Casa e Decoração 18/04/2017 | 2 min. de leitura

Cores: Você sabe como combiná-las na hora de decorar?

Cores: Você sabe como combiná-las na hora de decorar?

Uma das coisas que mais dá trabalho na hora de decorar uma casa é escolher as cores que estarão em cada ambiente. Quais são as cores das paredes? E a das objetos? Corremos o risco de combinar cores e deixar a decoração exagerada ou sem graça. Para não corrermos esse risco, usamos o círculo cromático.

Também chamado de roda de cores e círculo de cores, ele é uma representação das cores que existem na natureza e que são percebidas pelos nossos olhos. Ele serve para auxiliar na escolha das cores de um ambiente, desde as paredes aos móveis e objetos de decoração. É uma ferramenta poderosa, que aliada ao bom gosto, cria ambientes harmonizados com lindas combinações de cores.
É usado também na moda, na arte e em qualquer outra situação que envolva cores.

Quais cores encontramos no círculo cromático?

Existem diversas paletas diferentes, mas a roda mais utilizada é a de 12 matizes puras. Nele encontramos cores primárias, secundárias e terciárias.
As primárias são as cores que combinamos para criar outras. São amarelo, ciano (ou azul) e amarelo.
As secundárias são as que se formam a partir de duas cores primárias em partes iguais. São o verde, violeta e laranja.
As terciárias são formadas com a mistura de uma cor primária com uma secundária. Por exemplo, o roxo-avermelhado, laranja-amarelado, verde-azulado, entre outros.
As cores são organizadas em conjuntos e dentro deles, você encontra diferentes tons. Além disso, nele estão separadas as cores frias, como azul, roxo e verde, das quentes, amarelo, vermelho e laranja.

Como usar o círculo cromático?

Depois que entendemos quais são as cores que estão na roda, é hora de pensar em como utilizar. Para que as combinações fiquem perfeitas, temos que nos basear nas leis da harmonia, ou leis de harmonização. Elas nos dão coordenadas sobre as relações entre as cores no círculo. As três principais são:

Harmonização Complementar:

É quando combinadas cores opostas do círculo e trabalhar o contraste das cores frias com quentes, como por exemplo, o Azul com Laranja. Nesse caso, escolhemos uma cor como base para o ambiente, e colocarmos objetos e decoração na cor oposta.

Harmonização Análoga:

são tons que estão próximos, lado a lado. Para usarmos essa lei, devemos escolher uma base que no caso é um tom neutro (bege, branco ou preto) e intercalar os tons análogos ou fazer todo com tonalidades semelhantes.

Harmonização Complementar Decomposta ou Triádica:

Escolha três cores que formem um círculo, ou seja, uma cor contrastante e duas análogas. Uma será a dominante e as outras duas serão pulverizadas no ambiente. Um exemplo dessa combinação é usar o azul com vermelho e amarelo. Para facilitar o processo, você pode escolher uma cor e depois pular as próximas três. Depois é só repetir.

Harmonização Monocromática:

É escolher uma cor como base e outros tons, mais claro ou escuro, para os objetos
e decoração.
Agora que você já sabe como usar um círculo cromático, que tal usá-lo para redecorar a sua casa? Depois nos conte como ficou 🙂

Mais Vistos

Posts Relacionados

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.