Refrigeração 10/06/2022 | 4 min. de leitura

Controle de umidade para o agronegócio

Controle de umidade para o agronegócio

Uma boa safra é o resultado do cuidado com as sementes e grãos antes do plantio, para isso, o controle da temperatura e umidade para o agronegócio devem ser precisos para manutenção do vigor e qualidade preservando as propriedades químicas e biológicas dos grãos no período de armazenamento. 

Especialmente projetado para isso, a Elgin possui o Monobloco frigorífico e Sistema Split com controle de umidade e temperatura ambiente, feito para o Agronegócio, é a solução Ideal para o armazenamento de sementes e grãos de diversas culturas.

A importância do controle de temperatura e umidade para agronegócio

Para a manutenção da germinação e vigor das sementes se faz necessário que o agronegócio mantenha controle de temperatura e umidade, obtendo o equilíbrio higroscópico.

Dentre os principais problemas acarretados pelo excesso de umidade no armazenamento dos grãos estão a alteração no valor nutritivo, contágio por fungos, germinação precoce das sementes e mudança no peso.

Para evitar estes problemas o controle de umidade e temperatura é fundamental.

Controle de umidade

A umidade relativa do ar tem que ser controlada em diversas ocasiões, para conforto térmico humano se faz necessário um controle de umidade entre 40% e 80%, valores fora disso poderá gerar problemas respiratórios.

Na conservação de sementes também se faz necessário o controle temperatura e umidade, pois cada tipo de semente demanda uma condição específica de armazenagem. Deve-se levar em conta o fato de cada região do Brasil ter uma determinada condição climática, requerendo soluções diferenciadas que se adequem a cada necessidade.

O Monobloco Frigorífico e sistema Split Elgin abrange as principais necessidades do agronegócio como também de outras aplicações especificas que necessitam do controle de umidade como armazenamento de medicamentos, componentes eletrônicos, adesivos aeroespaciais, cosméticos entre outros.

Nos produtos Elgin, o controlador lógico programável desenvolvido especialmente para essas aplicações é o item responsável por possibilitar o ajuste de temperatura e umidade com precisão. O mesmo dispõe de uma interface simples para alterações dos parâmetros de acordo com a necessidade requerida.

Monobloco Frigorifico Elgin: Solução para controle de umidade e temperatura para o agronegócio

O monobloco frigorífico Elgin comporta todos os componentes do circuito de refrigeração e elétricos em uma única estrutura. O equipamento chega no cliente preparado para ser instalado, pois é fornecido com carga de gás refrigerante e testado em fábrica, nenhum trabalho ou componente adicional é necessário no momento da instalação.

Eficiência energética através do reaproveitamento de energia

Os sistemas de refrigeração devem ser eficientes e de baixo custo de operacional para garantir o rápido retorno do investimento.

O monobloco Frigorífico e sistema Split Elgin utiliza o sistema de reaproveitamento de energia térmica para aquecer o ambiente quando necessário, dessa forma não há necessidade da instalação de componentes adicionais como resistências elétricas, garantindo uma excelente eficiência energética.

Facilidade de instalação e manutenção

A instalação é fácil e rápida, sendo realizada por um recorte retangular no painel isotérmico da câmara fria onde o produto deve ser encaixado.

As portas frontais e laterais no produto dão acesso aos componentes mecânicos e elétricos oferecendo mais facilidade em eventuais manutenções e inspeções.

O produto possui quadro elétrico completo com controlador eletrônico de temperatura e umidade e opção de instalação remota. Para maior segurança a caixa elétrica possui manopla rotativa de acionamento e interrupção do circuito elétrico com opção de instalação de cadeado para bloqueio construído de acordo com NR10.

O exclusivo Módulo eletrônico Elgin Smart indica, através de luzes, se o compressor está corretamente energizado ou o motivo da parada do produto facilitando manutenções e inspeções no equipamento.

O compressor utilizado é do tipo Scroll da marca Elgin com alta durabilidade e baixo nível ruído gerando menos desconforto e alta eficiência.

Sistema Split Elgin com controle de umidade e temperatura

Além do sistema monobloco a Elgin oferece ao mercado a opção do equipamento com controle de temperatura e umidade do tipo Split, que consiste em duas unidades, o evaporador com sistema de desumidificação integrado e o condensador, que são interligados por tubulações de cobre no ato da instalação.

Existe a opção split para locais onde não é adequado a instalação do Monobloco devido a geometria ou dificuldade de acesso para manutenção.

As unidades split também possuem quadro elétrico completo com módulo Elgin Smart e compressor Scroll de alta eficiência Elgin ou Copeland. Ambos vão gerar o máximo de eficiência com baixo nível ruído.

Elgin Smart: Módulo eletrônico para diagnóstico do equipamento de forma rápida e visual

O Monobloco Frigorífico e sistema Split possuem o exclusivo módulo eletrônico Elgin Smart que fica localizado no gabinete próximo a caixa elétrica. Sua função é indicar através de luzes se o compressor está corretamente energizado ou o motivo da parada.

Luzes vermelhas

Quando acesas, indicam que o compressor está corretamente energizado.

Luzes amarelas

Quando acesas, indicam o motivo da parada como sobrecarga, falta de fase, pressão de alta, pressão de baixa ou sensor de óleo.

Gostaria de saber mais sobre este produto? Entre em contato conosco!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.