbono é uma ótima escolha

Inspirada no modelo clássico criado por Thomas Edison, a lâmpada de filamento de carbono pode ser utilizada de várias formas e em vários ambientes, seja no quarto, escritório, área externa ou na cozinha. A iluminação criada por ela pode deixar o ambiente muito mais aconchegante e substituir objetos mais caros como abajures e luminárias.

Não só para casas e apartamentos, a lâmpada de filamento de carbono também pode ser usada em ambientes comerciais, tais como hamburguerias, bares, cafés e restaurantes. Principalmente se a ideia é fazer uma decoração no verdadeiro estilo industrial, sem perder o charme. 

Não há dúvidas de que a lâmpada filamento de carbono pode se tornar um grande diferencial na decoração do seu ambiente, mas lembre-se: ela não é a opção mais econômica em termos de consumo de energia. Portanto, se você quer economizar na conta de luz, opte por lâmpadas de filamento de LED e considere os benefícios de investir em um sistema de energia solar.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.